• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Problemas do Tráfego Aéreo Brasileiro

no incidente Gol-Legacy, esse foi o unico consolo para os parentes. Saber que não houve tempo de pânico ou de sofrimento: com a descompressurizacao todos perderam a consciencia na hora.

Não, falando sério, eu não tenho medo de aviões, e mesmo com tudo isso vou preferir um aviao a pegar um onibus com esses motoristas malucos por ai.

Agora o fato é que antes da gente pensar "que merda, vou me atrasar" por conta da operação padrão, melhor pensar que a margem de segurança aumentou um pouco por conta da conscientizaçao dos controladores, na mesma proporção inversa que essa consciëncia se esvai dos chefoes militares.

Eu até rezo para que um desses brigadeiros de araque se esborrache ou perca o rumo aereo e morra, mas o problema é que antes disso acontecer um monte se estrepa como os passageiros da Gol, a economia aerea entra em colapso (as acoes da Gol despencaram), etc..
 
Eu acho que vou pro Rio Grande de patinete..
bom é isso mas já tenho que arrumar as coisas pra sair um mês antes.. senão não chego a tempo..
foi um prazer..
tchau
 
no incidente Gol-Legacy, esse foi o unico consolo para os parentes. Saber que não houve tempo de pânico ou de sofrimento: com a descompressurizacao todos perderam a consciencia na hora.
pena que não houve despressurização.
os tripulantes lutaram com a aeronave até o momento que ela se fragmentou em pleno ar, a 7800ft de altitude (~2400m)

Não, falando sério, eu não tenho medo de aviões, e mesmo com tudo isso vou preferir um aviao a pegar um onibus com esses motoristas malucos por ai.

Agora o fato é que antes da gente pensar "que merda, vou me atrasar" por conta da operação padrão, melhor pensar que a margem de segurança aumentou um pouco por conta da conscientizaçao dos controladores, na mesma proporção inversa que essa consciëncia se esvai dos chefoes militares.

pena que nem toda a população tem essa mentalidade... para felicidade dos brigadeiros.
 
como eu disse, Micro, mesmo que tenham sido dois minutos eternos angustiantes intermináveis, prefiro isso a duas horas agonizantes entre ferragens da Dutra.

Ah, sim... por isso preciso me esforçar na minha mandiga para que algum figurão militar caia de seu avião. Eu só preciso desejar bem a ele mesmo que da forma errada que acontece (morreu a mãe de uma amiga que era fumante, pra quem eu sugeri parar de fumar, faz mal, blablabla... minha fessora queria ter só mais um filho, mas aí eu falei que era melhor 3, e veio gemeos...)
 
como eu disse, Micro, mesmo que tenham sido dois minutos angustiantes, para mim é melhor que duas horas agonizantes entre ferragens da Dutra.
de fato, bem melhor do que sofrer as conseqüências de um doido que não tem respeito a própria vida e acaba atentando para com quem gosta e muito da sua...
Ah, sim... por isso preciso me esforçar na minha mandiga para que algum figurão militar caia de seu avião. Eu só preciso desejar bem a ele mesmo que da forma errada que acontece (morreu a mãe de uma amiga que era fumante, pra quem eu sugeri parar de fumar, faz mal, blablabla... minha fessora queria ter só mais um filho, mas aí eu falei que era melhor 3, e veio gemeos...)
hahaa, que boca heim primula...
bom, segue uma cópia de um e-mail do centro curitiba (aonde o paraíba trabalha).
Os superiores do ACC Curitiba/CINDACTA 2 iniciaram sua retaliação. Ainda estou de férias mas sei que afastaram
um controlador por não concordar com os procedimentos que estão sendo aplicados para iludir o povo, que agridem
nossos principios de segurança e o bem maior que zelamos, a VIDA.

As ultimas ordens do CGNA e de superiores é que, em hipótese alguma, as aeronaves devem ser mantidas no solo. A
ordem é para decolar e, se necessário, manter as aeronaves em órbita na escuta do APP.

Toda uma equipe de controladores foi contra esse procedimento e apenas um controlador desta equipe foi
afastado, com o intuito de intimidar o restante.

Um supervisor, que encontra-se na escala de "controlador radar", por divergências operacionais, está sendo
ameaçado de ser afastado também, por questionar esses procedimentos.

O clima no Centro de Controle de Área de Curitiba está insuportável. Ninguém mais tem ânimo para trabalhar,
falta estimulo. Estão todos desmotivados.

O que estão fazendo conosco? Esquecem que somos humanos?

Annë Pitye disse:
Oia... ela explodiu ou as pessoas morreram na queda???
segundo o exame de causas mortis dos legistas do IML de brasília, a causa foi politraumatismo, o avião de fato se desfragmentou e as pessoas morreram pela queda.
 
segundo o exame de causas mortis dos legistas do IML de brasília, a causa foi politraumatismo, o avião de fato se desfragmentou e as pessoas morreram pela queda.
Não entendi. :ahn?:
Ele se desfragmentou no ar ou quando bateu no chão???

E eu prefiro morrer no chão... eu não sou normal mesmo...
 
Eu prefiro não morrer..
Mas se fosse pra ecolher preferiria uma morte rápida.. essa no ar..
 
desfragmentou no ar.
as pessoas foram lançadas para fora e morreram pelo impacto com o solo.
Que animador.

*ligando pra trocar as passagens do ano novo por ônibus, afinal Ctba - Rio nem é tãããão longe assim*

Ah sim outra questão técnica, raios caem em aviões??? O que foi a explosão e o clarão do último vôo, durante uma tempestade???
 
Que animador.

*ligando pra trocar as passagens do ano novo por ônibus, afinal Ctba - Rio nem é tãããão longe assim*
você já pensou nos riscos de assalto, batida durante a viagem, isso sem contar em estupro nas paradas?
Ah sim outra questão técnica, raios caem em aviões??? O que foi a explosão e o clarão do último vôo, durante uma tempestade???
Não, eles passam pelo avião.

só lembre que você e todos os sistemas do avião estão DENTRO de uma gaiola metálica (se você lembra das aulas de física do ensino médio, gaiola de Faraday), e quando um raio atinge um avião ele passa por toda o lado externo, e sai por aquelas pontinhas metalicas na ponta de cada asa, e até hoje, pelo que eu já li, não existem relatos de que raios derrubaram aviões de carreira.
 
você já pensou nos riscos de assalto, batida Não, eles passam pelo avião.

só lembre que você e todos os sistemas do avião estão DENTRO de uma gaiola metálica (se você lembra das aulas de física do ensino médio, gaiola de Faraday), e quando um raio atinge um avião ele passa por toda o lado externo, e sai por aquelas pontinhas metalicas na ponta de cada asa, e até hoje, pelo que eu já li, não existem relatos de que raios derrubaram aviões de carreira.

Animador..
É melhor o patinete..:mrgreen:
 
Eu também ainda prefiro 100000 vezes avião a onibus, por todos os motivos mencionados.

A chance de um avião cair é muito pequena (e de cair como o da Gol, em uma colisão, é quase nula)....se tiver que ser contigo ou com alguém próximo é uma merda, mas a chance é bem menor do que a de morrer em um onibus, ou mesmo ser assaltado. Notícias como essas aparecem todos os dias na TV....

Mas que ler relatos como esse dos controladores de curitiba desanima, isso desanima sim...
 
Cara, eu só vi esse tópico hj...

O pessoal tá falando de minha classe há um tempão e eu não havia entrado na discussão ainda... Bah! Isso é um absurdo!

Enfim, vamos lá... No post #51, o Omykron cita um email que conta do afastamento de suas funções de um controlador de vôo por não concordar em colocar as pessoas que voam nesse país em riscos ainda maiores do que eles correm.

Eu sou esse controlador!

Eu realmente não admito a hipótese de me omitir numa situação como essas. As coisas que estão acontecendo no Centro de Controle de Área de Curitiba são estarrecedoras! Estamos trabalhando sob a pressão de oficiais que querem ver todos os aviões decolarem vôo, não porque eles se preocupam com os passageiros, mas pq eles querem sair da mídia! Na cabeça deles, quanto menos aviões no solo, esperando pra decolar, menos a mídia vai evidenciar o quanto eles vêm sendo incompetentes.

Eu acho que não cabe aqui eu colocar pra vc´s detalhes técnicos dos problemas que os controladores de vôo têm enfrentado desde sempre e que agora foram evidenciados por uma tragédia. Eu gostaria de, ao invés disso, dizer-lhes que o nosso movimento visa a segurança dos usuários do sistema.

Em outras palavras, algumas pessoas se atrasam para que a namorada do Meriadoc chegue com segurança a Salvador, por exemplo.

Não se deixem levar por declarações das autoridades. Eles querem maquilar a situação para que as imperfeições não sejam vistas pela grande maioria das pessoas. Não esqueçam que eles são militares. E é assim, sempre foi assim e sempre será assim que os militares agem!

Peço a todos que não acreditem quando algum jornalista tendencioso e encomendado insinuar que nós, controladores de vôo, somos "mercenários que estão se aproveitando do acidente entre o Boeing e o Legacy pra conseguir um aumento de salário". Não é essa a nossa maior reinvidação! Eu costumo dizer que ganho mais do que o suficiente e menos do que eu mereço... Portanto, esse é o menor dos meus problemas!

O maior deles, sem dúvida é trabalhar numa atividade tão arriscada e de tamanha importância para a segurança das pessoas e para o desenvolvimento nacional sem os equipamentos necessários em boas condições de uso. É triste dizer a vocês que não conhecem o sistema que o radar com o qual eu trabalho apresenta perdas de deteção e nenhuma autoridade parece estar preocupada com isso.

Enfim, ao lerem notícias sobre o "apagão aéreo", procurem analisar criteriosamente quem é o bandido e quem é o mocinho nessa história.

PS: Príluma, eu confesso que vc não é a única nessa corrente de oração, viu?
 
Afastado = demitido? :eek:

Que bizarro, Paraíba! Isso é um absurdo, o que estão fazendo!
 
Afastado = demitido? :eek:

Que bizarro, Paraíba! Isso é um absurdo, o que estão fazendo!
afastado = retirado da escala de trabalho.
a diferença é que o alex foi afastado (na verdade, suspenso) por não se sujeitar a uma regra que põe em risco tripulações e passageiro, assim como todo o sistema.

ou seja, ele foi afastado por não seguir uma lei sem cabimento.
 
Como disse o Omykron, eu não fui demitido.
Eles não podem fazer isso comigo, apesar de quererem!

Ao invés de cumprir minhas atribuições como controlador de vôo, eu vou ao trabalho e faço outras atividades, geralmente relacionadas à burocracia e papelada.

O grande stress disso tudo é que eu sou o bode expiatório da vez! O meu chefe vai fazer de tudo pra me prender.

(Vale fazer um parentesis aqui... "Prender", no caso, seria uma punição disciplinar inerente ao meio militar. Se por acaso, eu for realmente "preso", eu sou obrigado a ficar detido num quartel em um quarto. Eles não podem me por numa cela com grades, etc... Fiquem tranquilos porque eu não vou pra Bangu 1!)

E qual seria o objetivo de me prenderem?

Os militares costumam fazer esse tipo de coisa para desestimular os demais a tomarem a mesma atitude que eu tomei. É algo típico do militarismo impor o respeito pelo medo!

Hoje eu estou bem assessorado judicialmente e estou tranquilo a respeito do que pode acontecer.
 
Caramba, muito bizarro isso, Paraíba.

Tá na cara que essa profissão não tem nada que ser controlada por militares...é uma função importante demais pra ser deixada na mão de gente que "manda e desmanda" desse jeito, punindo pessoas pra servir de exemplo pras outras, obrigando os empregados a trabalharem o tanto que os militares acharem que devem, etc...

Isso tinha que ser algo civil, sindicalizado e tudo mais. Um absurdo... :tsc:
 
Eu concordo com vc, Merry!

E venho aqui falar sobre o assunto para que as pessoas possam dizer: "Eu conheço um controlador de vôo. Eu sei das dificuldades dele." O apoio popular é importantíssimo para nós.

Antes do acidente, ninguém sabia o que eu fazia. Hoje em dia, eu posso sentar numa mesa de bar e discutir tráfego aéreo com as pessoas sem que elas façam cara de quem não entendeu nada!

Esse reconhecimento já é extremamente gratificante...

E o mais desmotivante da política em volta desse problema é ouvir uma ministra de estado de um governo que se diz de esquerda afirmar que não se pode desmilitarizar o tráfego aéreo porque o país se tornaria refém do sindicato!

É cada absurdo que se ouve...
 
Última edição:
Enfim, vamos lá... No post #51, o Omykron cita um email que conta do afastamento de suas funções de um controlador de vôo por não concordar em colocar as pessoas que voam nesse país em riscos ainda maiores do que eles correm.

Eu sou esse controlador!

Uai! Agora quando levantarem esse assunto numa roda de conversa eu posso dizer que eu conheço um controlador e que além de tudo ele está afastado por descordar dos desmandos dos militares.


Em outras palavras, algumas pessoas se atrasam para que a namorada do Meriadoc chegue com segurança a Salvador, por exemplo.

Eu realmente não gostei nem um pouco de ficar esperando quase 3 horas na ida e 2 na volta. Mas se isso me garante mais segurança na uma hora e meia que eu estou dentro do avião, eu acho plenamente justificado.

Peço a todos que não acreditem quando algum jornalista tendencioso e encomendado insinuar que nós, controladores de vôo, somos "mercenários que estão se aproveitando do acidente entre o Boeing e o Legacy pra conseguir um aumento de salário". Não é essa a nossa maior reinvidação! Eu costumo dizer que ganho mais do que o suficiente e menos do que eu mereço... Portanto, esse é o menor dos meus problemas!

Nunca imaginei que o problema maior dos controladores fosse salário. E acho as reivindicações justas. Deviam ter desmilitarizado o controle de tráfego aéreo há séculos. Mas fico triste que uma tragédia tenha tido que ocorrer para trazer esse debate à tona.

Mas aproveitando o tópico, se tivesse como você me responder umas coisas, seria ótimo, Paraíba. Afinal, como está a segurança atual? Nessa guerra entre os militares e os controladores, a coisa não está pior ainda? Sobre que região do país há mais risco de voar?

E eu sei que esse tópico não é sobre o desastre do Boeing da Gol, mas agora que começou o empurra-empurra da culpa, gostaria de saber a opinião de alguém informado a respeito.

Paraíba Hi-Tech disse:
E o mais desmotivante da política em volta desse problema é ouvir uma ministra de estado de um governo que se diz de esquerda afirmar que não se pode desmilitarizar o tráfego aéreo porque o país se tornaria refém do sindicato!

É cada absurdo que se ouve...

Nossa, essa merece um prêmio :clap: A falta de coerência do governo desse país me choca constantemente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo