• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Conselho dos magos

Kryshnack

I am more I
Bom, tenho uma dúvida sobre o conselho dos magos. Eu não lembro de quase nada do livro, mas a única "coisa" que lembro foi dita por Gandalf no filme A Sociedade do Anel. Ele falou que ia ver o líder do conselho, Saruman. Mas eu só lembro de 3 nomes de magos. Saruman, O Branco, Gandalf, O Cinzento e Radagast, O Castanho. Mas não tinha um outro cara que era o azul?? (eu não sei, mas me lembro de uma pequena citação sobre ele em algum lugar). Mas deveria ter mais um nome, porque acho que o conselho não era de apenas 3 magos. Ahh...e qual a diferença entre o Conselho dos magos e o Conselho Branco?? (se houver mesmo uma diferença).:think:
 
Bom, tenho uma dúvida sobre o conselho dos magos. Eu não lembro de quase nada do livro, mas a única "coisa" que lembro foi dita por Gandalf no filme A Sociedade do Anel. Ele falou que ia ver o líder do conselho, Saruman. Mas eu só lembro de 3 nomes de magos. Saruman, O Branco, Gandalf, O Cinzento e Radagast, O Castanho. Mas não tinha um outro cara que era o azul?? (eu não sei, mas me lembro de uma pequena citação sobre ele em algum lugar). Mas deveria ter mais um nome, porque acho que o conselho não era de apenas 3 magos. Ahh...e qual a diferença entre o Conselho dos magos e o Conselho Branco?? (se houver mesmo uma diferença).:think:

Não existia um "Conselho de Magos". Havia sim a Ordem, cujo líder (mais um principal representante que um "líder" no verdadeiro sentido da palabra), por concordância de todos os envolvidos, era Saruman, que adoptou a cor branca como seu símbolo. Para além dele, sabe-se que vieram mais quatro Istari para a Terra Média: Gandalf, o Cinzento, Radagast, o Castanho, e os dois Magos Azuis, Alatar e Pallando, que em Valinor se chamavam Morinehtar e Romestamo, respectivamente. Não se sabe ao certo aquilo que fizeram na Terra Média, apenas que viajaram para as terras a leste.

Você se devia querer referir ao Conselho Branco, em actividade até finais da 3ª Era, cujo líder também era Saruman, e que era constituído maioritariamente por Elfos, desde Galadriel a Elrond. De qualquer maneira, leia os Contos Inacabados, lá falam disso tudo.
 
Ok. Obrigado.:abraco: Mas eu tava me referindo a "ordem dos magos mesmo". Eu fiqui na dúvida se era "conselho dos magos" ou "ordem dos magos". Mas acabei usando erroneamente a palavra "conselho". Mas pode ter certeza que vou ler Contos Perdidos assim que puder:yep:
 
Faça isso, mas como um pequeno tira dúvidas, a Heren Istarion pertenceu unicamente a Terceira Era, era composta de cinco Ainur (Maiar), escolhidos em Aman para fazer frente ao crescente poder de Sauron na Terra-Média.
Os Istari apareceram na Terra-Média por volta do ano 1000 (T.E), eram eles Ólorin (Gandalf), Curumo (Saruman), Aiwendil (Radagast), Pallando e Alatar (mencionados em outra vertente como Rómestamo e Morinehtar). Foram eles indicados pelos Valar, é dito que Ólorin fora enviado por Manwë e Varda, Curumo por Aulë, Aiwendil por Yavanna e Pallando e Alatar por Oromë*.

Espero ter sido de alguma ajuda.
Abraços.
 
Ok. Obrigado.:abraco: Mas eu tava me referindo a "ordem dos magos mesmo". Eu fiqui na dúvida se era "conselho dos magos" ou "ordem dos magos". Mas acabei usando erroneamente a palavra "conselho". Mas pode ter certeza que vou ler Contos Perdidos assim que puder:yep:



Nao leia os Contos Perdidos nao rapaz, leia o Contos Inacabados....Agora, uma coisa que me veio a cabeça nesse post foi: afora Gandalf, Saruman, Galadriel e Elrond, quem mais fazia parte do Conselho Branco(nomes por favor) e pra que ele servia exatamente???
 
Sem a menor dúvida amigo, vou ler Contos Inacabados. Confundi a palavra "Inacabados" com "perdidos":dente: :dente: Quanto a sua dúvida, não posso fazer muito, sendo o criador do tópico tenho as mesmas dúvidas.


Quanto ao post do caro Aracno Elessar, foi de muita ajuda sim.:yep: Tea cerrto qe num tindi nada deses negóço de Mânue, criassão de Valar coisa e tal:timido: , porque não li o livro ainda, mas quando ler vou entender. Quando aos Istari, si, foi de muita ajuda!:upa:
 
Última edição:
Nao leia os Contos Perdidos nao rapaz, leia o Contos Inacabados....Agora, uma coisa que me veio a cabeça nesse post foi: afora Gandalf, Saruman, Galadriel e Elrond, quem mais fazia parte do Conselho Branco(nomes por favor) e pra que ele servia exatamente???

Círdan, Thranduil, e Erestor (o principal conselheiro de Elrond) estão confirmados como fazendo parte, é possível que Celeborn também fosse um elemento do Conselho, mas não se sabe mais nada a cerca dos restantes membros. Seriam todos os principais senhores e comandantes dos Eldar, provavelmente.
 
Em suma, como já bem explanado novamente pelo amigo 10º Membro, os membros do Conselho Branco, que fora formado em 2463 da terceira Era, eram representantes dos povos livres, ativos, que se opunham a Sauron.
O Conselho servia como baluarte na luta contra Sauron, na tomada de decisões e pensamentos dos povos livres. Tinha por finalidade evitar a volta efetiva do Senhor do Escuro. Em 2941, Bilbo nos contrafortes das Montanhas Sombrias achava o Um Anel, as coisas voltam a se movimentar, em 2951 Sauron retorna a Mordor, e então, após buscas e pesquisas, dee Saruman, e dos demais membros do Conselho, sendo que a alçada de pesquisas do Um a Saruman pertencia, eles se reúnem pela última vez em 2953. O assunto do Um Anel, e as suspeitas, ou ao menos, a menção do Condado e dos pequenos é feita, a primeira luz, no ano de 2851, num grande Conselho reunido em Valfenda, onde Saruman ridiculariza Gandalf por seu hábito com as ervas dos pequenos (que mais tarde sabemos que era na verdade, algo invejado, e que seria secretamente copiado por Saruman).

Abraços.
 
Ok. Então o Conselho Braco era representante dos povos livres. Mas porque só foi formado na terceira era, quando na primeira (ou na segunda) teve a Guerra dos povos livres contra Sauron, quando Isildur pegou o Anel. Os povos da TM não precisariam de ajuda ou coisa assim naquela época?
 
Última edição:
Ele se forma bem depois, na Terceira Era, em 2463, três anos após o fim da Paz Vigilante, num momento de preocupação com relação as ações de Sauron.
A Batalha da Última de Dagorlad, e aderrota de Sauron, ocorreu em 3434 da Segunda Era, e então começa o cerco a Torre Escura de Sauron. Em 3440 Anárion é assassinado durante o cerco, por uma pedra que fora jogada da Torre Escura. E em 3441, Sauron é derrubado por Elendil e Gil-Galad, e Isildur toma o Um Anel.
 
Ele se forma bem depois, na Terceira Era, em 2463, três anos após o fim da Paz Vigilante, num momento de preocupação com relação as ações de Sauron.
A Batalha da Última de Dagorlad, e aderrota de Sauron, ocorreu em 3434 da Segunda Era, e então começa o cerco a Torre Escura de Sauron. Em 3440 Anárion é assassinado durante o cerco, por uma pedra que fora jogada da Torre Escura. E em 3441, Sauron é derrubado por Elendil e Gil-Galad, e Isildur toma o Um Anel.
Hum, tá certo, Aracáno.

Mas acho que o que nosso amigo Kryshnack quer saber é por que o Conselho foi formado só bem depois de algumas das importantes Batalhas da Terra-Média. Ele poderia ter sido criado antes, para que os líderes pudessem tomar providências mais rápidas em relação a Sauron.

Mas aí entra a discussão de que os Maiar poderiam ter sido mandados pelos Valar mais cedo para a TM, ou seja, eles "demoraram" muito para ajudar. Bem, isso já é outra discussão e que eu não tenho mta base porque já faz um tempinho que li O Silma e ainda não li Os Contos.
 
É isso mesmo, cara amiga. Com certeza no ano 3434 da segunda era, os povos da TM não recusariam a ajuda de um conselho branco. Já que eles eram contra Sauron... Elrond já existia naquela época, quanto a Celeborn, Galadriel, e os outros menbros, não sei muito. E era nessa época que a ajuda era mais necessária, porque o Um Anel estava nas mãoes de Sauron, uma boa parte da TM sucumbira a seu poder. Acho que o Conselho devia ter sido formado mais cedo.:cool:
 
Dizer que a ajuda era mais necessária na Segunda, que na Terceira Era, não é bem verdade.
Durante a Segunda Era pode ser feita Aliança entre Homens e Elfos, e assim puderam fazer frente a Sauron. Na terceira Era os Humanos estavam fragilizados, Arnor em ruínas, Gondor sem um Rei, e os elfos partindo aos borbotões, por isso se mostrou necessária a ajuda vinda de fora.
Aos Valar pareceu urgente a questão da volta de Sauron, da Retomada do Um Anel, e do que poderia ocorrer em Endor se isso fosse fato consumado.
Quanto a Galadriel e Celeborn, é essa uma das histórias mais fragmentadas, existe, ab initio, uma diéia de Galadriel teria atravessado na Primeira Era as montanhas de Beleriand a leste, e em Lórien encontrou Celeborn. Isso remeteria a uma origem nandorin de Celeborn, que entra em conflito com a idéia de que ele habitou em Lindon, ao sul de Lûn. Mas a questão é que de qualquer forma já estariam em Endor na Segunda Era, e juntos.

Abraços.
 
Última edição:
Eu discordo, caro Elessar. Na terceira era, a TM estava mesmo fragilizada, mas Sauron estava "derrotado" e não precisavam de uma ajuda imediata, apenas de uma "liderança". Creio que seja diferente da segunda era, mesmo com a alianças entre elfos e homens, os povos livres quase perderam a guerra, foi por muito pouco. E acho que aí seria necessário uma "ação instantânea". E Gandalf (como já vimos em SdA) é muitíssimo útil em uma batalha, asim como Saruman,....:cool:
Mas não há dúvida de que a ajuda seria muito bem-vinda nas duas eras.
 
A questão não é minha opinião, ou achismos, mas sim o que pensaram os Valar.
De fato enquanto ainda juntos dos Primogênitos, os Humanos teriam mais chance, e assim como mencionou, após o resultado apertado da Batalha entre a Última Aliança e Sauron, os Poderes decidiram enviar auxílio.
Mas ainda assim, na Terceira Era não haveria poderio para fazer frente diretamente a Sauron, como foi feito na Segunda Era. Entende o que pretendo dizer com "necessário" o auxílio?
 
Fico alegre em ter ajudado. Mas por favor, de forma alguma se sinta acanhado por minhas colocações, duvidar e questionar é o que nos leva ao conhecimento, muito mais que simplesmente dizer: "é isso". =]

Abraços.
 
Eu discordo, caro Elessar. Na terceira era, a TM estava mesmo fragilizada, mas Sauron estava "derrotado" e não precisavam de uma ajuda imediata, apenas de uma "liderança". Creio que seja diferente da segunda era, mesmo com a alianças entre elfos e homens, os povos livres quase perderam a guerra, foi por muito pouco. E acho que aí seria necessário uma "ação instantânea". E Gandalf (como já vimos em SdA) é muitíssimo útil em uma batalha, asim como Saruman,....:cool:
Mas não há dúvida de que a ajuda seria muito bem-vinda nas duas eras.
Mas vc não leva em conta o fato que os Valar tinham como politica NÃO se meter diretamente nos assuntos da T-M. Na 3ª Era eles viram que a coisa ia desgrigolar de vez (lembra que eles pdoeriam "ver" o futuro, ainda que parcialmente), e enviaram os velhotes como um meio-termo.
 
Calma meu Saitor querido, acho que ele entendeu a questão dos Valar não terem, ao menos não ab initio, a intenção de intervir.

off-topic: andou sumido hein? =]
 
Mas vc não leva em conta o fato que os Valar tinham como politica NÃO se meter diretamente nos assuntos da T-M. Na 3ª Era eles viram que a coisa ia desgrigolar de vez (lembra que eles pdoeriam "ver" o futuro, ainda que parcialmente), e enviaram os velhotes como um meio-termo.
É, vc tem razão, Rama. Tinha me esquecido desse "detalhe" de não "se meterem na confusão dos outros"....:mrgreen:
E, bem, como pudemos ver pela estória, a ajuda veio em boa hora, senão, sem os Maiar, aí sim Sauron devastaria a T-M.

off-topic² - é mesmo, nem aparece mais no MSN tbm...dá um alozinho de vez enquando, querido. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo