• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

o Papel do Anel

Parisio

Usuário
a reboque da discussão no tópico sobre os confrontos com Sauron, me ocorreu debater de que forma o Um potencializava as faculdades de Sauron, ou seja, que vantagens ele via em sua criação e quais os meios para elas.

O fato de ele ter preterido uma dominação belicosa em favor de uma dominação mental – sobre os povos livres detentores dos demais anéis –, ao menos num primeiro momento, como preparação do terreno, transparece uma interessante faceta e mesmo uma mudança de paradigma na forma de confronto entre os potentados do bem e do mal.
 
Como eu disse no outro tópico, o Anel não potencializava as faculdade de Sauron em si, e sim apenas o completava. Sem o Anel, Sauron tinha apenas (suponhamos, como exemplo) metade de seu poder; com o Anel, ele tinha tudo de novo (menos é claro o que ele já havia gastado em outras coisas fora o Anel, como a criação de corpos novos depois da derrota para Huan, da submersão de Númenor e da derrota na Última Aliança).

No que diz respeito às faculdades mentais, Sauron tinhas as mesmas de sempre, o Anel não acrescentava ou diminuía isso.

Ele preferiu a belicosidade porque achava ser o caminho mais fácil e eficaz para conseguir o que desejava, assim como seu mestre, e o Anel teve a ver com isso, já que sua função era a de ser "Um Anel para a todos governar". Nessa ânsia de ter tudo a qualquer custo, ele cometeu o maior erro estratégico dele, que foi justamente a criação do Anel. Se não tivesse criado o Anel, a história da TM poderia ter sido beeeem diferente.
 
Mas não era um anel que ele havia colocado todo o seu poder?
 
Se fosse realmente todo o que Sauron colocou no Anel, ele teria com isso cometido suicídio no momento em que o Anel tivesse ficado pronto. :g:
 
Mas se não era todo o poder, pelo menos deveria ser muuiitto poder porque quando o Um foi destruído Sauron teve seus poderes drasticamente reduzidos, passando a vagar fraco e sem influencia pela TM.
 
De fato, a quantidade devia ser assombrosa. E creio que, mesmo não estando usando o Anel antes desse ser destruído, ainda era possível para Sauron ter uma existência "normal", ficando apenas mais fraco. Mas a partir da destruição do Anel, o poder que estava imbuído nele desapareceu do mundo, não podia mais ser recuperado nem sentido por Sauron de onde estivesse; e mesmo não estando em seu dedo Sauron sentiu o golpe de maneira esmagadora.

Foi vítima da própria soberba. Burrinho ele. :loser:
 
numa perspectiva pós-anel, sim, gabriel. a perspectiva a que me refiro é pré-anel. antes de criá-lo sauron era completo também, e se resolveu forjá-lo viu nisso alguma vantagem. é a natureza dessa vantagem que chamo "o papel do anel", aquilo que o artefato acrescentava aos planos de sauron.

eu disse que ele "preteriu" a dominação belicosa.
 
Penso desta forma: Sauron não tinha domínio sobre as raças livres da Terra-média antes da criação do Um Anel - e foi para esse intuito que ele o forjou, ou senão para nenhum outro, já que de resto a jóia só tornou seu poder mais vulnerável. Portanto, digo que o Anel era o meio (e não o poder em si) pelo qual Sauron exercia o que tanto desejava: o domínio sobre as raças livres da Terra-média. Uma vez que grande parte de sua vontade e poder ele havia concentrado nesse intuito, eles foram para a essência do Anel, e, uma vez perdido, Sauron se transformou negativamente.
 
Opa, li "preferido". :razz: Mas ainda serve, pelo menos em sua maioria. A única parte de "dominação mental" que ele tentou foi com os Anéis, e deu certo com os Homens (> Nazgûl), mas não com os Anões e muito menos com os Elfos, que perceberam o engôdo. De resto, ele partiu para o uso da força bélica como forma de dominação.

A vantagem que Sauron viu foi justamente essa: dominar os principais líderes das principais raças livres da Terra-média através de seu Anel e dos anéis menores.
 
Última edição:
Acho que a única vantagem que ele viu criando o Um foi controlar os demais anéis. Melhor que lutar com elfos, homens e anões seria tê-los sob seu julgo, fazendo o que ele quisesse sem questinamentos e sem rebeliões. O que ele queria que acontecesse com todos os portadores dos anéis, só aconteceu com os portadores humanos.
 
Última edição:
No final das contas, Sauron forjara junto com o anel o seu fim. Acho que ele não esperava que perderia o anel em uma batalha e por isso não se preocupava com a vulnerabilidade de seu poder. Por isso podemos entender porque no SdA ele tentava tanto e de tantas formas recuperar o Um. Sauron tinha plena sabedoria do "tamanho" de si que continha o anel.
 
Gabriel disse:
...como a criação de corpos novos depois da derrota para Huan, da submersão de Númenor e da derrota na Última Aliança)...
Eu estava relendo o Silma e li que depois de Huan derrotar Sauron, este assumiu um hroä de vampiro(vampiro??!) e ficou assombrando Dor-nu-fauglith.
Porque ele fez isso? Qual era sua importância nessa área?
 
Mas então Sauron fez tudo isso unicamente para dominar os portadores dos anéis? O que nem deu certo, afinal mesmo no caso dos humanos ele não conseguiu sua dominação, já que com o passar do tempo surgiram novos reis e novas forças. Mesmo com os nazgûl, ele não dominou os humanos. O que ele conseguiu foi uma porção de novos e poderosos servos, o que relativamente é quase nada considerando todo o risco que ele corria se separando de boa parte de sua essência. Pergunto-me o que ele pretendia: ele esperava que os nazgûl permanecessem eternamente no trono dos reinos humanos sob seu comando? O que ele esperava a acontecer que valia o preço de fazer o Um Anel?
 
Ele preferiu a belicosidade porque achava ser o caminho mais fácil e eficaz para conseguir o que desejava, assim como seu mestre, e o Anel teve a ver com isso, já que sua função era a de ser "Um Anel para a todos governar". Nessa ânsia de ter tudo a qualquer custo, ele cometeu o maior erro estratégico dele, que foi justamente a criação do Anel. Se não tivesse criado o Anel, a história da TM poderia ter sido beeeem diferente.
Caramb...alguém que concorda comigo que foi um erro Sauron ter criado o Um (do ponto de vista estratégico...):cerva:
 
é interessante lembrar que as fundações de barad-dûr estavam ligadas ao poder do anel, de modo q elas não seriam completamente erradicadas, se eu não estiver enganado, a não ser que o anel fosse destruído.

a dominação mental de que falo é tbm na perspectiva dos planos e intenções prévios de sauron. só chegou a concretizar-se precariamente, graças à perceptividade dos mírdain, que o obrigou a recorrer ao poder bélico. seu projeto inicial, entretanto, era controlar a vontade dos senhores dos povos-livres, tornando-se um senhor oculto por trás deles e logo, pelo que conhecemos de sauron, revelado.
 
Mas então Sauron fez tudo isso unicamente para dominar os portadores dos anéis? O que nem deu certo, afinal mesmo no caso dos humanos ele não conseguiu sua dominação, já que com o passar do tempo surgiram novos reis e novas forças. Mesmo com os nazgûl, ele não dominou os humanos. O que ele conseguiu foi uma porção de novos e poderosos servos, o que relativamente é quase nada considerando todo o risco que ele corria se separando de boa parte de sua essência. Pergunto-me o que ele pretendia: ele esperava que os nazgûl permanecessem eternamente no trono dos reinos humanos sob seu comando? O que ele esperava a acontecer que valia o preço de fazer o Um Anel?


Haran, é importante lembrar que, com a simples derrocada destes grandes reis, os homens tiveram seu poder drasticamente diminuído. além disto, foi um Nazgûl, o Rei Bruxo, quem destruiu os reinos dos dúnedain no norte, o que por si já justificaria na minha opinião a criação dos anéis. além disto, os anéis de poder constituiam, paradoxalmente, uma forma de perpetuação de Sauron, na medida que ele sabia ser praticamente impossível alguém resistir ao seu poder de sugestão (bem sabemos que Frodo, na verdade, falhou no final, e foi o "acaso" que destruiu o Um), desta forma eternizando Sauron através daquele corpo que portasse o Anel.:loser:
 
O Um tinha tudo para ser uma perfeita criação, mas a cobiça sempre estraga tudo, e esse acabou sendo o grande erro de Sauron.
 
Talvez seria impossível Sauron entrar em uma batalha contra os homens em tal época, então usou o anel para enfraquece-los, afinal os homens sem um líder facilitaria para Sauron.
 
Estive lendo esse fim de semana o SdA: O Retorno do Rei. Li a passagem onde Frodo e Sam entram em Orodruin e arrisco em dizer que o verdadeiro poder de Sauron estava contido nas Sammath Naur. Há um trecho dizendo que lá todos os poderes são nulos naquele local. E lembrando que foi justamente naquelas câmaras que foi forjado o Um e que só ali ele poderia ser desfeito, então a fonte de seu enorme poder não estava no Anel e sim em sua forja. É a impressão que tive na leitura.
 
ideia interessante. é esse tipo de coisa q quero discutir nesse tópico. podemos considerar o poder de uma forma mais abrangente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo