• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A (in)utilidade do Cinema

  • Criador do tópico Silenzio
  • Data de Criação
S

Silenzio

Visitante
attachment.php


"Toda a arte é perfeitamente inútil"
Oscar Wilde

Antes de iniciar um debate sobre a frase acima, quero dizer que não pretendo de forma alguma abrir uma nova discussão acerca da legitimidade do Cinema como arte, já que essa será uma premissa básica. O que proponho discutir é o efeito prático que um filme pode causar na vida de cada um.

Você já repensou certos conceitos devido a um filme? Já tomou alguma atitude com base em alguma situação que tenha visto na tela? Já se deixou influenciar por alguma idéia, ideologia? Sentiu que mais do que uma experiência de entretenimento tal filme serviu como experiência de aprendizado? Afinal, que efeitos práticos um filme pode causar no seu dia a dia?

A humanidade necessita essencialmente do Cinema? Penso que não. Se amanhã essa arte deixar de existir nada aconteceria. Claro, milhões de pessoas ficariam momentaneamente desempregadas, certas empresas quebrariam, mas de modo geral tudo continuaria como se a sétima arte jamais tivesse existido. As pessoas continuariam comendo, dormindo, trabalhando, transando, enfim, vivendo. Existiriam outros assuntos. Outros entretenimentos.

Mas, será que em algum momento, em algum ponto de nossa história, teve o Cinema algum impacto real? E obviamente não estou me referindo a influências culturais.

Resolvi abrir essa discussão após ler esse artigo:
http://www.sobresites.com/alexcastro/artigos/inutilidade.htm
 

Anexos

  • sieber.gif
    sieber.gif
    25,9 KB · Visualizações: 236
Pra mim o cinema é uma arte, definitivamente.
Nunca me influenciei, a ponto de mudar meu estilo de vida após assistir um filme na telona, novas idéias surgem, mas nada tão radical.
Também acho que se o cinema terminasse, não aconteceria nada de muito ruim. Mas deixo frisado que o cinema também tem sua importância, e a maioria das pessoas em todo mundo desfruta da sétima arte.
 
Mas, será que em algum momento, em algum ponto de nossa história, teve o Cinema algum impacto real? E obviamente não estou me referindo a influências culturais.
Eu acho que sim, para o bem e para o mal. Tipo, tem muita gente que vê filme e acaba se identificando com algum personagem e começa a agir como ele. Ai vem toda aquela discussão das pessoas que tem cabeça fraca e etc. Sim, estou falando de adolescentes que matam como nos filmes, por exemplo. Isso daí tem impacto real.

Por outro lado, um filme pode ser capaz de jogar luz sobre questões humanitárias ou acender discussões até então sem espaço na sociedade, representando aí o lado benéfico.

Por isso eu acho meio forte dizer que o cinema não teve nenhum impacto real na curta história de existência dele.

Jedan disse:
Já tomou alguma atitude com base em alguma situação que tenha visto na tela?
Eu já fiz isso :beam:
 
O cinema é um espelho de idéias, como todas as outras artes.É uma forma de expressar, tanto quanto qualquer outra forma,um ponto de vista.

Será que ele tem um um impacto menor do que um poema, uma obra qualquer de um pintor famoso?Acho que não.Talvez ela possa causar uma impressão mais fugaz, mas mexe tanto quanto qualquer outra.

Um filme não muda nada.Uma idéia sim, ideia que poderia ser expressa de qualquer outra forma.Não subestimo essa forma de expressão,porque ela é eficaz,do seu jeito, se passa a idéia do jeito mais impactante!
 
Cinema é arte.

Ele está passando por fases como todas as outras artes passaram. Apesar de não percebemos, porém estudando cada período é possível fazer essa análise. Assim como as artes plásticas em uma época pareceram perder a força ou como a literatura ter vários movimentos (é o termo correto?) como realismo, romantismo, etc. Tanto que muitos autores cinematográficos usufruem das outras artes para contar uma história.

O que acontece é que as informações são mais e mais rápidas, e como uma arte nova o cinema se transforma e muda muito rápido, não apenas com o avanço da tecnologia como também na inserção de vários autores novos. Por isso muitas vezes o cinema torna-se referência à ele mesmo, muitas vezes nos pegamos vendo algo que nos é familiar, assim como ver pinturas de uma época. Dessa forma podemos ver que daqui uns anos as muitas obras cinematográficas que apareceram por aqui; vão restar aquelas que realmente tiveram um certo impacto. Assim como muitos pintores, escritores, não são lembrados. Porém a quantidade dessa era de informações em demasia traz muitos, mas muitos "artistas" que serão esquecidos e outros que serão lembrados se realmente houver um impacto.

Cinema pensa e também diverte, se fizer os dois melhor ainda.
 
Acho que o Cinema é uma importante ferramenta para despertar a reflexão, pra fazer crítica e claro pra divertir. Os filmes fazem as pessoas pensarem, lógico que não me refiro a qualquer filme, mas existe muita coisa boa.

O Cinema é importante pois tem a capacidade de gerar debates, faz as pessoas pensarem mais a respeito da história, da cultura e da vida em geral. O cinema é imp0O cinema é importante também porque atinge uma quantidade maior de pessoas, representa a globalização em si, atinge diferentes culturas!

O cinema é uma das grandes ferramentas de comunicação da atualidade e acredito, sim, que ele tem impacto, não diretamente na vida das pessoas, mas na sociedade em geral!
 
Eu não morreria, não me descabelaria pela falta do cinema, é claro que sentiria saudade...
Quanto a falar que um filme incita ou não o pensamento, por que será que jovens médicos veêm "Patch Adams: o amor é contagioso" ou por que tenho que ver "o nome da rosa" em metodologia científica, "Sociedade dos poetas mortos" e outros tantos filmes??? claro vc pode falar que eles vem de livros e que a leitura desses substituiria perfeitamente os filmes. Mas o filme, o cinema em si, não mexe só com um sentido, vc está com os 5 sentidos ligados no filme o que mexe mais com vc do que so imaginar algo quando le um livro...
por mais que sua imaginaçao seja ótima tudo visto como se tivesse na realidade é diferente
 
Última edição:
Mas ele tb manipula as pessoas, principalmente filmes americanos...
e como tudo tb tem suas coisas boas, e o meu amigo Marco/Eleandir/Upluk lembrou delas!
Ps. eu sou suspeita pra falar, adoro filmes..
 
Se quisermos falar de manipulação de massas n entremos nos filmes americanos, podemos ficar com a novela brasileira mesmo...
 
Acho que o cinema é importante sim, mas existem proporcionalmente menos filmes reflexivos que quadros reflexivos... e menos ainda que livros reflexivos.

Geralmente, e repito, geralmente, as obras de arte que geram a reflexão são menos voltadas para trama, para envolver o expectador/leitor no enredo, e são explicitamente conceituais, com um enredo e relações entre os personagens muitas vezes despretenciosamente elaboradas, servindo mais de exemplificação.

O cinema se tornou uma arte mais voltada ao entretenimento que a reflexão, embora isso tenha lá suas exceções. De qualquer forma, a parte do cinema que está a favor da grande mídia é um meio poderosíssimo para canalizar, de forma unida, todas as formas culturais do mainstream, sendo um dos grandes responsáveis à formação dos clichês.
 
Última edição:
Se quisermos falar de manipulação de massas n entremos nos filmes americanos, podemos ficar com a novela brasileira mesmo...
Eu quis me referir à importancia de Hollywood no contexto histórico, principalmente pós II Grande Guerra..
 
Não to defendendo os filmes americanos, inclusive paro de ver filmes que sejam nacionalistas demais, tipo 4 de julho, um outro que tenha etes invadindo a terra esse tipo de coisa...
Após a segunda grande guerra os filmes hollywoodanos serviram como USA diz " para levantar o moral ", mas na verdade acho que eles fizeram isso para tentar mostrar que eles não tinham sido atingidos pela guerra e que a vida continuava com seus cadilacs azuis e suas casas limpas e bem cuidadas... Manipulação de mentes... sim, quem nunca teve o sonho americano atire a primeira pedra...
 
Foi uma maneira de fazer descer o "estilo de vida americano" garganta abaixo do mundo..
Se vc como mc donalds hj agradeça a isso..
Ah, eu nao to criticando, só comentando =P
 
detesto mac donalds, prefiro ir do lado e comer uma boa tapioca XD
mas como falei eles mandarma p o resto do mundo o Beba coca-cola, coma nos fast foods e esqueçam que vcs tem identidade...
Mas mesmo assim tb fizeram coisas boas, como ame o proximo, carpe diem, os outros tb são seres humanos, até onde nossa inteligencia vai nos levar...
 
Caso verídico sobre Cinema/Fotografia/Arte & As Pessoas. Meu irmão:
- ô manhê quandu tu era piquena u mundu já era coloridu o ainda era petu-i-banco?
 
Esse questionamento é muito pertinente, e tão válido para "cinema" quanto para "literatura" (embora talvez esta tenha uma vantagem). Eu poderia desenvolver mais essa mensagem, como outros fizeram, mas é basicamente um "sim, cinema (ou arte) pode mudar a vida das pessoas". Eu sou cético quanto a arte modificar o mundo, infelizmente. Algumas obras-primas têm um alcance bem amplo, mas fora esses casos, obras de arte acabam sendo restritas a um público mais selecionado, por inúmeros fatores, desde grana a interesse, passando por gosto pessoal. Esse tipo de mudança mais ampla eu acho que cabe à política.

O mundo viveria sem cinema, como viveria sem música, sem teatro e sem literatura. Viveria também sem automóveis, energia elétrica, sem fogo gerado artificialmente, e sem tudo isso. Mas chegamos a um ponto em que essas coisas existem, e agregam.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo