• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O papel desempenhado pelo homem e mulher na sociedade

Malaman

Passion, what else?
(O título pode não estar bem explicito, mas foi o que lembrei)

Podemos observar que na grande maioria das sociedades, os homens sempre tiveram um papel de maior poder e de decisão, enquanto que as mulheres deveriam ser submissas a este, tendo como principais funções o cuidado do lar, a educação dos filhos e uma obrigação religiosa.
Ouve-se falar que a mulher deveria lutar para ter iguais direitos ao homem, e ouve-se falar que a mulher estava melhor naquele estado, do que ter que enfrentar o mundo do trabalho.
Onde se ouviu falar de discriminação da mulher, agora, com o poder ganho pelo sexo feminino, também se ouve falar de discriminação do homem.

Será que a discriminação dos sexos existe? É real na nossa sociedade? Que papel deveriam ter homem e mulher?

Exponham a vossa opinião (mas tentem ser objectivos e não entrem na "guerra dos sexos")

*yams*
 
Antes de falar de sociedade gosto de pensar nas bases disso.

Ah, e é difícil não entrar na guerra dos sexos se o tópico gira em torno desse "conflito".

É impossível ignorar que existe uma parcela machista dentro de nós homens assim como as mulheres nunca deixarão de ter sua parcela feminista dentro de si. Do mesmo modo você você pode não simpatizar em quase nada com o Brasil, mas tem sua parcela nacionalista, que se manifesta no momento propício, de defesa. Geralmente situações-limite.

Eu por exemplo não me dou NEM UM POUCO bem com meu irmão e minha mãe. Mal nos falamos, praticamente nos odiamos e quando tentamos mais contato acabamos brigando feio e ficamos sem nos falar por mais alguns meses. Independente disso eu tenho certeza que se eu tivesse que defendê-los algum dia eu faria isso, por conta do laço de sangue. É algo além da minha própria consciência. Um VALOR.

Não creio que eu seja o único a dar valor ao meu gênero, portanto. Quantos homens feministas ou mulheres machistas você conhecem? Existem, mas são raríssimos. Nós nos atrelamos aos grupos aos quais pertencemos, é uma característica humana. O que precisa ser feito é CONTROLAR o grau dessas inerentes preferências. Nenhum fanatismo ou exagero é positivo, como sabemos.

Conclusão: Omykron boiolinha.
 
Então... acho que ainda vivemos sobre um regime de dominação masculina. O Ego da sociedade contemporãnea, o indivíduo é pensado como um homem ainda. As mulheres ficaram historicamente com a parte ingrata da vida.
 
Então... acho que ainda vivemos sobre um regime de dominação masculina. O Ego da sociedade contemporãnea, o indivíduo é pensado como um homem ainda. As mulheres ficaram historicamente com a parte ingrata da vida.

Voçe ainda e como o meu tio?
Que diz sempre "lugar de mulher e na cozinha e na cama":lol:

Anyway...
Acho que neste momento ja ha um maior equilibrio entre os 2 sexos...
*yams*
 
Que tópico light Gaara...!

também se ouve falar de discriminação do homem.

:lol: Só pode ser piada. Ah não é?

Quantos homens feministas ou mulheres machistas você conhecem? Existem, mas são raríssimos.

Discordo Shazan, acho que grande responsabildade da perpetuação patriarcal cabe às mulheres. Não é uma acusação, longe disso. Mas é geralmente delas (ou foi predominantemente) que depende a educação dos filhos, que recebem uma educação totalmente machista.

Minha avó e minha mãe são muito machistas: "seja homem", "homem não chora", "fecha as pernas fulana", "ele pode, ele é homem", são algumas frases aparentemente inocentes que minha irmã e eu ouvíamos dela com certa freqüência. Mas elas carregam intrínsecas muitos preconceitos. Não quero fazer acusações como disse, mas dizer que deve ser um movimento conjunto de modificação da mentalidade.

Voçe ainda e como o meu tio?
Que diz sempre "lugar de mulher e na cozinha e na cama":lol:

O pior de tudo é que provavelmente ele acha isso mesmo. :roll:
 
Desde sempre a mulher foi considerada o sexo fraco... E daí a discriminação... Mas as mulheres agora têm um papel mais relevante na sociedade... Muita coisa mudou (em alguns sitios, é claro...) agora quanto à discriminação do homem... não sabia...
 
Terra Mulher disse:
Quinta, 27 de setembro de 2007, 09h05
Mulher é menos feliz que homem, concluem pesquisas

Duas pesquisas americanas chegaram, separadamente, à conclusão de que os homens de hoje são mais felizes que as mulheres. Segundo as pesquisas, dos anos 70 para cá os sexos trocaram de lugar na escala de felicidade: se naquela época elas eram um pouco mais felizes do que eles, atualmente são eles que levam vantagem.

Um estudo realizado pelo economista Alan Krueger, da Universidade de Princeton, perguntou aos pesquisados o que sentiam durante cada atividade que praticavam durante o dia.

Homens e mulheres deram respostas parecidas sobre o que gostavam de fazer (como sair com os amigos) e do que não gostavam (como pagar contas).

Entretanto, o estudo observou diferenças nas reações a diversas atividades. Entre as mais curiosas, eles notaram que homens sentem aparentemente bastante prazer em passar tempo com seus pais, enquanto mulheres consideram esta atividade apenas um pouco menos prazerosa que lavar roupa.

Outra conclusão foi de que, dos anos 60 até os dias de hoje, os homens foram reduzindo gradualmente as atividades que consideravam desagradáveis.

Atualmente eles trabalham menos e relaxam mais, disseram os cientistas, ao passo que a presença das mulheres no mercado de trabalho foi crescendo.

Nos anos 70, a mulher gastava 23 horas semanais com atividades consideradas desagradáveis - 40 minutos a mais que o homem. Hoje, se as mulheres continuam gastando o mesmo tempo em atividades de que não gostam, o tempo que os homens perdem caiu para 21,5 horas - o que aumentou para 90 minutos a diferença entre um sexo e outro.

"As mulheres atualmente têm uma lista muito mais longa de obrigações. E elas não conseguem fazer tudo. Portanto, muitas delas acabam se sentindo um pouco frustradas", avalia Krueger.

O casal de economistas Betsey Stevenson e Justin Wolfers, da Universidade da Pensilvânia, chegaram a uma conclusão semelhante em uma pesquisa que perguntava aos entrevistados o quão satisfeitos eles estavam com suas vidas.

Em 1976, 16% dos homens estavam satisfeitos com suas vidas; em 2007, a porcentagem subiu para 25%. Já a porcentagem de mulheres felizes se manteve igual: 22%.

Na opinião de Stevenson, a mulher de hoje provavelmente se sente menos feliz do que o homem porque, há três décadas, tinha ambições muito menores.

Segundo ela, uma estudante de Administração que encontrou recentemente resumiu o sentimento da mulher moderna. A estudante contou que a meta de vida de sua mãe se resumia a ter um jardim bonito, uma casa organizada e crianças educadas, que tivessem sucesso nos estudos.

"Eu também quero todas estas coisas, mas também quero uma grande carreira e ter impacto em um mundo mais abrangente", disse a estudante.

BBCBRASIL.com

E então?
 
A estudante de Administração quer as mesmas coisas simples que a mãe, mas quer bombar e fazer sucesso no mundo dos negócio? Quer os benefícios de dois mundos totalmente díspares? Se a maioria das mulheres pensar desta forma, não serão felizes nunca. Ou uma coisa ou outra.
No mínimo, querem se espelhar em pessoas de sucesso que, por alguma graça do destino, conseguiu manter uma vida simples em meio a riquezas que conseguiu ao longo da vida. E dá pra contar nos dedos quantos conseguem atingir tal objetivo.
 
O post vai render com certeza. Então vamos lá.
Homens e mulheres são diferentes biológicamente.(Uau eu sou um gênio!) Como seres humanos eles devem ter direitos iguais. Mas e as responsabilidades? Serão iguais também? E a capacidade física? Não é quaquer serviço "de homem" que as mulheres podem fazer. Na empresa onde trabalho o que mais vemos são mulheres que entram para desenvolver uma tarefa que há alguns anos era exclusivamente masculina. Nos primeiros dois anos não funcionário que acompanhe o desempenho delas. São formidáveis. Após esse período o corpo já não suporta mais e vão parar no INSS e nunca mais voltam a ser o que eram. Será que é necessário se expor a esse tipo de coisa?
Desde os primórdios da humanidade o homem sempre teve que demonstrar características bélicas e de liderança. Por isso "homem não chora", "Homem sempre tem que ter razão" o "homem tem que ser o líder".
Bom as coisas estão mudando. E essas características que foram essenciais para a sobrevivência da espécie não são mais fatores determinates na vida moderna. A liderança familiar deixou de ser exclusivamente masculina, o mercado de trabalho deixou de ser exclusivamente masculino. Hoje o homem tem que lidar com os problemas antigos do mercado de trabalho e tomar cuidado para não ficar pra trás de uma mulher. Que é capaz de fazer o mesmo que ele. Igual ou melhor e ainda por um custo menor.
A pergunta é:
Qual o novo lugar do homem na sociedade?
Alguém aí sabe a resposta?
 
Nossa sociedade continua incrivelmente machista, e, mesmo com uma concorrência mais justa e acirrada entre homens e mulheres no mercado de trabalho, elas continuam ganhando menos ao desempenhar funções iguais (como Jango havia mencionado). E, infelizmente, ninguém perpetua melhor o machismo do que as próprias mulheres. Há muito preconceito, as próprias mães ensinam os filhos a se comportarem de acordo com o estereótipo do "machão", e repreendem as filhas que agem de forma "moderninha". Também há vários exemplos de homens que se sentem frustrados por ganhar menos que suas mulheres, ainda dando razão a um antigo padrão de que "o homem é o chefe da casa". É difícil encontrar gente com mente aberta, e esse problema ainda está longe de ser resolvido.
Acho que uma coisa que ajudaria bastante a eliminar aquela história de "homem tem que ganhar o pão" e uniria mais ainda os casais seria dar licença-paternidade para aqueles que esperam um bebê, não só licença-maternidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo