• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se sam nao tivesse seguido Frodo?

Malaman

Passion, what else?
A minha questao é:

E se sam nao tivesse escutado a conversa entre frodo e gandalf?
Gandalf nunca teria obrigado sam a seguir frodo, logo frodo poderia seguir a sua viagem sozinho.
Teria ele conseguido destruir o Um anel na mesma ou seria morto pelo meio do caminho?
*yams*
 
Acho que não... pois, conforme passava-se o tempo, Frodo ficava mais dependente do anél. E Sam era a única coisa o ajudava a manter-se lúcido... E foi ele que o ajudou a finalmente jogar o anél na montanha... se não Frodo teria tornado-se o novo "Isildur"
 
Bem, acho que Sam não ter escutado a conversa de Gandalf e Frodo não significaria que ele não acabasse indo com Frodo mesmo assim. Mas digamos que por qualquer razão misteriosa, Frodo acabasse indo sem ele mesmo. Acredito que ele ainda teria força para seguir uma boa parte do caminho, mas, no final, o esgotamento físico e psicológico teria sido tamanho que ele acabaria sucumbindo. Se a jornada por si só já era cansativa, com o Um Anel pendurado no pescoço, as coisas só ficam piores.
 
Isso mesmo. Sem Sam, o não-comedor de coelho cru, Frodo teria percorrido uma boa parte do caminho, mas creio que teria sucumbido ao perceber gradativamente a importância do anel e, com isso, seu poder.
 
Se ele não tivesse sucumbido ao poder do Um (que eu acho bem difícil sem a ajuda do Sam), provavelmente o Gollum teria atacado e matado ele enquanto ele dormia.
 
Sam era algo como "a valvula de escape" dos problemas de Frodo, qdo tudo parecia perdido e ele pensava em desistir, quem aparecia? Sam.
Ele estava la pra tudo, sempre encorajando Frodo, mostrando que apoiaria qualquer decisao dele, que ele tinha com quem contar. Acho q isso ajudava mto no equilibrio do Frodo, sem um companheiro assim a jornada seria mais dificil e ele poderia ter sido dominado pelo anel ou ter desistido.
 
Sim, mesmo que ele seguisse até a montanha da perdição ele nunca alcançaria o topo, quem o carregou no fim da subida foi seu parceiro.

Sméagol, no filme, não traíria frodo, só no fim, quando não aguentaria ver o anel sendo destruido, mas no livro ele teria feito a mesma coisa, e Frodo seria pego por Laracne e viraria refeição de aranha!

Isso se passasse por Faramir e seus homens.
 
Mas Sam não seguiu Frodo por causa da conversa da janela, ja tinha resolvido isso ha muito tempo, ele, Pippin Merry e Fatty organizaram uma "conspiração" para não deixar Frodo ir embora sozinho. O caso da janela não influenciou em nada, apenas confirmou sua ida.
 
De qualquer forma, sem Sam, Frodo não conseguiria cumprir sua missão, acho que tanto no livro quanto no filme isso fica muito claro, Sam cumpre um papel fundamental no decorrer da história.
 
Eu não acho que a parte da janela tenha decidido Sam a seguir Frodo na jornada.

Ele seguiria Frodo de qualquer jeito,sua amizade já era pura,antes da jornada iniciar,e Gandalf ter dito para Sam não deixar Frodo só fortaleceu ainda mais o belo sentimento de amizade que existia entre eles.(Além de fazer parte da personalidade de Sam o que foi bem visível )em ser persistente e fiel durante toda a jornada,mesmo tendo levado uma bela de uma "patada" de Frodo naquele episódio do "pão de lembas jogado do alto" com Gollum acusando Sam.

Frodo definitivamente não teria chegado aonde chegou sem a ajuda de Sam,devido ao fardo que carregara,e sua dificuldade bem perceptível de resistir ao anel.

Ou seja acredito que ele sozinho não teria condições psicológicas e nem físicas para enfrentar o que viria.

Conclusão:

Sauron obteria o anel por meio de seus inumeros espiões,tirando-o de Frodo ou mesmo de Gollum se este chegasse a roubar de Frodo,e a Terra Média estaria completamente coberta por sombras(estaria arruinada,todos seriam escravizados/mortos,toda a beleza que restara morreria também) e tendo um Senhor do Escuro a governar.
 
Última edição:
Conclusão:

Sauron obteria o anel por meio de seus inumeros espiões,tirando-o de Frodo ou mesmo de Gollum se este chegasse a roubar de Frodo,e a Terra Média estaria completamente coberta por sombras(estaria arruinada,todos seriam escravizados/mortos,toda a beleza que restara morreria também) e tendo um Senhor do Escuro a governar.
Nossa! Que fim trágico! Imagina você falando isso para Frodo: "Se você não destruir o Anel, ..." e você fala tudo isso.... Ele ia chorar:lol:

Bem, acho que se Sam não tivesse ido junto, outro hobbit, ou até mesmo outro membro da Comitiva, teria se aproximado de Frodo e ido com ele pelas Emyn Muil (é assim que escreve?). Logo, esse "novo amigo" teria ajudado Frodo como Sam fez, já que não era só uma questão de amizade, mas também de salvar seu próprio mundo e sua própria pele.
 
Mas se Sam não fosse, talvez Merry e Pippin também não iriam, e com isso, Legolas ou Gimli acho que seguiriam Frodo, e Legolas seria visto com mais facilidade em Mordor, e não poderia salvar Frodo de Cirith Ungol. Se fossem Gimli, ou os humanos, o barulho iria acordar Mordor inteira!
 
Nossa! Que fim trágico! Imagina você falando isso para Frodo: "Se você não destruir o Anel, ..." e você fala tudo isso.... Ele ia chorar:lol:

Bem, acho que se Sam não tivesse ido junto, outro hobbit, ou até mesmo outro membro da Comitiva, teria se aproximado de Frodo e ido com ele pelas Emyn Muil (é assim que escreve?). Logo, esse "novo amigo" teria ajudado Frodo como Sam fez, já que não era só uma questão de amizade, mas também de salvar seu próprio mundo e sua própria pele.

Falando ou não, Frodo e todos sabiam disso do mesmo jeito. Eu entendo que falar seria admitir ainda mais o peso da jornada, o que tornaria as coisas mais difíceis.

Além disso, Ju, não tenho certeza que ele conseguiria esse "novo amigo". Sam não foi com Frodo para salvar o mundo, mas para salvar o próprio Frodo. Os outros continuaram como amigos do modo que podiam. Frodo tentou ir sozinho e assim teria acontecido de Sam não tivesse corrido atrás dele, como mostra o último capítulo de "A Sociedade do Anel" ("O rompimento da sociedade").
 
Nossa! Que fim trágico! Imagina você falando isso para Frodo: "Se você não destruir o Anel, ..." e você fala tudo isso.... Ele ia chorar:lol:

Sim,realmente seria um fim trágico,mas não deixa de ser um fim bem realista mediante aos fatos que citei.

E em relação ao "mencionar a ele" chorar acredito que ele não iria,:roll: (imaginando aqueles grandes olhos azuis cheio de lagrimas:dente: )se bem que chorar não iria tirar ninguém do lugar nem resolver algo,mas como Nefertari bem disse,todos já tinham essa consciência,principalmente Frodo.

E cá entre,nós dizer algo do genero a quem carrega tal fardo não iria ajudar em muita coisa e nem seria uma atitude muito inteligente.;)
 
Última edição:
E cá entre,nós dizer algo do genero a quem carrega tal fardo não iria ajudar em muita coisa e nem seria uma atitude muito inteligente.;)

Há duas perspectivas para isso, ou o portador fica mais instigado a concluir a tarefa, ou desanima, acredito que se ele ficasse mais animado seria muito bom!
 
Há duas perspectivas para isso, ou o portador fica mais instigado a concluir a tarefa, ou desanima, acredito que se ele ficasse mais animado seria muito bom!

Nos casos que você citou também acho que,se encarado com animação seria sem dúvida melhor.

Mas geralmente em situações como essa é mais comum a pessoa desanimar.
 
Mas geralmente em situações como essa é mais comum a pessoa desanimar.

Definitivamente, sim. Eu não consigo pensar como alguém como o Frodo (hobbit, acostumado a uma vida pacata e simples) poderia se encorajar com o lembrança de que, se falhasse na sua missão, a TM seria destruída. Bem, ele sabia disso, mas ficar lembrando não me parece uma boa estratégia. Talvez se fosse algum grande guerreiro, a história fosse outra, mas não com ele.
 
Definitivamente, sim. Eu não consigo pensar como alguém como o Frodo (hobbit, acostumado a uma vida pacata e simples) poderia se encorajar com o lembrança de que, se falhasse na sua missão, a TM seria destruída.

Depende de quando o lembrariam, se falassem para ele a cada segundo depois de ele sair de Valfenda ele desanimaria com certeza, mas se falassem em algum momento de desanimo, em sua chegada a Mordor, por exemplo, ele se animaria com certeza!
 
Só explicando uma coisa: Gollum começou a gostar de Frodo e de fato, pensou em levá-lo até Mordor, sem o trair, sem que Laracna sequer aparecesse. Sua pequena recuperação, foi totalmente estragada pelo Sam, sua chama de arrependimento recebeu uma cal tremenda, que a fez apagar.

Gollum o trairia? Sem dúvidas, a influência do Anel era demais, mesmo após mais de 50 anos sem ele, Gollum não conseguiria impedir, no final ele tentaria roubar o Anel de Frodo. Após roubá-lo, se não caísse dentro das Sammath Naur, ele estaria dividido, entre fazer sua vontade (ficando com o Anel) e fazer o certo (entregando o Anel a Frodo). Como resultado desta batalha, de acordo com Tolkien, ele se jogaria dentro do fogo, com Anel e tudo.

Bom, isso, se Gollum não o matasse antes de começar seu arrependimento. Sem Sam, não vejo como Frodo, sozinho, destruir o Anel.
 
Concordo também, Frodo não conseguiria chegar lá sem Sam, e toda a demanda seria em vão, e a TM iria ser dominada.Por culpa do SAM!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo