1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Problemas do Tráfego Aéreo Brasileiro

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Deriel, 1 Nov 2006.

1. Deriel

Deriel Administrador

Como vocês estão vendo nos noticiários o tráfego aéreo brasileiro tá um caos. E as notícias são parciais, mesmo pq os Controladores de vôo são militares e portanto sujeito à hierarquia militar. Nada de eles poderem "contar o lado deles". Portanto, segue um pouco de informação sobre o outro lado:

Última edição por um moderador: 1 Nov 2006
  2. Annë

Annë C´est la vie

Murphy já dizia que bem nesse período eu tenho que pegar um avião... dá-lhe chá de aeroporto pra mim... hoje...
    Fora o salário dos controladores... é meio baixo, não???

3. Deriel

Deriel Administrador

Como eles são militares os salários seguem a hierarquia militar. Ou seja, a patente. Não importa se são controladores ou não, o salário deles não pode ser maior do que um oficial de patente superior mesmo não-controlador.

4. Shazan

Shazan siscapuliu

Não é à toa que eu fazia parte da comunidade "stress sinônimo de aeroporto" no Orkut. E eu não errei o nome da comunidade.

Viajar quase sempre é estressante, trabalhar no aeroporto é estressante, pensar em aeroporto é estressante.

5. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Ainda bem que eu fato de odiar viajar de avião me poupa maravilhosamente desse excelente estresse.

Perder até 5 horas com chá de cadeira? Nesse tempo já praticamente cheguei ao Rio pela Dutra na sussa.

6. Alcarinollo

Alcarinollo Usuário

Olá, galera, sou controlador da TMA BH, e queria apenas complementar o que o Deriel postou acima:

Embora o problema de salário seja crônico (hoje, um 3Sargento ganha em torno de 1800 reais, para custear todas as despesas de sua família, (sendo que a maioria mora em grandes centros com aluguéis caros, escolas particulares compreços salgados e impossibilitados de assumirem quaisquer outros cargos ou empregos devido às escalas de serviço, que propositadamente alternam turnos para que não se possa ter uma rotina regular de trabalho); o dinheiro NÃO ESTÁ EM DISCUSSÃO NO MOMENTO!!!
    ATENTEM PARA O SEGUINTE:
    Hoje, no Maior centro de controle da América Latina, que é o entroncamento de rotas internacionais para todo o mundo, não há pessoal suficiente para todas as posições operacionais necessárias a uma operação segura.

Solução das nossas autoridades militares (que aliás já a adotam a muuuito tempo):

Setores são "agrupados", ficando uma dupla de controladores (sim, pois cada posição é guarnecida por um controlador e um assistente) responsável pelo DOBRO de tráfegos que suportaria normalmente.
    As Equipes são reduzidas ao mínimo necessário, obrigando este profissional que está trabalhando com o dobro do tráfego a ficar mais de quatro horas ininterruptas na posição operacional (para se ter uma idéia, o recomendado pela ICAO é uma hora de serviço por uma de descanso);

As folgas são reduzidas ao máximo possível, obrigando os controladores a trabalharem em turnos cada vez mais próximos, destruindo sua vida familiar e tornando-os verdadeiros autômatos (trabalho-casa-trabalho) no controle de vidas humanas!

E o que é pior: Somado a isto tudo, estão compromissos militares, tais como desfiles, reuniões e escalas adicionais de guarda e segurança, tudo isto realizado justamente no já minguado intervalo de descanso...

precisa falar mais?

Mas digo sim, ainda há as falhas do sistema, supostamente ultramoderno (na verdade, ultrafaturado), que perde aeronaves, descorrelaciona alvos, termina planos em vigor, não provê as freqüências necessárias aos controladores e aos pilotos (pois as "moderníssimas" antenas de UHF na verdade são piores que as antigas, que já funcionavam mal (alguém aí levou dindin por fora?)

Assim, quando o homem não quer mais assumir para si o ônus de sacrificar-se e à sua família (há controladores em Brasília e em vários outros Centros de Controle do Brasil que acabaram casamentos, são alcoolatras, estão em tratamento psicológico), o que se propõe é um "aumento na gratificação"!

NÃO SOMOS MERCENÁRIOS, NÃO QUEREMOS ESMOLAS, NÃO QUEREMOS "CALA A BOCA"!!!
    O QUE SE PEDE, NÃO, O QUE SE EXIGE SÃO CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, E O PROFISSIONALISMO QUE CADA CONTROLADOR DEDICA DIUTURNAMENTE, 24 HORAS POR DIA, 365 DIAS POR ANO, ESTENDIDO AS AUTORIDADES QUE DECIDEM NOSSOS DESTINOS (E OS SEUS TAMBÉM, USUÁRIOS, PILOTOS E TRIPULAÇÕES DE VÔO).

7. Omykron

Omykron far above

só fiz uma correção do texto, okay deriel?

controlador não quer melhor salário
    ele quer chegar no radar, e ter certeza que a frequencia de comunicação vai funcionar, ele só vai ter que trabalhar com no máximo 14 aeronaves de uma vez, e ter as pausas durante o turno.
    faz mais de ano que todos trabalham com acima de 14 aeronaves, que as pausas não são respeitadas (snme, 2 horas a cada 4 horas na frente do escope do RADAR), que as frequencias sofrem devido a degradação dos equipamentos de retransmissão...

salário por salário, ninguém que é sargento controlador está preocupado. Devido a falta de condição minima para trabalhar em segurança, o pessoal tem pulado fora do barco.

Ai o buraco cresce ainda mais, vai faltando controlador, e o sistema parou porque o pessoal decidiu seguir as regras a fio.

ontem por exemplo, o ministro Waldir Pires e a Dilma Rousseff foram no CINDACTA 1, pressionar os controladores a liberarem todo mundo como era antes.
    Os controladores falaram "vocês falariam publicamente, se algum acidente acontecesse, que são os CULPADOS?"

e o impasse continua. Lula quer dar gratificação. Mas revitalizar os equipamentos que é bom....

Última edição: 1 Nov 2006
  8. Annë

Annë C´est la vie

Eu acredito que isso não esteja ocorrendo por causa dos salários. Só comentei que o salário é baixo pra responsabilidade da função. :roll:

9. Marco

Marco may the force be with... wait

Também achei bem baixo o salário deles pra função que desempenham!
    Pô os militares não podem fazer um mutirão pelo menos no feriado!
    A tendência é que isso vá virando uma bola de neve e os atrasos vão causar ainda mais atrasos, lá na frente... Li uma notícia de que a previsão é que a coisa se normalize apenas de 30a 60 dias... Oh crap!!!

10. Omykron

Omykron far above

o salario é baixo devido a hierarquia militar.
    começa como 3° sargento, se aposenta no máximo como sub-oficial.

de 30 a 60 dias no sonho deles né?
    isso é solução de minuto, se arrumar nesse periodo, 6 meses depois piora.

11. Marco

Só quero que arrume pra hoje, foda-se os outros dias! :rofl:

12. Omykron

Omykron far above

tudo bem, mas se arrumar hoje, ainda hoje tem algum acidente. |=

13. Annë

Annë C´est la vie

:rofl: Esse é o Eleandïr ... :evil:

14. Elfo_Surfista

Elfo_Surfista Peidei...

andei vendo isso também, realmente não é nada agradável ficar dando rolézinho no aeroporto, baita azar do caramba... bom mas dane-se. O negócio é viajar, se atrasar paciência... tudo tem seu momento ruim rsrsrs

Pra galera que tá indo viajar pensem assim, antes ter que encarar horas no aeroporto para desfrutar uma agradável viagem do que ficar no conforto de casa por dias a fio na rotina de sempre...

Fico com pena é da galera que tá viajando a trabalho (indo ou vindo) isso sim é brabo, o cara tá doido pra chegar em casa ou então tá indo obrigado e ainda tem que aturar esses atrasos... aí é fogo

15. Annë

Annë C´est la vie

E só piora...

Ei, não vou mais levar o Imagem e Ação pra passar o tempo no aeroporto... vou levar o Banco Imobilário que demora mais pra acabar...

16. Anna Cwen

Anna Cwen Ourificada

então leva War, Annë!! :lol:

17. Marco

Acabei de ver que em congonhas não dá dando teto devido a chuva...
    Nem São Pedro colabora com o povo que vai viajar!!!!
    Nossa sorte é que vamos por Guarulhos!!!

18. Vem cá, aproveitando que tá todo mundo preocupado com os próprios "problemas aéreos" aqui, eu pergunto..

Existe alguma chance da situação dar uma melhorada até o feriado do dia 15, daqui a duas semanas? :-P

Pelo que eu entendi, pra coisa ser solucionada mesmo (se é que vai ser plenamente solucionada - não creio que melhorem a tecnologia relacionada com as comunicações aéreas tão cedo), é uma questão de meses, como disse o Omykron. E não tem como contratar pessoal pra "semana que vem", porque esses profissionais precisam de cursos, período de estágio, etc...

Mas não existe uma possibilidade de dar uma aliviada depois desse feriado, sem prejudicar a segurança dos passageiros?

Olha o que o presidente da Infraero acha da questão da tecnologia:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

19. Omykron

Omykron far above

a parte que eu grifei, eu tinha falado no texto que o fábio postou.

depois disso, o seguinte e-mail foi divulgado na lista do ABCTA¹, que um colega me repassou.
    ¹: Associação Brasileira de Controladores de Trafego Aéreo.

20. Isildur

Isildur Oh, no... More Porcelaine!

Só uma informação pra completar:

Que eu saiba nem todo controlador de vôo é militar não, existem civis também, e esses ganham salários mais baixos do que os dos militares.

Compartilhar