1)Ta o quebrar a CA do objeto é a mesma do player ok?
Seguinte: tu rola o teu ataque contra 5 + a destreza do oponente + bonus de deflection que ele tiver + AC específico do tamanho da arma . Isso gera um ataque de oportunidade, como já falei.
Daí tu rola o dano. O dano tu vai primeiro subtrair do hardness da lâmina e, o que sobrar, tirar do HP.
(Player's Handbook 3.0 - wizards of the coast - página 135/136)
Quero saber as jogadas do trip e grapple. Do tipo fica força x força ou pode usar arte da fuga sempre? Como funciona exatamente no teu entendimento os turnos e as jogadas?
Grapple: Primeiro tu faz um melee touch attack contra o alvo pra começar o grapple. Isso gera ataque de oportunidade e, se tu tomar dano nesse AoO, tu não consegue o grapple. Daí os dois fazem jogada oposta de base attack bonus + modificador de força + modificador de tamanho. Se tu falhar, tu perde o grapple. Tu perde automaticamente se tentar agarrar uma criatura 2 categorias de tamanho acima da tua.
Daí tu pode causar dano unarmed(1d3 pontos de dano pra medium e 1d2 pra small + força). Se tu quiser causar dano normal, -4 no ataque. Ou tu pode dar um pin, deixando ele imóvel por 1 round. Quem atacar ele (menos quem estiver no grapple, claro) terá +4 no ataque, mas ele não estará helpless.
Pra escapar do grapple ou do pin, só com grapple checks opostos ou com escape artist. Mas olha só: se tu estiver pinned, tu precisa de 1 grapple check pra sair do pin e mais outro pra sair do grapple. Com o escape artist tu rola ele oposto ao grapple check do adversário.
Quem estiver grappled só pode atacar com light weapons. Quem estiver grappled pode lançar magias com casting time de até 1 round e sem componentes somáticos e precisa fazer jogada de concentração (DC 20 + nivel da magia).
Em grapple tu está flat footed e não ameaça nenhuma área.
(Player's Handbook 3.0 - wizards of the coast - página 137/138)