1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O papel desempenhado pelo homem e mulher na sociedade

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Malaman, 20 Abr 2007.

  1. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    (O título pode não estar bem explicito, mas foi o que lembrei)

    Podemos observar que na grande maioria das sociedades, os homens sempre tiveram um papel de maior poder e de decisão, enquanto que as mulheres deveriam ser submissas a este, tendo como principais funções o cuidado do lar, a educação dos filhos e uma obrigação religiosa.
    Ouve-se falar que a mulher deveria lutar para ter iguais direitos ao homem, e ouve-se falar que a mulher estava melhor naquele estado, do que ter que enfrentar o mundo do trabalho.
    Onde se ouviu falar de discriminação da mulher, agora, com o poder ganho pelo sexo feminino, também se ouve falar de discriminação do homem.

    Será que a discriminação dos sexos existe? É real na nossa sociedade? Que papel deveriam ter homem e mulher?

    Exponham a vossa opinião (mas tentem ser objectivos e não entrem na "guerra dos sexos")

    *yams*
     
  2. Shazan

    Shazan siscapuliu

    Antes de falar de sociedade gosto de pensar nas bases disso.

    Ah, e é difícil não entrar na guerra dos sexos se o tópico gira em torno desse "conflito".

    É impossível ignorar que existe uma parcela machista dentro de nós homens assim como as mulheres nunca deixarão de ter sua parcela feminista dentro de si. Do mesmo modo você você pode não simpatizar em quase nada com o Brasil, mas tem sua parcela nacionalista, que se manifesta no momento propício, de defesa. Geralmente situações-limite.

    Eu por exemplo não me dou NEM UM POUCO bem com meu irmão e minha mãe. Mal nos falamos, praticamente nos odiamos e quando tentamos mais contato acabamos brigando feio e ficamos sem nos falar por mais alguns meses. Independente disso eu tenho certeza que se eu tivesse que defendê-los algum dia eu faria isso, por conta do laço de sangue. É algo além da minha própria consciência. Um VALOR.

    Não creio que eu seja o único a dar valor ao meu gênero, portanto. Quantos homens feministas ou mulheres machistas você conhecem? Existem, mas são raríssimos. Nós nos atrelamos aos grupos aos quais pertencemos, é uma característica humana. O que precisa ser feito é CONTROLAR o grau dessas inerentes preferências. Nenhum fanatismo ou exagero é positivo, como sabemos.

    Conclusão: Omykron boiolinha.
     
  3. Merthol Caladhir

    Merthol Caladhir Visitante

    Então... acho que ainda vivemos sobre um regime de dominação masculina. O Ego da sociedade contemporãnea, o indivíduo é pensado como um homem ainda. As mulheres ficaram historicamente com a parte ingrata da vida.
     
  4. Malaman

    Malaman Passion, what else?

    Voçe ainda e como o meu tio?
    Que diz sempre "lugar de mulher e na cozinha e na cama":lol:

    Anyway...
    Acho que neste momento ja ha um maior equilibrio entre os 2 sexos...
    *yams*
     
  5. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Que tópico light Gaara...!

    :lol: Só pode ser piada. Ah não é?

    Discordo Shazan, acho que grande responsabildade da perpetuação patriarcal cabe às mulheres. Não é uma acusação, longe disso. Mas é geralmente delas (ou foi predominantemente) que depende a educação dos filhos, que recebem uma educação totalmente machista.

    Minha avó e minha mãe são muito machistas: "seja homem", "homem não chora", "fecha as pernas fulana", "ele pode, ele é homem", são algumas frases aparentemente inocentes que minha irmã e eu ouvíamos dela com certa freqüência. Mas elas carregam intrínsecas muitos preconceitos. Não quero fazer acusações como disse, mas dizer que deve ser um movimento conjunto de modificação da mentalidade.

    O pior de tudo é que provavelmente ele acha isso mesmo. :roll:
     
  6. eowathiel

    eowathiel dançando lambada com um

    Desde sempre a mulher foi considerada o sexo fraco... E daí a discriminação... Mas as mulheres agora têm um papel mais relevante na sociedade... Muita coisa mudou (em alguns sitios, é claro...) agora quanto à discriminação do homem... não sabia...
     
  7. Fausto

    Fausto Lovely head

    E então?
     
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    A estudante de Administração quer as mesmas coisas simples que a mãe, mas quer bombar e fazer sucesso no mundo dos negócio? Quer os benefícios de dois mundos totalmente díspares? Se a maioria das mulheres pensar desta forma, não serão felizes nunca. Ou uma coisa ou outra.
    No mínimo, querem se espelhar em pessoas de sucesso que, por alguma graça do destino, conseguiu manter uma vida simples em meio a riquezas que conseguiu ao longo da vida. E dá pra contar nos dedos quantos conseguem atingir tal objetivo.
     
  9. Jango

    Jango Branca! Branca! Branca!

    O post vai render com certeza. Então vamos lá.
    Homens e mulheres são diferentes biológicamente.(Uau eu sou um gênio!) Como seres humanos eles devem ter direitos iguais. Mas e as responsabilidades? Serão iguais também? E a capacidade física? Não é quaquer serviço "de homem" que as mulheres podem fazer. Na empresa onde trabalho o que mais vemos são mulheres que entram para desenvolver uma tarefa que há alguns anos era exclusivamente masculina. Nos primeiros dois anos não funcionário que acompanhe o desempenho delas. São formidáveis. Após esse período o corpo já não suporta mais e vão parar no INSS e nunca mais voltam a ser o que eram. Será que é necessário se expor a esse tipo de coisa?
    Desde os primórdios da humanidade o homem sempre teve que demonstrar características bélicas e de liderança. Por isso "homem não chora", "Homem sempre tem que ter razão" o "homem tem que ser o líder".
    Bom as coisas estão mudando. E essas características que foram essenciais para a sobrevivência da espécie não são mais fatores determinates na vida moderna. A liderança familiar deixou de ser exclusivamente masculina, o mercado de trabalho deixou de ser exclusivamente masculino. Hoje o homem tem que lidar com os problemas antigos do mercado de trabalho e tomar cuidado para não ficar pra trás de uma mulher. Que é capaz de fazer o mesmo que ele. Igual ou melhor e ainda por um custo menor.
    A pergunta é:
    Qual o novo lugar do homem na sociedade?
    Alguém aí sabe a resposta?
     
  10. Menta Bolseiro

    Menta Bolseiro Quando bebo, fico pior do que

    Nossa sociedade continua incrivelmente machista, e, mesmo com uma concorrência mais justa e acirrada entre homens e mulheres no mercado de trabalho, elas continuam ganhando menos ao desempenhar funções iguais (como Jango havia mencionado). E, infelizmente, ninguém perpetua melhor o machismo do que as próprias mulheres. Há muito preconceito, as próprias mães ensinam os filhos a se comportarem de acordo com o estereótipo do "machão", e repreendem as filhas que agem de forma "moderninha". Também há vários exemplos de homens que se sentem frustrados por ganhar menos que suas mulheres, ainda dando razão a um antigo padrão de que "o homem é o chefe da casa". É difícil encontrar gente com mente aberta, e esse problema ainda está longe de ser resolvido.
    Acho que uma coisa que ajudaria bastante a eliminar aquela história de "homem tem que ganhar o pão" e uniria mais ainda os casais seria dar licença-paternidade para aqueles que esperam um bebê, não só licença-maternidade.
     

Compartilhar