• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 FHC, o que ele realmente quer?

Lordpas

Le Pastie de la Bourgeoisie
Eu tenho me feito essa pergunta desde o início dessas discussões todas.

WTF?

Um dos caras mais inteligentes do Brasil, raposa velha da política e tudo o mais enlouqueceu? O que diabos foi aquela carta?

E depois chama a tucanada de burra por não ter entendido o seu "discurso"?



Eu, sinceramente, não faço a mínima idéia sobre as reais intenções dele. E também me pergunto se depois disso tudo, qual o seu papel efetivo num futuro governo Alckmin (caso ele ocorra). Ou melhor, será que alguém quer ter FHC ao seu lado em algum momento? Não é por causa disso que o Chuchu tá tendo tanta dificuldade de pelo menos ir a um segundo turno?


Editando:

FHC: Eu errei. Serra era o melhor candidato
 
Última edição:
Não li a carta toda. Volto depois e edito.
Mas uma idéia preliminar soa em minha cabeça. FHC queria ter na história o destaque que Getúlio Vargas e Juscelino conseguiram. Faltou a ele carisma e realizações. O fantasma do esquecimento está rondando a vida deste idoso político que teme entrar pra história como ministro em vez de grande presidente ou estadista.
Para assemelhar-se a GV ele já escreveu a carta. Resta-nos esperar o tiro no peito.
 
Não li a carta toda. Volto depois e edito.
Mas uma idéia preliminar soa em minha cabeça. FHC queria ter na história o destaque que Getúlio Vargas e Juscelino conseguiram. Faltou a ele carisma e realizações. O fantasma do esquecimento está rondando a vida deste idoso político que teme entrar pra história como ministro em vez de grande presidente ou estadista.
Para assemelhar-se a GV ele já escreveu a carta. Resta-nos esperar o tiro no peito.
Me parece que ele está é comprometendo o seu lugar na história.

Aliás. Não.

Ele vai ser sempre o cara que privatizou 51 grandes estatais.
 
Não, o lugar dele na história tá garantido. Ele vai ser o cara que colocou o Brasil no rumo, criou uma política de saude forte e domou a economia (mesmo tendo enfrentado 4 crises mundiais). Sempre será conhecido pelo presidente mais influente e inteligente que o Brasil já teve.

Agora, quanto aquela carta.... pois é, bem bizarro. Nem eu entendi. Me soa como desabafo, i dont know. :think:
 
Não, o lugar dele na história tá garantido. Ele vai ser o cara que colocou o Brasil no rumo, criou uma política de saude forte e domou a economia (mesmo tendo enfrentado 4 crises mundiais). Sempre será conhecido pelo presidente mais influente e inteligente que o Brasil já teve.

Agora, quanto aquela carta.... pois é, bem bizarro. Nem eu entendi. Me soa como desabafo, i dont know. :think:
Ok, eu nem vou discordar de ti. Ele é sim um cara super culto-inteligente, etc. Ele teve DOIS carros chefes na saúde: AIDS e Genéricos e isso em seu SEGUNDO mandato. Talvez essa parte muito mais mérito do Serra do que dele mesmo.

Ele ofereceu sim uma alternativa ao falido modelo monetário nacional, embora tal alternativa pudesse ter sido muito melhor se tivesse havido PLANEJAMENTO por parte do tucanato.

Mas isso tudo não vem ao caso, apesar de ser claro que o PSDB em sí está ligado ao que foi feito durante esses 8 anos. Me parece que ele não quer é cair no ostracismo forçado, me parece que apesar da inteligência, as eleições de 2006 em sí estão afetando o seu ego político e fazendo ele ficar imprevisível pro que possa vir a acontecer em 2010. aham.
 
Eu nunca duvidei que o FHC é um dos caras mais inteligentes. Eu interpretei a carta como um desabafo realmente, como o TT1 disse. O fato dos candidatos do PSDB não defenderem o seu governo quando é atacado deve ser bem chato pra ele. Imaginem vocês, depois de terem sido presidente por oito anos. E vem a eleição agora, os partidos metem o pau no seu governo, e os seus aliados (amigos?) ficam quietos. Além de ser chato, bate no ego da pessoa. O FHC quer ter sim seu nome na história, e acredito que ele já tem. É inegável que para o bem ou para o mal, o país entrou em um novo patamar (inflação baixa, privatização, crescimento medíocre, etc, etc). Não estou entrando no mérito do que eu acho que seja certo ou errado, estou dizendo que houveram mudanças profundas aqui.

Todos dizem que os anos 80 é a década perdida. Se compararmos o crescimento econômico dos 80, com os 90, percebemos que nos 90 crescemos bem menos. E o que seria a década de 90 então? A década "não achada"? Não! Porque justamente tivemos essas mudanças estruturais, que faz com que ela não seja desprezada.

Com relação à ele dizer que Serra era melhor candidato, sem dúvida nenhuma eu acho que era. Porém, pra mim o Lula ganharia do Serra também, com o adendo de que o PSDB ficaria sem o governo de SP (o que não acontecerá agora).
 
Eu nunca duvidei que o FHC é um dos caras mais inteligentes. Eu interpretei a carta como um desabafo realmente, como o TT1 disse. O fato dos candidatos do PSDB não defenderem o seu governo quando é atacado deve ser bem chato pra ele. Imaginem vocês, depois de terem sido presidente por oito anos. E vem a eleição agora, os partidos metem o pau no seu governo, e os seus aliados (amigos?) ficam quietos. Além de ser chato, bate no ego da pessoa. O FHC quer ter sim seu nome na história, e acredito que ele já tem. É inegável que para o bem ou para o mal, o país entrou em um novo patamar (inflação baixa, privatização, crescimento medíocre, etc, etc). Não estou entrando no mérito do que eu acho que seja certo ou errado, estou dizendo que houveram mudanças profundas aqui.

Todos dizem que os anos 80 é a década perdida. Se compararmos o crescimento econômico dos 80, com os 90, percebemos que nos 90 crescemos bem menos. E o que seria a década de 90 então? A década "não achada"? Não! Porque justamente tivemos essas mudanças estruturais, que faz com que ela não seja desprezada.

Com relação à ele dizer que Serra era melhor candidato, sem dúvida nenhuma eu acho que era. Porém, pra mim o Lula ganharia do Serra também, com o adendo de que o PSDB ficaria sem o governo de SP (o que não acontecerá agora).
Tisf, nem todo mundo tem conhecimento de causa para admitir que (bem ou mal, da meneira certa ou errada) FHC mudou coisas no Brasil.

Admitir a reeleição de Lula e ainda em um Primeiro Turno com algo que pode beirar novamente 50 milhões de votos ou mais, pode sim acabar deixando a era FHC em segundo plano perante o grande senso.

E também, em questão de fidelidade partidária do eleitor, o eleitor do PT é muito mais fiel do que o Tucano e ousa defender os seus com muito mais afinco. Basta ver as pesquisas expontâneas, Lula aparece na frente em todas. Até mesmo em estados como o RS, em que Alckmin aparece na frente na estimulada (e olha que são 5 pontos percentuais).

Talvez esteja aí o problema do desabafo... FHC em 8 anos não conseguiu estimular essa ligação com uma massa fiel de eleitores que continuam votando PT mesmo com uma mídia estapafurdia em cima de escandalos. E é justamente por isso que Geraldão vai perder as eleições.

A menos que consiga reverter esse fato em 2, 3 semanas... o que está ficando cada vez mais difícil.
 
Penso eu que FHC acreditava piamente que o mandato de Lula seria um fracasso total, tanto do ponto de vista administrativo quanto da popularidade. E não foi por falta de condições que isso não aconteceu. Falhas administrativas, tivemos montes delas. A popularidade do presidente foi abalada? Sim. Os escândalos foram muito importante para isso. Então o que faltou para o fracasso político do projeto de governo do PT?
Faltou realmente empenho dos tucanos. Não tiveram coragem pra por o bloco na rua. Daí então o ressentimento do ex-presidente.
 
Admitir a reeleição de Lula e ainda em um Primeiro Turno com algo que pode beirar novamente 50 milhões de votos ou mais, pode sim acabar deixando a era FHC em segundo plano perante o grande senso.
Eu concordo que ele errou admitindo a vitória do Lula, acho que ele se precipitou mesmo. É o tipo de coisa que não era necessária ele fazer. Mas a era FHC foi marcante sim, até porque é inegável que o Lula deu continuidade a certas coisas, como a manutenção de um superávit primário, por exemplo, nunca se esquecendo das crises que houveram nesses oitos anos. É difícil governar com essas adversidades e o país estava bem fragilizado.

Jango disse:
Penso eu que FHC acreditava piamente que o mandato de Lula seria um fracasso total, tanto do ponto de vista administrativo quanto da popularidade.
Eu já acho o contrário. O FHC sabia que o Lula não ia quebrar o país (até pelos compromissos que ele assumiu durante a campanha), ele sabia que não haveria loucuras. E com a conjuntura mundial se mostrando favorável, o Lula estava no melhor dos mundos. Acho que o maior medo do FHC era esse. Se o Lula já está com 50% agora, imaginem se não tivesse havido todo o escândalo de corrupção, esse cara ia se reeleger com um percentual bastante alto.
 
No post nº2 deste tópico eu afirmei que não tinha lido a tal carta. Pronto agora já li.
Interessante como é fácil apontar o caminho certo quando não é você que tem que guiar a carroça. Lendo a carta noto muitas coerências com a realidade. Mesmo que ele no passado não tenha seguido o que pregou antes e nem mesmo o pregou nesta carta.

De fato eu abri esse post por um comentário a respeito das privatizações. Não sei em outros estados. Não tenho conhecimento de causa, mas em SC a privatização ferroviária foi um retrocesso digno de pena.
A América Latina Logística(ALL). Assumiu por aqui e fechou todas as linhas que não eram extremamente lucrativas. No norte do estado municípios como Porto União, Canoinhas, Irineópolis, Matos Costa entre outros. Ficaram de uma hora pra outra obrigados a escoar toda sua produção agrária/industrial pelas estradas. Contribuindo para a deterioração das mesmas.
Não estou falando de ampliação da rede. Coisa que foi alardeada como uma das grandes vantagens da privatização. Não houve ampliação e o pouco que tinha foi desabilitado.
Deixei este comentário como exemplo de que nem tudo que FHC proclama é como ele mesmo diz. Vejo as pessoas debatendo aqui e as vezes faltam-me argumentos pois a memória falha. Mas estes são fatos que testemunhei por isso não os esqueço e deixo-os aqui declarados.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo