1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Parthadan

    Parthadan Pirata Autista Bebado e não um

    Já li "O Manuscrito Perdido", e conheço as versões sobre a Pedra Elessar.

    Após isso, uma outra Elessar apareceu na Terra Média.
    Uma das versões da história diz que Gandalf a trouxe de volta, pela graça dos Valar, e ele passou à Galadriel.

    Outra versão é que que Celebrimbor fez uma nova Elessar para Galadriel, pois ele sofria com o desaparecimento de todas as coisas belas.

    Uma outra Versão ainda é muito parecida com essa, apenas Exclui Enerdhil (Que aliás, me corrijam se estiver errado, não aparece mais em lugar algum) e Galadriel, ao receber Nenya, o Anel Branco, deu a Elessa à Celebrian, que por sua vez passou-a a Arwen, que pediu a Galadriel que a entregasse a Aragorn.


    o que me intriga é como o nome de Aragorn está envolvido nessa história.
    peço ajuda, já que vasculhei por muitos lugares e nada encontrei que me dissesse porque Aragorn foi destinado a ter e esse nome e receber essa pedra (exceto, é claro, isso que lhes mostrei)
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Aragorn era chamado de Elessar, o Pedra-Elfo! Infelizmente não me lembro de ler o porquê, mas quando Galadriel o conheceu, com certeza compreendeu os desígnios do que lhe tinha sido dito!

    ;D
     
  3. Roger

    Roger HEXACAMPEÃO BRASILEIRO!!!!!!!

    Foi predito que Aragorn subiria ao trono com o nome de Elessa, a pedra elfica.
    E que esse nome seria escolhido pelo povo, como realmente ocorreu
     
  4. Parthadan

    Parthadan Pirata Autista Bebado e não um

    muito obrigado amigos de Silmarillië, mas acho que me expressei mal.

    já imaginava isso, mas foi predito por quem?
    ou onde isso está escrito?
     
  5. eikukaan

    eikukaan Usuário

    foi predito no dia em que Arathorn deu a seu filho o nome de Aragorn por Ivorwen, mãe de Gilraen e avó de Aragorn, sobre o nome ela disse: "Valor Real" (pois assim esse nome é interpretado) "esse ele deverá possuir, mas vejo em seu peito uma pedra verde, e dela seu verdadeiro nome e fama virão, pois ele será um renovador e um curador"-The History of Middle-earth, vol. XII, The People of Middle-earth:Foreword, p.xii

    Como a Elessar tinha o poder de renovar as coisas e ainda lembrando que ela pertenceu à Eärendil, ancestral da familia a qual Aragorn pertence, fica subentendido que Ivorwen se referia à ela, à elessar quando fala na pedra verde de sua visão.
     
    Última edição: 6 Jan 2009
  6. Parthadan

    Parthadan Pirata Autista Bebado e não um

    muito obrigado pelo esclarecimento, eikukaan.
     
  7. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    (Nota pessoal: Não esquecer de comprar os HoME!)

    ;D
     
  8. Deusa

    Deusa Usuário

    Nossa! mais um detalhe para eu anotar, eu nunca imaginei q o nome do rei Aragorn teria esse significado todo! Valeu hein pessoal!!!
     
  9. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    Uma dúvida: o suposto poder de cura de Aragorn (demonstrado nas casas de cura após a batalha do Pellenor) seria atribuído ao fato de ele ser rei (como aquela mulher das casas de cura disse) ou ao fato de ele ter a Elessar (e admitindo que esta era a pedra original)?
     
  10. Ondon Rincewind

    Ondon Rincewind Usuário

    Ao fato de ser rei.

    este era um ditado popular em Gondor, segundo ela =D

    Mas creio que Aragorn tinha esse poder de cura por nenhum desses motivos, mas sim por ter sido um andarilho por muito tempo e por sabe ministrar ervas que podem parecer comuns aos olhos do resto da população.
     
  11. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Ioreth, penso ser o nome dela!

    Acho que ele tinha aliado à capacidade curativa digna de um caminhante, o "poder" élfico (se é que ainda restava algum) que corria no sangue dos grandes de Númenor! Além disso, como dizia o ditado, o Rei tinha mãos que curavam e creio que isso é realmente referente ao sangue élfico dos reis de Númenor!

    A Elessar talvez fosse uma ajuda, mas não tinha o papel principal!

    ;D
     
  12. Parthadan

    Parthadan Pirata Autista Bebado e não um

    acho que o fato de ele ser um andarilho teria ajudado sim, a saber a erva certa para usar, mas acho que nenhum outro Guardião seria capaz de curar Éowin, Faramir e Merry como Aragorn foi capaz.
    As mãos de um rei são mãos que curam.
    Aragorn tinha um poder próprio.
    já a Elessar, nõ acredito que tivesse muito poder de cura física, mas psicologica.
    diz-se que ela fazia as coisas ficarem belas,e talvez esse poder tenha ajudado nas casas de cura..

    mas convenhamos, Aragorn foi andarilho, e ele é o herdeiro, e a ele pertencia a Elessar.
    só ele mesmo, teria o poder para curar, de onde quer que venha esse poder.
     
  13. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    Eu não vejo poder nenhum ai. Conhecimento puro.
     
  14. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    Se a Elessar do Aragorn era a mesma feita por Enerdhil, não há como negar sua capacidade de cura, basta ler no Contos Inacabados a história da Elessar para ver que ela não era uma simples ajuda.

    Sobre a questão do Aragorn, dêem uma olhada neste tópico, onde é discutida a questão da capacidade subcriativa. O post abaixo é onde começa a ser discutida a capacidade de cura do Aragorn (mas é bom conferir se não tem nenhum antes):

     
    Última edição: 20 Mai 2009
  15. Parthadan

    Parthadan Pirata Autista Bebado e não um

    não acho que seria só conhecimento.
    o mestre das casas de cura mesmo, diz que a planta Athelas não tem nenhum poder de cura, e que apenas exala um cheiro bom quando se amassa e ferve.
    e foi exatamente o que Aragorn fez, amassou e ferveu as folhas da planta, e com o seu poder (e talvez, algum poder da Elessar) conseguiu reanimar Éowin, Faramir e Merry.
     
  16. Belfalas

    Belfalas Ele é legal

    O mestre da casa de curas não viajou pela Terra Média por sei lá quantos anos.
     
  17. Parthadan

    Parthadan Pirata Autista Bebado e não um

    não mesmo, mas ele também é um conhecedor das ervas de cura.

    e Aragorn fez exatamente a mesma coisa que, segundo o mestre, apenas causaria um "cheiro agradável".

    o "apelido" de Folha-do-Rei, não é por acaso. Só o Rei, creio eu, conseguiria liberar o poder de cura daquela erva. Nisso vemos o poder de Númenor presente em Aragorn, herdeiro do trono de Gondor.
     
  18. Avastgard

    Avastgard Alwaystanding

    As hióteses são as seguintes, na minha opinião:

    1) A Elessar de Aragorn é uma réplica da de Enerdhil, sem poder algum. Neste caso, as curas ministradas por Aragorn seriam fruto de seu conhecimento de ervas ou de um poder oculto dele (ou a soma dos dois);

    2) A Elessar de Aragorn é a mesma de Enerdhil e, por isso, dotada de poder de cura. Nesta hipótese, é óbvio que Aragorn a usaria para curar os enfermos, ainda que com o auxílio de de seu conhecimento de ervas medicinais ou um eventual poder mágico (ou a soma dos dois).

    Na segunda hipótese, seria muito esquisito se Aragorn tivesse a Elessar original e não a usasse para a cura, valendo-se apenas de outros meios. Pela descrição de Tolkien da ocasião em que Aragorn curou os doentes, eu não me lembro de a Elessar te sido mencionada em momento algum (o que seria estranho se ela de fato tivesse poderes de cura). Portanto, o que me parece mais plausível é a hipótese de a Elessar do Aragorn ser uma réplica sem poder e ele se valer de uma combinação de poderes inatos e conhecimento de ervas medicinais para curar.
     

Compartilhar