Deriel
Administrador
Como vocês estão vendo nos noticiários o tráfego aéreo brasileiro tá um caos. E as notícias são parciais, mesmo pq os Controladores de vôo são militares e portanto sujeito à hierarquia militar. Nada de eles poderem "contar o lado deles". Portanto, segue um pouco de informação sobre o outro lado:
Atrasos, atrasos, e cadê o maldito trafego aéreo?
Calma, não vamos direto ao assunto.... isso pode fazer mal a saúde de quem não entende das coisas.
Nos últimos dias, o Brasil vem presenciando atrasos de até sete horas em vôos domésticos. Nos aeroportos, o alto-falante avisa que o problema é o excesso de trafego aéreo. Mas que maldito trafego aéreo é esse que não se vê? “Oras, se não tem avião decolando, então não tem trafego!", disseram os mais exaltados às redes de televisão. Porém, o mundo não roda assim.
Devemos lembrar que cada controlador de trafego aéreo é responsável pela vigilância de, no máximo, 14 aeronaves em um setor1. O que acontece (acontecia) no Brasil era os controladores aceitarem às vezes o dobro desse limite. Isso, 28 aeronaves vigiadas por um único homem, gerando uma sobrecarga de trabalho e ainda aumento do nível de stress do trabalho do controlador, que é considerado o segundo maior nível do mundo.
E por que só agora eles estão seguindo o regulamento da ICAO2? Porque agora estão os culpando pelo acidente do GOL 1907 do dia 29/09/2006. Sim, existiu falha dos controladores de vôo no acidente, mas estão culpando homens que fazem malabarismo com os recursos que possuem.
Para piorar a situação, os senhores da ANAC, Infraero e FAB, simplesmente MENTEM sobre o ocorrido. Na sexta-feira 27, no Parque da Cidade, em Brasília, controladores do CINDACTA3 I, reuniram-se e decidiram fazer a chamada "Operação-Padrão", que nada mais é que seguir ponto por ponto o que os regulamentos de trafego aéreo permitem e nada mais que isso.
Voltando ao ponto, "Por que só agora?" Só agora, porque os controladores estão cansados de abaixarem as cabeças e obedecer ao que os senhores de alta patente mandam, receosos de sofrerem as elevadas punições disciplinares do meio militar.
E o que esses senhores fizeram?
1 - Passaram a mentir, culpando a aviação executiva e geral pelo excesso de trafego em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
2 - Passaram a omitir que, somado à falta de oito controladores, o sistema, que já se encontrava supersaturado, simplesmente parou de funcionar.
3 - Passaram a tomar medidas para parar o número 1 e silenciar qualquer tipo de aviso de existência do número 2.
Um exemplo da falta de preparo das "otoridades": A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu um NOTAM4 que não permite o vôo de aeronaves da aviação geral, nos setores da FIR5 Brasília que envolvem Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, no período de 07:30hs. às 12:30hs. e das 17:00hs. às 20:00hs. até dia 04/11. E a partir do dia 05, das 08:30hs. às 13:30hs. e das 18:00hs. às 21:00hs.
O que isso quer dizer? Que um setor de extrema importância para a formação de profissionais da aviação, que já se encontrava enfraquecido, simplesmente aparenta ter recebido seu tiro de misericórdia.
O congestionamento aéreo afeta as decolagens de quase todos os aeroportos brasileiros, pelo fato deles estarem integrados numa rede, que está sucateada, e ninguém faz nada para corrigir os erros. Então o atraso está sendo causado por excesso de aeronaves no ar, com falta de controladores e equipamentos no solo.
Esse problema poderia ter sido evitado se alguns Brigadeiros respondessem, sem mentiras, a algumas perguntas, dignas de uma CPI. Os Brigadeiros sabem da situação dos CTAs, porém é mais fácil mentir e omitir do que ter que admitir que, por culpa das escolhas deles o sistema está sucateado e largado às traças.
A pergunta principal é: "Para onde foi destinada à verba de taxa de uso de alguns auxílios rádio (aqueles mantidos pelo DECEA) e do serviço de controle de tráfego aéreo?", já que o dinheiro recebido dessas taxas deveria ser usado na manutenção e aquisição de equipamentos e no treinamento de CTA's.
Um viva às "otoridades" e suas escolhas.
1- Setor: Espaço aéreo o qual são compreendidos limites laterais e freqüências para um controlador. Isso faz com que um grande espaço aéreo esteja sempre "vigiado".
2- ICAO: Organização da Aviação Civil Internacional, sediada em Montreal - Canadá.
3- Cindacta: Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.
4- NOTAM: Notificação aos Aeronavegantes (NOTice to AirMen)
5- FIR (Flight Information Region): Espaço aéreo de limites horizontais o qual é responsabilidade de um centro de controle de área (ACC – Área Control Center), dividido em setores.
Publicado originalmente em: http://dutch-roll.blogspot.com/
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