• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se sam nao tivesse seguido Frodo?

Tinha pavor da Floresta Velha e ficou em Cricôncavo para esperar o Nazgûl e lhe servir chá. Muito inteligente, não?
:lol: :lol: :lol:

Bem, como alguns citaram, também creio que Sam atrapalhou a recuperação de Gollum. Mas que estão sendo injustos, estão! O cara salva Frodo o livro inteiro e, um errinho que ele comete, vocês caem matando!

De qualquer forma, não acho que seria o fim do mundo (literalmente, até...) se Sam não fosse com Frodo. Que coisas úteis, além de comida, Sam fez quando a Comitiva estava toda junta? Não me lembro de nenhuma. Mas porque isso? Não precisava! Ele estava rodeado de guerreiros fortes e destemidos. Mas quando segue a jornada sozinho com Frodo, a coisa muda. Ele vê que precisa lutar para viver. Frodo continua tranqüilo, pois sabe que tem quem o defenda. É nessa que Sam vira herói.
Só depois de o Anel ter sido destruído que Frodo cairia mesmo na lava, pois não teria quem o puxasse. Mas como esse fim não é o do livro, ele viveria! E seria o herói da Terra-Média:confete:
 
Mas os pequenos passaram a ser admirados por elfos, homens e anões, e o reconhecimento no Condado foi dado à Merry e Pippin graças ao expurgo do Condado.
 
:lol: :lol: :lol:

Bem, como alguns citaram, também creio que Sam atrapalhou a recuperação de Gollum. Mas que estão sendo injustos, estão! O cara salva Frodo o livro inteiro e, um errinho que ele comete, vocês caem matando!

De qualquer forma, não acho que seria o fim do mundo (literalmente, até...) se Sam não fosse com Frodo. Que coisas úteis, além de comida, Sam fez quando a Comitiva estava toda junta? Não me lembro de nenhuma. Mas porque isso? Não precisava! Ele estava rodeado de guerreiros fortes e destemidos. Mas quando segue a jornada sozinho com Frodo, a coisa muda. Ele vê que precisa lutar para viver. Frodo continua tranqüilo, pois sabe que tem quem o defenda. É nessa que Sam vira herói.
Só depois de o Anel ter sido destruído que Frodo cairia mesmo na lava, pois não teria quem o puxasse. Mas como esse fim não é o do livro, ele viveria! E seria o herói da Terra-Média:confete:


Eu concordo, o Sam ajudou muito o frodo quando eles estavam sozinhos, ele deu apoio moral, tentou abrir os olhos do Frodo para o Gollum, (apesar de que se ele não ficasse dizendo que o Gollum era mal, quem sabe ele não ficasse mal), mas se ele não ficasse mal e perdesse o desejo pelo anel, quem jogaria o anel na montanha da perdição?? Então indiretamente o Sam tambem é responsavel pelo Gollum ter jogado o anel...
:kiss:
 
Não confundam, Gollum poderia se arrepender, e tudo o mais; contudo, jamais deixaria de trair Frodo. No último segundo, antes de Frodo tentar jogar o Anel, Gollum tomaria de assalto Sméagol e trairia Frodo, lutando pelo Um. A diferença, caso Sam não tivesse arruinado a chama de arrependimento, seria um Sméagol sem trair Frodo, sem levá-lo em uma bandeja para Laracna.

E, não queremos sacrificar o pobre Sam, ele é importante, como todos foram. Cometeu erros, sim, muitos erros, mas foi graças a ele que Gollum não matou Frodo, foi graças a ele que Frodo continuou. Erros por erro, tem erro maior que falhar nas Sammath Naur?! Todos são dignos de lembrança e admiração, até o pobre Gollum (mais pena do que admiração).
 
Não confundam, Gollum poderia se arrepender, e tudo o mais; contudo, jamais deixaria de trair Frodo. No último segundo, antes de Frodo tentar jogar o Anel, Gollum tomaria de assalto Sméagol e trairia Frodo, lutando pelo Um.
Tem razão. Gollum conviveu com o Anel por muitos anos, procurou-o por muitos anos. Ele até poderia se arrepender, mas seria momentaneamente. Quando ele visse Frodo prestes a jogar seu preciossssssso no fogo, pularia no pescoço do hobbit para impedi-lo.
 
Tem razão. Gollum conviveu com o Anel por muitos anos, procurou-o por muitos anos. Ele até poderia se arrepender, mas seria momentaneamente. Quando ele visse Frodo prestes a jogar seu preciossssssso no fogo, pularia no pescoço do hobbit para impedi-lo.

Concordo em todos os termos, e acrescento, mesmo que ele se arrependesse e o smeagol se soprepujasse ao golum, quando o mesmo visse seu anel prestes a ser detruido o golum pussuiria o smegol e de qualuer maneira eles lutariam pelo um.
 
Isso é fato, ja foi até discutido no tópico sobre isso, Gollum atacaria Frodo pelo seu Prescccissso.
 
Não quero entrar no mérito da questão, mas acredito que Gollum não se arrependeria completamente. Muito podem dizer que "houve uma chama de arrependimento", contudo, como também já disseram, na primeira oportunidade de se apoderar do Um Anel e voltar a ser seu "dono" ele o faria.
Quanto a Sam, acredito que seja uma das pessoas mais importantes para a destruição do Anel. Quantas vezes Frodo fraquejou e Sam praticamente o "levou nas costas"? Sam, em minha humilde visão, é uma das maiores mostras de Tolkien do amor ao próximo e da amizade incondicional. Sem Sam, acredito que a viagem de Frodo seria muito mais atribulada e difícil, para não dizer impossível.
 
Sam, em minha humilde visão, é uma das maiores mostras de Tolkien do amor ao próximo e da amizade incondicional.

Sem falar em lealdade! Um exemplo de como verdadeiros amigos devem ser, não só prestativo, leal e verdadeiro mas preocupado com o bem estar de seu seu amigo, por isso ele desconfia tanto de Gollum (que eu duvido muito que tivesse se arrependido, já que o anel o dominou desde o primeiro minuto em que ele o viu...)...
Sobre o destino de Frodo sem Sam, é dificil dizer, iria depender de como ele se sairia nas Emyn Muil com Smeágol, daí em diante sua relação com Smeagol determinaria o que ele iria fazer...
 
Tem uma parte do livro que Gandalf sugere que Frodo leve um companheiro confiável, não.Sei que mais adiante aquele líder dos Elfos que encontram o grupo do Frodo sugere a mesma coisa. Bom, mas aonde eu quero chegar é o seguinte: De qualquer jeito Sam seguiria Frodo, pois ele não aguentaria ficar longe de seu menstre por muito tempo. :cerva:
 
Sim, Sam teria seguido Frodo, isso todos sabemos, mas a questão é Se Sam NÃO tivesse seguido, se ele ficasse doente e não pudesse ir, sei lá....o que aocnteceria: Frodo não conseguiira destruir o Um nem aqui, nem em Mordor!
 
Se Sam não tivesse seguido Frodo,Frodo não ressistiria ao anel e ele usaria para si proprio ou Sauron poderia matar Frodo e pegar o anel e dominaria tudo.
 
É, não acho que a conversa da janela varia alguma diferença na decisão de Sam seguir Frodo. Mas se por alguma razão ele não pudesse acompanhar Frodo na jornada, este com certeza não conseguiria chegar a Mordor. Não sozinho. Teria aguentado muitas dificuldades sim, mas não terminaria o percurso ileso. Por muitas vezes Frodo quase se entregou ao poder do Um, ou já não tinha forças para continuar. Estava esgotado física e psicologicamente. E em todos esses momentos Sam estava ao seu lado para lhe dar força, esperança. Durante toda a jornada Sam foi aquele apoio que te ajuda a dar o próximo passo, te mostra que ainda tem razões pra não desistir.

Sim, Sam teria seguido Frodo, isso todos sabemos, mas a questão é Se Sam NÃO tivesse seguido, se ele ficasse doente e não pudesse ir, sei lá....o que aocnteceria: Frodo não conseguiira destruir o Um nem aqui, nem em Mordor!

Só um comentário.. Essa frase ficou engraçada!! :hihihi:
 
Frodo não teria conseguido destruir o Anel sem a ajuda de Sam... Tolkien deixa isso claro em váaaaaaaaaaaaarias partes da história. Por isso acho que ele não teria ido longe sem o Sam... talvez ele tivesse outro companheiro que soubesse lutar e tal, mas a amizade que ele tinha com o Sam era única... e esse sentimento foi mt importante durante a jornada.
 
Não existe frodo sem sam, ele sucumbiria antes não por inimigos mas pelo um anel, sem sam frdod falharia completamente.
 
Como disse Lyvio, Frodo sucumbiria, pois Sam além de estar a disposição em todos os momentos difíceis, ainda era o mais cauteloso entre os quatro hobbits e estava sempre alerta para os perigos que poderiam atingir seu senhor.
 
Sam sempre foi o que salvava Frodo de tudo.Se Sam não tivesse seguido Frodo ele não chegaria nem à metade de sua jornada.

SAM É O HERÓI!!! xD
 
Acho que Frodo não conseguiria, só se no percurso ele encontra-se outro tipo de ajuda. Sam ajudou muito Frodo, quando este estava ficando dependente do Um Anel. Portanto, na minha opinião, Frodo não conseguiria.:cool:
 
Acho que a saga do anel não seria saga e acabaria ali mesmo pelo condado, se é que vocês me entendem.

gr
 
Eu acho que o Frodo teria sido pego pelos nazgûl.
Não sou muito otimista em relação ao Frodo prefiro acreditar que ele so conseguio por causa do Sam.
Grande Sam!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo