Fingolfin
Feitiço de Áquila
Nesses ultimos anos muito se discute sobre modalidades de educação. Temos até cursos universitários a distância. Parecemos o mundo ideal do Instituto Universal(aquele que vai até você, lembra?).
O que eu queria discutir é: até que ponto esses métodos são válidos? Qual é o limite entre o útil e o simplesmente moderno?
Nos anos 80, a Era da Tecnologia, os controles remotos de Videocassetes tinham inúmeros botões, displays e canetas laser e outras coisas que faziam vc precisar de uma faculdade só para programar a gravação de um programa. Hoje 20 anos depois já evoluimos para o Sense and SIMPLICITY(slogan da Philips) onde pregamos equipamentos simples e de poucos botões.
A analogia é: Será que estamos indo para o mesmo caminho com a tecnologia na educação? Criamos vários mecanismos inúteis de ensinar as pessoas apenas por serem modernos ou tecnológicos?
Ao mesmo tempo me deparei com um "jogo" interessante chamado Nation States que tem até tópico na Valinor. Um jogo onde vc entra cria uma nação e todos os dias legisla nela(aprovando até 2 emendas por dia). As ações que vc toma influencia no desenvolvimento do seu país em 3 principais frentes... Direitos Civis, Direitos Políticos e Economia. Tem ainda a ONU, onde vc pode enviar e votar emendas, que serão aplicáveis a todos os países.
Isso me parece uma função útil da tecnologia e poderia/deveria ser discutida em aulas. O jogo com certeza precisa de ajustes mas acho que ferramentas do tipo poderiam ser utilizada em salas de aula. E para isso não é nem necessário a tecnologia. Podia ser um jogo estilo RPG, "mestrado" pelo professor de Geografia ou História, onde os alunos todos os dias tomam duas decisões que terão impactos pré-definidos pelo professor e em 1 aula por semana alguns assuntos de interesse global seriam discutidos e votados para todos, como na ONU.
Acho que ações como essa são muito mais benéficas do que auto-estudo online onde vc tem a mesma apostila só que animada em flash.
E vcs? O que acham? Estamos estagnados ou evoluindo na educação? Para onde deveríamos ir? Qual o benefício de uma sala de aula? Os foruns de internet substituem um grupo de discussão presencial?
O que eu queria discutir é: até que ponto esses métodos são válidos? Qual é o limite entre o útil e o simplesmente moderno?
Nos anos 80, a Era da Tecnologia, os controles remotos de Videocassetes tinham inúmeros botões, displays e canetas laser e outras coisas que faziam vc precisar de uma faculdade só para programar a gravação de um programa. Hoje 20 anos depois já evoluimos para o Sense and SIMPLICITY(slogan da Philips) onde pregamos equipamentos simples e de poucos botões.
A analogia é: Será que estamos indo para o mesmo caminho com a tecnologia na educação? Criamos vários mecanismos inúteis de ensinar as pessoas apenas por serem modernos ou tecnológicos?
Ao mesmo tempo me deparei com um "jogo" interessante chamado Nation States que tem até tópico na Valinor. Um jogo onde vc entra cria uma nação e todos os dias legisla nela(aprovando até 2 emendas por dia). As ações que vc toma influencia no desenvolvimento do seu país em 3 principais frentes... Direitos Civis, Direitos Políticos e Economia. Tem ainda a ONU, onde vc pode enviar e votar emendas, que serão aplicáveis a todos os países.
Isso me parece uma função útil da tecnologia e poderia/deveria ser discutida em aulas. O jogo com certeza precisa de ajustes mas acho que ferramentas do tipo poderiam ser utilizada em salas de aula. E para isso não é nem necessário a tecnologia. Podia ser um jogo estilo RPG, "mestrado" pelo professor de Geografia ou História, onde os alunos todos os dias tomam duas decisões que terão impactos pré-definidos pelo professor e em 1 aula por semana alguns assuntos de interesse global seriam discutidos e votados para todos, como na ONU.
Acho que ações como essa são muito mais benéficas do que auto-estudo online onde vc tem a mesma apostila só que animada em flash.
E vcs? O que acham? Estamos estagnados ou evoluindo na educação? Para onde deveríamos ir? Qual o benefício de uma sala de aula? Os foruns de internet substituem um grupo de discussão presencial?