• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Planeta com algumas caracteristicas similares a Terra é encontrado!

Bellcross

Ei, Ó o Auê aí ó !
Para o descobridor do primeiro planeta capaz de abrigar vida fora do Sistema Solar, esse foi só o começo da brincadeira. Em entrevista exclusiva ao G1, o astrônomo Michel Mayor, do Observatório de Genebra, na Suíça, afirma que muitos outros astros dessa categoria serão descobertos nos próximos anos.

"Para nós, o que é mais estimulante a respeito desse achado é que ele mostra que, de fato, os planetas terrestres [ou seja, rochosos, como a Terra] são muito comuns no Universo, mais comuns do que os gigantes gasosos", diz Mayor.

Segundo o cientista, logo serão encontrados astros ainda menores, até chegarem a localizar virtuais gêmeos da Terra. "Estamos convictos de que temos hoje a tecnologia para detectar planetas bem menores que esse, com tamanho ainda mais próximo do terrestre."

Mayor sabe do que está falando. Foi ele o responsável pela descoberta do primeiro planeta extra-solar -- um gigante gasoso em órbita da estrela amarela 51 Pegasi. Desde 1995, quando ocorreu esse avanço pioneiro, mais de 200 planetas extra-solares foram descobertos. Mas a maioria era composta por astros gigantes, do mesmo tipo de Júpiter. Isso criou a impressão inicial de que os planetas grandalhões podiam ser mais comuns que os pequeninos, como a Terra. Mas era apenas um viés criado pela técnica.

Para descobrir planetas, Mayor e seus colegas contam com evidências indiretas -- como a luz do planeta é muito fraca para ser observada diretamente, o que os cientistas fazem é observar o movimento que a estrela faz, atraída por seus planetas conforme eles avançam em suas órbitas. Naturalmente, quanto maior o planeta, maior o efeito, e mais fácil fica detectá-lo. Por essa razão, até hoje a imensa maioria dos astros catalogados é composta por gigantes gasosos.

Entretanto, os cientistas têm refinado sua técnica, e agora chegaram a um ponto em que podem descobrir planetas de massa similar à da Terra. Com o instrumento Harps, instalado num telescópio de abertura de 3,6 metros no ESO (Observatório Europeu do Sul), Mayor e seus colegas conseguiram encontrar um astro potencialmente habitável com apenas cinco vezes a massa terrestre ao redor da estrela Gliese 581. E agora prometem que a busca de um planeta do porte exatamente como o da Terra está a, no máximo, alguns poucos anos de distância.

"Estou certo de que mais e mais desses objetos serão encontrados, com massas cada vez menores."

0,,10358597,00.jpg


Além do refino da técnica, os alvos de estudo do grupo também devem ser duplicados em breve. "Acabamos de ter uma conversa com o pessoal da Universidade Harvard para instalar uma cópia do Harps num telescópio no hemisfério Norte", relata o cientista. "Com isso, poderemos procurar por esses planetas nos dois hemisférios."

Mayor também aponta dois telescópios espaciais que poderão fazer a diferença nos próximos anos nessa busca por outras Terras. Um é o satélite Corot, lançado pelos europeus no final do ano passado; outro é o Kepler, que deve voar em novembro de 2008. Eles usarão uma outra técnica (que envolve a passagem do planeta à frente de sua estrela, diminuindo seu brilho total) para encontrar esses astros.



Confirmações de vida
Mesmo com esses satélites, tudo que poderemos fazer é descobrir a existência desses mundos -- muitos deles estarão na chamada Zona Habitável, região do sistema planetário em que não é nem muito quente, nem muito frio, e a água pode existir em estado líquido na superfície. Mas quantos deles serão efetivamente habitados, ou seja, possuidores de vida?

"Constatar isso não é impossível; é muito difícil, mas não impossível", diz Mayor. Ele destaca que tanto a Nasa (agência espacial americana) quando a ESA (Agência Espacial Européia) têm seus projetos para fazer essas medições. Os ianques têm o projeto TPF (sigla para "Localizador de Planetas Terrestres") e os europeus apostam suas fichas no Darwin. Ambos poderão analisar a luz vinda desses planetas -- com ela, é possível procurar a "assinatura" dos gases presentes na atmosfera. Caso os cientistas encontrem oxigênio em grande quantidade, assim como vapor d'água, será uma evidência bastante concreta da presença de formas de vida.

Infelizmente, para que esses projetos espaciais sejam concluídos, será preciso esperar mais duas décadas.


Materia retirada de WWW.G1.COM.BR
 
Última edição:
Pelo que lí em outros lugares, é possível que o planeta em questão tenha a temperatura similar a da Terra. Entre 0 e 40 graus. Quem sabe se com a tecnologia do futuro, se cultivarmos o planeta não poderemos nos mudar caso destruamos esse aqui ?!

Detalhe: O sol dele é vermelho... será que achamos Krypton ?!
 
É Arda!! Brincadeirinha.......Vamos mandar os naturalistas para lá, eles plantam florestas no mundo todo, daí a gente se muda, com uma segunda terra (visto que a primeira ja foi pro saco)
 
e manda de volta eles para ca assim eles reflorestão tudo linpão o ar edpois voltamos. :p
ma imagina que lixo 3 dias e 6 horas de verão 3 dias e 6 horas de outono 3 dias e 6 horas de de inverno e 3 dias e 6 horas de primavera.
ia se muito loco.
 
e manda de volta eles para ca assim eles reflorestão tudo linpão o ar edpois voltamos. :p
ma imagina que lixo 3 dias e 6 horas de verão 3 dias e 6 horas de outono 3 dias e 6 horas de de inverno e 3 dias e 6 horas de primavera.
ia se muito loco.

Para isso servem as plantas trangenicas !:hanhan: :mrgreen:
 
Planeta novo com sol vermelho??
Uau...
Parece um filme de ficçao cientifica, mas acho que seria bem bacana, pelo facto de este planeta estar cada vez pior graças á poluiçao...
*yams*
 
Não acho que isso daria muito certo. Em vez de pensarmos na salvação da Terra poderíamos pensar no fim dela. Qual seria a dimensão de uma guerra pelo domínio de um novo planeta? :D

Se um planeta que pudesse abrigar vida tal como a conhecemos tivesse existência comprovada, não poderíamos simplesmente dizer: "Viva! Uma nova Terra pra nóisss!". 20 anos-luz definitivamente não é um pulo.
 
Cara, eu desisti, depois que estudei essa materia na escola, essas coisas de anos-luz, cara, que graca tem, o cara vem um negocio fazer bum, e ele ja fez bum na realidade, fazem "alguns" aninhos :/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo