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Problemas do Tráfego Aéreo Brasileiro

Deriel

Administrador
Como vocês estão vendo nos noticiários o tráfego aéreo brasileiro tá um caos. E as notícias são parciais, mesmo pq os Controladores de vôo são militares e portanto sujeito à hierarquia militar. Nada de eles poderem "contar o lado deles". Portanto, segue um pouco de informação sobre o outro lado:

Atrasos, atrasos, e cadê o maldito trafego aéreo?

Calma, não vamos direto ao assunto.... isso pode fazer mal a saúde de quem não entende das coisas.

Nos últimos dias, o Brasil vem presenciando atrasos de até sete horas em vôos domésticos. Nos aeroportos, o alto-falante avisa que o problema é o excesso de trafego aéreo. Mas que maldito trafego aéreo é esse que não se vê? “Oras, se não tem avião decolando, então não tem trafego!", disseram os mais exaltados às redes de televisão. Porém, o mundo não roda assim.

Devemos lembrar que cada controlador de trafego aéreo é responsável pela vigilância de, no máximo, 14 aeronaves em um setor1. O que acontece (acontecia) no Brasil era os controladores aceitarem às vezes o dobro desse limite. Isso, 28 aeronaves vigiadas por um único homem, gerando uma sobrecarga de trabalho e ainda aumento do nível de stress do trabalho do controlador, que é considerado o segundo maior nível do mundo.

E por que só agora eles estão seguindo o regulamento da ICAO2? Porque agora estão os culpando pelo acidente do GOL 1907 do dia 29/09/2006. Sim, existiu falha dos controladores de vôo no acidente, mas estão culpando homens que fazem malabarismo com os recursos que possuem.

Para piorar a situação, os senhores da ANAC, Infraero e FAB, simplesmente MENTEM sobre o ocorrido. Na sexta-feira 27, no Parque da Cidade, em Brasília, controladores do CINDACTA3 I, reuniram-se e decidiram fazer a chamada "Operação-Padrão", que nada mais é que seguir ponto por ponto o que os regulamentos de trafego aéreo permitem e nada mais que isso.

Voltando ao ponto, "Por que só agora?" Só agora, porque os controladores estão cansados de abaixarem as cabeças e obedecer ao que os senhores de alta patente mandam, receosos de sofrerem as elevadas punições disciplinares do meio militar.

E o que esses senhores fizeram?
1 - Passaram a mentir, culpando a aviação executiva e geral pelo excesso de trafego em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.
2 - Passaram a omitir que, somado à falta de oito controladores, o sistema, que já se encontrava supersaturado, simplesmente parou de funcionar.
3 - Passaram a tomar medidas para parar o número 1 e silenciar qualquer tipo de aviso de existência do número 2.

Um exemplo da falta de preparo das "otoridades": A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu um NOTAM4 que não permite o vôo de aeronaves da aviação geral, nos setores da FIR5 Brasília que envolvem Brasília, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, no período de 07:30hs. às 12:30hs. e das 17:00hs. às 20:00hs. até dia 04/11. E a partir do dia 05, das 08:30hs. às 13:30hs. e das 18:00hs. às 21:00hs.

O que isso quer dizer? Que um setor de extrema importância para a formação de profissionais da aviação, que já se encontrava enfraquecido, simplesmente aparenta ter recebido seu tiro de misericórdia.

O congestionamento aéreo afeta as decolagens de quase todos os aeroportos brasileiros, pelo fato deles estarem integrados numa rede, que está sucateada, e ninguém faz nada para corrigir os erros. Então o atraso está sendo causado por excesso de aeronaves no ar, com falta de controladores e equipamentos no solo.

Esse problema poderia ter sido evitado se alguns Brigadeiros respondessem, sem mentiras, a algumas perguntas, dignas de uma CPI. Os Brigadeiros sabem da situação dos CTAs, porém é mais fácil mentir e omitir do que ter que admitir que, por culpa das escolhas deles o sistema está sucateado e largado às traças.

A pergunta principal é: "Para onde foi destinada à verba de taxa de uso de alguns auxílios rádio (aqueles mantidos pelo DECEA) e do serviço de controle de tráfego aéreo?", já que o dinheiro recebido dessas taxas deveria ser usado na manutenção e aquisição de equipamentos e no treinamento de CTA's.

Um viva às "otoridades" e suas escolhas.


1- Setor: Espaço aéreo o qual são compreendidos limites laterais e freqüências para um controlador. Isso faz com que um grande espaço aéreo esteja sempre "vigiado".
2- ICAO: Organização da Aviação Civil Internacional, sediada em Montreal - Canadá.
3- Cindacta: Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.
4- NOTAM: Notificação aos Aeronavegantes (NOTice to AirMen)
5- FIR (Flight Information Region): Espaço aéreo de limites horizontais o qual é responsabilidade de um centro de controle de área (ACC – Área Control Center), dividido em setores.

Publicado originalmente em: http://dutch-roll.blogspot.com/
 
Última edição por um moderador:
Murphy já dizia que bem nesse período eu tenho que pegar um avião... dá-lhe chá de aeroporto pra mim... hoje...
Fora o salário dos controladores... é meio baixo, não???
 
Como eles são militares os salários seguem a hierarquia militar. Ou seja, a patente. Não importa se são controladores ou não, o salário deles não pode ser maior do que um oficial de patente superior mesmo não-controlador.
 
Não é à toa que eu fazia parte da comunidade "stress sinônimo de aeroporto" no Orkut. E eu não errei o nome da comunidade.

Viajar quase sempre é estressante, trabalhar no aeroporto é estressante, pensar em aeroporto é estressante.
 
Ainda bem que eu fato de odiar viajar de avião me poupa maravilhosamente desse excelente estresse.

Perder até 5 horas com chá de cadeira? Nesse tempo já praticamente cheguei ao Rio pela Dutra na sussa.
 
Olá, galera, sou controlador da TMA BH, e queria apenas complementar o que o Deriel postou acima:

Embora o problema de salário seja crônico (hoje, um 3Sargento ganha em torno de 1800 reais, para custear todas as despesas de sua família, (sendo que a maioria mora em grandes centros com aluguéis caros, escolas particulares compreços salgados e impossibilitados de assumirem quaisquer outros cargos ou empregos devido às escalas de serviço, que propositadamente alternam turnos para que não se possa ter uma rotina regular de trabalho); o dinheiro NÃO ESTÁ EM DISCUSSÃO NO MOMENTO!!!
ATENTEM PARA O SEGUINTE:
Hoje, no Maior centro de controle da América Latina, que é o entroncamento de rotas internacionais para todo o mundo, não há pessoal suficiente para todas as posições operacionais necessárias a uma operação segura.

Solução das nossas autoridades militares (que aliás já a adotam a muuuito tempo):

Setores são "agrupados", ficando uma dupla de controladores (sim, pois cada posição é guarnecida por um controlador e um assistente) responsável pelo DOBRO de tráfegos que suportaria normalmente.
As Equipes são reduzidas ao mínimo necessário, obrigando este profissional que está trabalhando com o dobro do tráfego a ficar mais de quatro horas ininterruptas na posição operacional (para se ter uma idéia, o recomendado pela ICAO é uma hora de serviço por uma de descanso);

As folgas são reduzidas ao máximo possível, obrigando os controladores a trabalharem em turnos cada vez mais próximos, destruindo sua vida familiar e tornando-os verdadeiros autômatos (trabalho-casa-trabalho) no controle de vidas humanas!

E o que é pior: Somado a isto tudo, estão compromissos militares, tais como desfiles, reuniões e escalas adicionais de guarda e segurança, tudo isto realizado justamente no já minguado intervalo de descanso...

precisa falar mais?

Mas digo sim, ainda há as falhas do sistema, supostamente ultramoderno (na verdade, ultrafaturado), que perde aeronaves, descorrelaciona alvos, termina planos em vigor, não provê as freqüências necessárias aos controladores e aos pilotos (pois as "moderníssimas" antenas de UHF na verdade são piores que as antigas, que já funcionavam mal (alguém aí levou dindin por fora?)

Assim, quando o homem não quer mais assumir para si o ônus de sacrificar-se e à sua família (há controladores em Brasília e em vários outros Centros de Controle do Brasil que acabaram casamentos, são alcoolatras, estão em tratamento psicológico), o que se propõe é um "aumento na gratificação"!

NÃO SOMOS MERCENÁRIOS, NÃO QUEREMOS ESMOLAS, NÃO QUEREMOS "CALA A BOCA"!!!
O QUE SE PEDE, NÃO, O QUE SE EXIGE SÃO CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, E O PROFISSIONALISMO QUE CADA CONTROLADOR DEDICA DIUTURNAMENTE, 24 HORAS POR DIA, 365 DIAS POR ANO, ESTENDIDO AS AUTORIDADES QUE DECIDEM NOSSOS DESTINOS (E OS SEUS TAMBÉM, USUÁRIOS, PILOTOS E TRIPULAÇÕES DE VÔO).
 
só fiz uma correção do texto, okay deriel?

Murphy já dizia que bem nesse período eu tenho que pegar um avião... dá-lhe chá de aeroporto pra mim... hoje...
Fora o salário dos controladores... é meio baixo, não???
controlador não quer melhor salário
ele quer chegar no radar, e ter certeza que a frequencia de comunicação vai funcionar, ele só vai ter que trabalhar com no máximo 14 aeronaves de uma vez, e ter as pausas durante o turno.
faz mais de ano que todos trabalham com acima de 14 aeronaves, que as pausas não são respeitadas (snme, 2 horas a cada 4 horas na frente do escope do RADAR), que as frequencias sofrem devido a degradação dos equipamentos de retransmissão...

salário por salário, ninguém que é sargento controlador está preocupado. Devido a falta de condição minima para trabalhar em segurança, o pessoal tem pulado fora do barco.

Ai o buraco cresce ainda mais, vai faltando controlador, e o sistema parou porque o pessoal decidiu seguir as regras a fio.

ontem por exemplo, o ministro Waldir Pires e a Dilma Rousseff foram no CINDACTA 1, pressionar os controladores a liberarem todo mundo como era antes.
Os controladores falaram "vocês falariam publicamente, se algum acidente acontecesse, que são os CULPADOS?"

e o impasse continua. Lula quer dar gratificação. Mas revitalizar os equipamentos que é bom....
CONTROLADORES DIZEM QUE MEDIDAS DO GOVERNO NÃO SÃO SUFICIENTES
Humberto Viana, do G1, em Brasília

O presidente do Sindicado Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, disse, após a reunião com o ministro da Defesa, Waldir Pires, na manhã desta quarta-feira (1º), que as medidas anunciadas pelo governo não são suficientes para alterar o quadro caótico nos aeroportos.

Ele defende que somente o aumento do numero controladores de vôo fará a situação voltar ao normal. Botelho colocou a necessidade de tirar da esfera militar todo o tráfego aéreo porque a hierarquização atrapalha a tomada de decisões dos controladores. O remanejamento de controladores de outras cidades para atender a demanda de Brasília, na opinião do presidente do sindicato, não surtirá efeito já que outras praças vão ficar com déficit de controladores.

“A posição dos controles é que a operação de controle aéreo não pode ficar em uma estrutura militarizada. Há muito tempo os controladores vêm pedindo aos comandantes concursos para controladores”, afirma. O último concurso aconteceu há 20 anos.

Botelho disse ainda que "somente dentro de 10 dias pode haver uma melhora do quadro nos aeroportos".
 
Última edição:
Eu acredito que isso não esteja ocorrendo por causa dos salários. Só comentei que o salário é baixo pra responsabilidade da função. :roll:
 
Também achei bem baixo o salário deles pra função que desempenham!
Pô os militares não podem fazer um mutirão pelo menos no feriado!
A tendência é que isso vá virando uma bola de neve e os atrasos vão causar ainda mais atrasos, lá na frente... Li uma notícia de que a previsão é que a coisa se normalize apenas de 30a 60 dias... Oh crap!!!
 
o salario é baixo devido a hierarquia militar.
começa como 3° sargento, se aposenta no máximo como sub-oficial.

de 30 a 60 dias no sonho deles né?
isso é solução de minuto, se arrumar nesse periodo, 6 meses depois piora.
 
andei vendo isso também, realmente não é nada agradável ficar dando rolézinho no aeroporto, baita azar do caramba... bom mas dane-se. O negócio é viajar, se atrasar paciência... tudo tem seu momento ruim rsrsrs

Pra galera que tá indo viajar pensem assim, antes ter que encarar horas no aeroporto para desfrutar uma agradável viagem do que ficar no conforto de casa por dias a fio na rotina de sempre...

Fico com pena é da galera que tá viajando a trabalho (indo ou vindo) isso sim é brabo, o cara tá doido pra chegar em casa ou então tá indo obrigado e ainda tem que aturar esses atrasos... aí é fogo
 
E só piora...

Tudo Paraná disse:
Caos no Aeroporto Afonso Pena: 83 vôos atrasados e dois cancelados no Afonso Pena

Os passageiros estão enfrentando transtornos nesta quarta-feira (1), véspera do feriado de finados, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Até as 16h20, a Infraero já havia registrado 83 vôos com atrasos, entre pousos e decolagens, e dois cancelados. Para os próximos dias, a previsão é pessimista. O presidente da Associação dos Controladores de Vôo do Rio, Jorge Botelho, afirma que é praticamente impossível evitar novos atrasos.

Os dois cancelamentos, segundo a Infraero, são da Tam. O vôo 3082 partiria de Porto Alegre e 3005 deveria ter saído de congonhas. A previsão é que mais vôos sofram atrasos nesta quarta-feira. A situação pode se complicar no fim da tarde.

Na terça-feira, das 154 operações de pouso e decolagens do Afonso Pena, 65 sofreram atrasos e oito vôos foram cancelados.

Além do Afonso Pena, já há registros de atrasos e cancelamentos nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. A partida ou saída das aeronaves destes aeroportos resultam em atrasos nos demais aeroportos de todo o país, num efeito cascata.

O motivo dos atrasos e cancelamentos é a operação-padrão dos controladores de vôo, que alegam discrepância entre o número de profissionais para suportar o intenso tráfego aéreo no país.

Novos atrasos

O presidente da Associação dos Controladores de Vôo do Rio de Janeiro, Jorge Botelho, disse, em entrevista ao Bom Dia Brasil, que é praticamente impossível evitar novos atrasos.

"Já está se prevendo que haverá novos atrasos. Não tem solução. O problema está em falta de pessoal. E o pessoal que está lá não tem condição de atender mais gente que está atendendo", afirmou Botelho, que se encontrou com o ministro da Defesa Waldir Pires nesta quarta-feira.

Para tentar reduzir os transtornos, o governo federal pretende realizar concurso para a contratação imediata de profissionais. O edital deve ser divulgado na segunda-feira. Waldir Pires, porém, já adiantou que a situação só deve se normalizar de 30 a 60 dias. Ele também acredita que as medidas anunciadas pelo governo não são suficientes para alterar o quadro caótico nos aeroportos.

Para evitar a sobrecarga nos aeroportos, o país precisaria, segundo a associação, contratar entre 400 e 500 novos controladores de vôo. Somente no Rio o déficit giraria em torno de 15 a 20 controladores. Trabalham nos aeroportos do estado entre 60 e 70 controladores, divididos em cinco equipes.

Fonte: http://canais.ondarpc.com.br/noticias/parana/conteudo.phtml?id=610201

Ei, não vou mais levar o Imagem e Ação pra passar o tempo no aeroporto... vou levar o Banco Imobilário que demora mais pra acabar...
 
Acabei de ver que em congonhas não dá dando teto devido a chuva...
Nem São Pedro colabora com o povo que vai viajar!!!!
Nossa sorte é que vamos por Guarulhos!!!
 
Vem cá, aproveitando que tá todo mundo preocupado com os próprios "problemas aéreos" aqui, eu pergunto..

Existe alguma chance da situação dar uma melhorada até o feriado do dia 15, daqui a duas semanas? :-P

Pelo que eu entendi, pra coisa ser solucionada mesmo (se é que vai ser plenamente solucionada - não creio que melhorem a tecnologia relacionada com as comunicações aéreas tão cedo), é uma questão de meses, como disse o Omykron. E não tem como contratar pessoal pra "semana que vem", porque esses profissionais precisam de cursos, período de estágio, etc...

Mas não existe uma possibilidade de dar uma aliviada depois desse feriado, sem prejudicar a segurança dos passageiros?

Olha o que o presidente da Infraero acha da questão da tecnologia:

Em 2003, o Conselho de Aviação Civil (Conac) afirmou que o contingenciamento de recursos financeiros para o setor poderia refletir na segurança dos vôos e resultar na degradação do sistema. Para Pereira, a reunião do conselho fez um prognóstico, mas muita coisa mudou de 2003 para 2006. "Algumas áreas cresceram fora do padrão, outras que estava prevista para crescer, não cresceram tanto", afirma. "Os investimentos feitos foram dentro das possibilidades governamentais e atendendo a determinados avanços tecnológicos". Ele afirma que só na Amazônia foram investidos 1,8 bilhões de dólares. "Agora, correr atrás da tecnologia é realmente complicado, os recursos são sempre escassos e não só no Brasil, no mundo todo. Nos Estados Unidos também há reclamações sobre equipamentos", diz. "Acredito que o país ainda está bem atendido tecnologicamente, mas necessidade de investimentos sempre haverá."

http://noticias.uol.com.br/uolnews/brasil/2006/11/01/ult2492u254.jhtm
 
CONTROLADORES DE VÔO NEGAM QUE ESTEJAM EM GREVE

Presidente de associação da categoria afirma que profissionais atuam no limite


O presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Vôo, Wellington Rodrigues, nega que a categoria esteja em greve. Ele diz que há anos o sistema trabalha no limite, e que o afastamento de 20 controladores depois do acidente da Gol, em 29 de setembro, agravou a situação. “Nós sempre trabalhamos no limite. Depois do acidente é que arrebentou a corda.”


Os controladores reclamam da pouca valorização.



Desde sexta-feira (27), os passageiros sofrem com atrasos de vôo nos principais aeroportos brasileiros. Fontes do setor afirmam que o problema é decorrência da implantação da operação-padrão dos controladores. Eles não pararam de trabalhar, mas adotaram medidas extras de segurança: estão monitorando, no máximo, 14 aeronaves simultaneamente, além de aumentar os intervalos entre pousos e decolagens.


De acordo com a associação, os problemas do tráfego aéreo no país não serão resolvidos com medidas de curto prazo. É preciso investir na formação e no treinamento dos controladores, na compra de novos equipamentos e na revisão da política salarial da categoria.
Na manhã desta quarta-feira (1º), controladores de vôo se reuniram com o ministro da Defesa, Waldir Pires. O ministro também convocou uma reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o comando da Aeronáutica e a Infraero.
a parte que eu grifei, eu tinha falado no texto que o fábio postou.

depois disso, o seguinte e-mail foi divulgado na lista do ABCTA¹, que um colega me repassou.
SNTPV, ACTARJ, ACTAGRU, FEBRACTA e ABCTA
O ministro mostrou-se bastante disposto a nos ajudar. Não posso dar maiores detalhes por e-mail. Assim que eu puder marcaremos uma reunião.
Estou sob forte pressão, mais do que nunca unam-se e me ajudem.
Peçam para o nosso pessoal não ligar mais para mim, pois estou sobrecarregado é o Brasil todo querendo falar comigo, terei que mudar meu número.
Estou desvinculando qualquer imagem sobre greve, pois a mesma não está acontecendo, a sociedade precisa saber que não somos os vilões da história.
Confia e Aguarda
Abraços
Wellington Rodrigues - Presidente ABCTA
¹: Associação Brasileira de Controladores de Trafego Aéreo.
 
Só uma informação pra completar:

Que eu saiba nem todo controlador de vôo é militar não, existem civis também, e esses ganham salários mais baixos do que os dos militares.
 

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