• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se... Aredhel não tivesse voltado a Gondolin?

Asca

Usuário
Então, o que vocês acham que aconteceria? Será que a ruína de Gondolin seria evitada?
 
que Maeglin 'dedurou' Turgon todo mundo sabe...mas se Aredhel não tivesse voltado, ainda assim Tuor chegaria em Gondolin,e ele daria mta 'corda' para Turgon se lançar à guerra..e isso ajudaria levar a cidade à sua queda ...
 
que Maeglin 'dedurou' Turgon todo mundo sabe...mas se Aredhel não tivesse voltado, ainda assim Tuor chegaria em Gondolin,e ele daria mta 'corda' para Turgon se lançar à guerra..e isso ajudaria levar a cidade à sua queda ...

Tuor teria influenciado Turgon à entrar na guerra?
Anyway, o que teria acontecido seria que Gondolin teria resistido mais, mas uma hora ou outra ela teria caído...
 
Shidolesmatibetana disse:
Anyway, o que teria acontecido seria que Gondolin teria resistido mais, mas uma hora ou outra ela teria caído...

É mesmo, até porque a maldição dos Noldor ainda pairava sobre Turgon.
 
Sim, de fato a profecia ainda corria...Ulmo alertou Turgon, mas o seu orgulho o impediu de salvar seu povo.
 
Antigamente eu pensaria que mudaria muita coisa, pois sem Maeglin lá, não haveria quem dissesse a Morgoth onde Gondolin se localizava; mas dizem que Gondolin seria descoberta da mesma forma, pois quem revelou o local foi Húrin.

É claro que uma coisa mudaria: não haveria esse problema com relação ao triângulo Idril/Maeglin/Tuor. Tudo seria mais fácil para Idril e Tuor no que diz respeito ao casamento dos dois.
 
Com certeza, Melkor acabaria encontrando a irmã de Turgon com a ajuda de orcs ou espiões humanos e ela seria forçada a dar a localização de Gondolin. E para isso talvez torurasse seu filho diante de seus olhos. Ela, por si só, peitaria Morgoth, mas não sei se suportaria ver seu filho ser machucado ou coisa pior.
 
Com certeza, Melkor acabaria encontrando a irmã de Turgon com a ajuda de orcs ou espiões humanos e ela seria forçada a dar a localização de Gondolin. E para isso talvez torurasse seu filho diante de seus olhos. Ela, por si só, peitaria Morgoth, mas não sei se suportaria ver seu filho ser machucado ou coisa pior.

É verdade, Morgoth podia usar desse artifício para obrigar Turgon a se revelar: usar um de seus espiões para pegar Aredhel e/ou Maeglin. Mas aí vem uma espécie de contradição, e eu pergunto uma coisa: Morgoth sabia que Aredhel estava longe de Gondolin e vivia naquela floresta cujo nome me esqueci junto com Eöl? Se sabia, porque nunca invadiu o local para sequestrá-la ou ao filho dela? Acho que ele nunca soube, por isso nunca fez nada na época em que Aredhel viveu com Eöl e viu Maeglin crescer.
 
É verdade, Morgoth podia usar desse artifício para obrigar Turgon a se revelar: usar um de seus espiões para pegar Aredhel e/ou Maeglin. Mas aí vem uma espécie de contradição, e eu pergunto uma coisa: Morgoth sabia que Aredhel estava longe de Gondolin e vivia naquela floresta cujo nome me esqueci junto com Eöl? Se sabia, porque nunca invadiu o local para sequestrá-la ou ao filho dela? Acho que ele nunca soube, por isso nunca fez nada na época em que Aredhel viveu com Eöl e viu Maeglin crescer.

Não, Morgoth não sabia de Aredhel e de sua estada em Nan Elmoth. Naquela época, os noldor e os demais elfos podiam sair, devido ao cerco à Angband. Se soubesse que a irmã de seu pior inimigo perambulava fora de Gondolin, Melkor não enviaria orcs lacaios para capturá-la, e sim Gothmog ou Sauron, seu Lugar-Tenente. Ela seria a chave para a ruína de Turgon.
 
Antigamente eu pensaria que mudaria muita coisa, pois sem Maeglin lá, não haveria quem dissesse a Morgoth onde Gondolin se localizava; mas dizem que Gondolin seria descoberta da mesma forma, pois quem revelou o local foi Húrin.

Mas Maeglin traiu Gondolin não foi? Isso faria alguma diferença.
Húrin deu a Morgoth apenas a noção da localização de Gondolin, não me recordo agora se foi com essa informação de Húrin ou com a traição de Maeglin que Morgoth encontrou Gondolin...
 
Não, Morgoth não sabia de Aredhel e de sua estada em Nan Elmoth. Naquela época, os noldor e os demais elfos podiam sair, devido ao cerco à Angband. Se soubesse que a irmã de seu pior inimigo perambulava fora de Gondolin, Melkor não enviaria orcs lacaios para capturá-la, e sim Gothmog ou Sauron, seu Lugar-Tenente. Ela seria a chave para a ruína de Turgon.

Mas então por que seria arriscado Aredhel ser pega se não tivesse voltado à Gondolin? Morgoth não sabia de nada mesmo!

*Artanis* disse:
Mas Maeglin traiu Gondolin não foi? Isso faria alguma diferença.

Eu também pensava que foi ele. Mas me disseram que foi Húrin quem revelou o local de Gondolin. Eu ainda não acredito, pois não me lembro mesmo disso. Falando nisso, gostaria que alguém pusesse esse trecho da revelação de Húrin para Morgoth aqui pra eu ver.
 
Mas Maeglin traiu Gondolin não foi? Isso faria alguma diferença.
Húrin deu a Morgoth apenas a noção da localização de Gondolin, não me recordo agora se foi com essa informação de Húrin ou com a traição de Maeglin que Morgoth encontrou Gondolin...

Então, mas Maeglin só foi pego, pois Morlgoth encheu as montanhas de Espiões. Sem saber onde ficava, não teria espiões por ali.
 
Mas então por que seria arriscado Aredhel ser pega se não tivesse voltado à Gondolin? Morgoth não sabia de nada mesmo!



Eu também pensava que foi ele. Mas me disseram que foi Húrin quem revelou o local de Gondolin. Eu ainda não acredito, pois não me lembro mesmo disso. Falando nisso, gostaria que alguém pusesse esse trecho da revelação de Húrin para Morgoth aqui pra eu ver.


Calma! Acho que nos adiantamos muito no tempo. Vamos recuar algumas décadas. Aredhel estava entediada de Gondolin e, de tanto encher a paciência de Turgon, foi liberada para ir até o reino de Finrod. Mas ela desejava ir até Maedhros, pois era amiga dos filhos de Fëanor. E se perdeu em meio aos bosques encantados que cercam Doriath. O resto já foi relatado e ela foi capturada por Ëol.

Resumindo. Os elfos ainda viviam a paz aparente por causa do cerco e Morgoth nem sonhava em ver o reino de Turgon ter escapado da fúria de seu ataque nas Nirnaeth. A fuga de Aredhel foi anterior a isso
 
Eu também pensava que foi ele. Mas me disseram que foi Húrin quem revelou o local de Gondolin. Eu ainda não acredito, pois não me lembro mesmo disso. Falando nisso, gostaria que alguém pusesse esse trecho da revelação de Húrin para Morgoth aqui pra eu ver.

Então, Húrin dá mesmo a localização de Gondolin para Morgoth:

"Pois Húrin ficara parado em desespero diante dos penhascos mudos das Echoriath(...) Então, naquele deserto, ele gritou alto, sem se preocupar com quem ouvisse, e amaldiçoou a terra implacável. E afinal, em pé sobre um rochedo alto, olhou na direção de Gondolin e gritou com voz retumbante:
- Turgon, Turgon, lembre-se do Pântano de Serech! Ó Turgon, você não quer ouvir em seus palácios ocultos?(...)
Havia, entretanto, ouvidos escutando as palavras que Húrin pronunciava; e o relato de tudo logo chegou ao Trono das Trevas, no norte. E Morgoth sorriu, pois agora sabia com clareza em que região Turgon morava, embora graças às águias, nenhum espião seu conseguisse ainda avistar a terra por trás das Montanhas Circundantes. Esse foi o primeiro malefício resultante da libertação de Húrin."
O Silmarillion, pág 291.


Então, mas Maeglin só foi pego, pois Morlgoth encheu as montanhas de Espiões. Sem saber onde ficava, não teria espiões por ali.


Pode ser, depois que Morgoth descobriu mais ou menos a localização de Gondolin mandou seus espiões para lá, mas mesmo assim Maeglin também participa da destruição de Gondolin:

"Quis o destino que ocorresse de Maeglin ser capturado por orcs e levado a Angband. Maeglin não era nenhum fracote, nem era covarde, mas os tormentos com que foi ameaçado intimidaram seu espírito, e ele comprou sua vida e sua liberdade revelando a Morgoth a localização exata de Gondolin e os caminhos pelos quais a cidade poderia ser encontrada e atacada. Com efeito foi imendo o júbilo de Morgoth, e ele prometeu a Maeglin o domínio sobre Gondolin na qualidade de seu vassalo, e a posse de Idril Celebrindal, quando a cidade fosse tomada."
O Silmarillion, pág 308.
 
Sim, ele que dedou a localização. Mas, sem espiões, acho difícil ele ser pego.
 
Resumindo. Os elfos ainda viviam a paz aparente por causa do cerco e Morgoth nem sonhava em ver o reino de Turgon ter escapado da fúria de seu ataque nas Nirnaeth. A fuga de Aredhel foi anterior a isso

Ou seja, você quis dizer que Morgoth não sabia, mas era questão de tempo até descobrir algo, por causa do enfraquecimento do cerco?

*Artanis* disse:
"Pois Húrin ficara parado em desespero diante dos penhascos mudos das Echoriath(...) Então, naquele deserto, ele gritou alto, sem se preocupar com quem ouvisse, e amaldiçoou a terra implacável. E afinal, em pé sobre um rochedo alto, olhou na direção de Gondolin e gritou com voz retumbante:
- Turgon, Turgon, lembre-se do Pântano de Serech! Ó Turgon, você não quer ouvir em seus palácios ocultos?(...)
Havia, entretanto, ouvidos escutando as palavras que Húrin pronunciava; e o relato de tudo logo chegou ao Trono das Trevas, no norte. E Morgoth sorriu, pois agora sabia com clareza em que região Turgon morava, embora graças às águias, nenhum espião seu conseguisse ainda avistar a terra por trás das Montanhas Circundantes. Esse foi o primeiro malefício resultante da libertação de Húrin."

Vlw. Pelo menos agora sei quem revelou Gondolin, que eu jurava ser Maeglin [rimou, hehe].
 
A traição de Maeglin foi muito maior do que a de Húrin. Mesmo que Morgoth soubesse de antemão a localizalção do Reino Oculto, ele jamais conseguiria entrar por causa da vigilância das Águias. Foi através do túnel escavado pelo filho de Ëol que o exército de Melkor conseguiu adentrar sem enfrentar os Sete Portões de Gondolin e a guarda de Glorfindel, cuja a Casa era a mais renomada dentre os elfos de Gondolin.
 
Ou seja, Húrin revelou o local e Maeglin revelou a porta de entrada para o local...entendi. Sobre Aredhel, a questão é que ela poderia não voltar a Gondolin, pois Morgoth não saberia mesmo que ela saiu de lá, e muito menos onde morava. Mas, quando as coisas começassem a ficar mais fáceis para Morgoth, como por exemplo, conseguir estender seu braço mais longe, acabaria descobrindo e poderia usá-la como refém contra Turgon.
 
1- A traição de Maeglin foi dada como o ato mais funesto dos dias antigos;
2-Húrin não traiu ninguem!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo