• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Físico e aparência dos personagens

Haran

ㅤㅤ
Olá,

Alguém tem algum problema na hora de imaginar o físico e aparência de algum personagem?

Eu, quando vejo que o personagem é importante, muitas vezes tenho que parar a leitura para montar a aparência do personagem, recorrendo a atores, desenhos, etc. Geralmente a descrição não se garante por si só, então procuro usar uma pessoa parecida com a descrição. Outras vezes, tenho que mudar a aparência do personagem quando ele se mostra muito mais velho/novo do que pensava. Já os personagens secundários e figurantes são geralmente bem iguais.

O cúmulo foi em duas situações: a primeira foi em Cirion e Eorl, que não conseguia imaginar de jeito nenhum as personagens. Sem imaginá-los direito, a leitura não flui direito e tal. Então parei, procurei algumas ilustrações na internet e continuei a leitura normalmente.

A outra é agora, que estou lendo Excalibur e não consigo montar o Derfel, o personagem principal. Primeiramente eu o havia imaginado muito novo, pouco mais que um garoto, já que no começo do livro ele parece ser bem jovem. Coloquei-o um pouco mais velho, não tanto quanto ele era, mas deu pra ignorar. Porém, agora, não sei porquê, não consigo imaginá-lo mais corretamente. Parece que estou vendo um desenho ou sei lá, o personagem não fica tridimensional. Tentei mudá-lo novamente, mas como a mudança é maior parece que o personagem é que mudou. Nem da vontade de prosseguir com a leitura.

Enfim, coisa de doido, né? :tsc:
Opinem.
 
Bem, não concordo que seja coisa de doido.... Por exemplo, quando estava lendo " Assasinato do Expresso do Oriente " De Aghata Crstie, eu fiquei com tanta raiva do final que joguei o livro na parede..... Sem contar que quando li " A Rainha Margot " de Alexandre Dumas, pai, eu chorei....
Acho que algumas pessoas tem maior afinidade com literatura, pois conseguem viver realmente a estória... Como no seu caso... e no meu....
 
Olá, senhores!

No meu caso, em particular (e só daí é que posso falar com propriedade), não imagino um tipo físico "ideal" para cada personagem. Mas nem por isso deixo de me envolver com eles.
Acredito que cada leitor tem uma estratégia de leitura, de vivência que o auxilia a "entrar na estória", ato sem o qual a leitura simplesmente não acontece ou, quando acontece, nada deixa, nada desperta de significativo no leitor.
Vou-lhes contar um fato que acontece com freqüência comigo: muitas vezes imagino o personagem a partir do tipo físico de amigos, amigas, colegas de serviço e faculdade, bem como de acordo com o tipo físico do próprio autor, quando a narrativa é em primeira pessoa. Foi assim quando li A Metamorfose - via a todo momento o biotipo de Kafka na pele de Gregor Samsa, a ponto de imaginar a baratona de óculos e perninhas magrelas (como o tipo físico mirradinho de Kafka!)

Um grande abraço!!!
 
ja discuti issoa lgumas vezes com a namorada... eu nao tenho nenhuma dificuldade.... muito embora geralmente tenha a tendencia de fazer personages do masmo autor parecidos... (todos os meu protagonistas de Dostoy sao parecidos...) mesmo sabendo q eles nao sao muito.... mas sei q isso nao eh tao normal assim... minha namorada tem muita dificuldade nisso...


ahhh sim em livros dos quais vio o filme meus personas custumam a se parecer com os atoras... (um dos motivos pelos quais nao gosto de ver filmes q acho q vao arrazar com os livros... (SDA por exemplo)

se bem q o frodo e o bilbo estao otimos...

Dwarf
 
Nem da vontade de prosseguir com a leitura.

Enfim, coisa de doido, né? :tsc:
Opinem.

Po, não ter vontade de prosseguir com a leitura por causa disso realmente é demais...:lol:

Ainda mais o "Crônicas", um livro tão foda.

Bom, eu não me preocupo muito com a descrição física dos personagens não.
Traço na minha cabeça os aspectos mais gerais(se é gordo, magro, moreno, loiro...) e prossigo na leitura. O que mais me cativa em relação aos personagens é a parte, digamos, psicológica deles. Se um autor me convence que aquela pessoa poderia existir é que eu me apaixono pelo livro. Explicando melhor, se ele me deixa com a sensação de que conheço o personagem, mesmo ele não tendo um rosto muito bem definido na minha cabeça.
 
Parece ser algo extremamente babaca, mais chega a ser um grande incomodo na hora de ler, não consigo aproveitar bem a leitura se não ter uma imagem das personagens principais, afinal você tenta se concentrar nos acontecimentos mas se pega imaginando um personagem com aparência estranha e não convincente.

Sério, isso desanima e desconcentra na hora da leitura. Estou a ponto de achar que é um problema cerebral ou sei lá o quê. :stars:
 
Que nada Haran, eu sou assim também. :mrgreen:

Sei lá, acho que fica mais fácil de entender a história se você imaginar "a coisa", e sem falar que é muito divertido, fiz isso com HP [A Ordem da Fênix] e fiquei lendo por cinco horas, por que tava literalmente viajando ... :cool:

Você não é doido não :abraco:

bom, se você for ... eu também devo ser :think:


:mrgreen:
 
Mas acho que no meu caso chega a ser muito exagerado. Sempre quero imaginar a coisa de forma legal e tal, o personagem principal não deve ter uma aparência comum (diferente dos figurantes, que são muito parecidos). Porém nunca consigo imaginar o personagem de maneira convincente, parece que depois de um tempo o rosto da pessoa fica um pouco deformado ou sei lá, e quando isso acontece eu tenho que forçar e mudar a aparência do personagem em questão (acontece que isso é muito incomodo e chato de se fazer, além do que você dificilmente se acostuma com o novo jeito do personagem).
 
Mas você só consegue ler/gostar do livro se imaginar os personagens?
 
Bom, para mim isso é essencial, não dá para ler algum livro com os personagens todos iguais ou sei lá. E o problema é só com os personagens principais mesmo.
 
Bom, para mim isso é essencial, não dá para ler algum livro com os personagens todos iguais ou sei lá. E o problema é só com os personagens principais mesmo.

Faz o seguinte...tenta desenhar o personagem do jeito que vc o imaginar à primeira vista (ou primeira pensada)... Aí quando vc precisar pensar nele vc recorre ao desenho...
 
Comigo a coisa geralmente vai de biotipos conhecidos. Se estiver descrevendo fisicamente o personagem eu recorro a uma imagem conhecida e depois moldo o personagem se precisar.

Se não houver descrição física, vai com a psicológica. Bentinho e Capitu, por exemplo. As personalidades me levam a recorrer a essa ou aquela pessoa que acho que a imagem cabe na personalidade, depois eu vou moldando também, sem grandes dificuldades.

Mas comigo o personagem acaba sofrendo mudanças bruscas físicas ao longo do livro, por causa das situações que passa... dependendo de como a coisa se desenrola, o personagem vira até desenho de palitinhos, hehe.
 
não é que eu tenha muita dificuldade em imaginar personagens dos liros que costumo a ler mas de facto tive um pequeno problema ao ler 'O retrato do artista quando jovem' de Joyce... è que lá para o meio eu não conseguia
precepcionar muito bem a idade de Estevão (personagem principal) ás vezes me parecia demasiado inocente e criança e outras vezes me parecia um jovem adulto... Fikei confusa,mas o problema de não o conseguir definir muito bem fez com que as suas características fisicas ficassem um pouco distorcidas, para mim...
 
Isso acontece comigo também, não imagino o personagem na maioria dos livros, especialmente quando o autor não descreve detalhadamente a personagem, mesmo assim certas descrições não são para mim algo que me faça montar a imagem do personagem em minha cabeça, por exemplo quando o autor diz que certo cara é gordo eu não imagino uma pessoa gorda, mas quando leio lá na frente gordo logo me vem que é o tal cara.

Acredito que alguns autores não se importam muito com o físico de seus personagens, o que lhes importa é a personalidade, como Dostoiévski,li Crime e Castigo duas vezes e até hoje não faço a mínima idéia da imagem de Raskólhnikov.
 
Última edição:
Eu faço aparentemente um quebra-cabeça.
Se em uma parte fala que o personagem tem olhos castanhos, eu imagino uma pessoa (mais ou menos sem traços marcantes) com a tal característica, até que no fim do livro eu vejo o personagem inteiro e leio de novo.
 
o estranho é que na maioria das vezes os personagens mudam e eu imagino eles da "forma" antiga, demora um pouco pra cair a ficha
 
rogermg1 disse:
Bem, não concordo que seja coisa de doido.... Por exemplo, quando estava lendo " Assasinato do Expresso do Oriente " De Aghata Crstie, eu fiquei com tanta raiva do final que joguei o livro na parede..... Sem contar que quando li " A Rainha Margot " de Alexandre Dumas, pai, eu chorei....
Acho que algumas pessoas tem maior afinidade com literatura, pois conseguem viver realmente a estória... Como no seu caso... e no meu....
O mais perto de chorar que eu cheguei foi com "meu pé de laranja lima", só desgraça, fiquei meio amargurado.
Haran Alkarin disse:
Haha, se eu desenhasse bem... :dente:
Eu amo dessenhar, mas também sou péssimo.
Enrord disse:
eu imagino tipo um esboço de desenho...

sem muitos detalhes
Eu consigo formar uma imagem do personagem sem muita dificuldade, às vezes eles ficam muito parecidos com os atores dos filmes, eu até substituo a versão original pela própria cara do ator.
Mas, como no caso do Código Da vinci eu continuei com a versão original de todos os personagens.( a da minha cabeça)
 
Não tenho dificuldade em imaginar os personagens de livros, a não ser que sejam muito exóticos. No caso de livros que foram adaptados para o cinema, costuma usar a imagem do ator mesmo, mas sempre um pouco modificada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo