Regente Cósmico disse:
Eu acho que primeiro deve-se melhorar o ensino educacional em si, por que do que adianta pôr idosos em salas de aula se as mesmas estão caindo aos pedaços?
Não são as salas de aula que melhoram o ensino, e sim a boa formação dos professores, as verbas do governo, a dedicação dos alunos e vontade de fazer coisas novas. E isso não existe (salvo raros casos) em nosso país.
Agora...analisando melhor a situação e com base no que alguns usuários disseram, e pensando melhor sobre o que eu mesmo disse antes, até que seria bom se o projeto fosse adotado. Demoraria muito, mas o nosso país só ganharia.
O Brasil já está se tornando um país de idosos,e cada vez mais essas pessoas se tornam excluídas da sociedade. Muito pouco é feito para melhorar as condições de vida dos idosos (como projetos sociais), e tudo é muito mal divulgado (por exemplo, a esmagadora maioria dos idosos nem sabe que existe um "Estatuto do Idoso").
Se o projeto conseguisse ser implantado, grande parte do mal seria cortada pela raiz: o desenvolvimento do respeito.
O problema é como implantar o projeto. A sociedade é muito preconceituosa, e acha que os idosos não merecem tanto (o tal 'peso-morto'). Poucos pais conscientizam as crianças, e muitas escolas achariam que tal medida é perda de tempo. O governo? Primeiro os pobres economicamente ativos (e votantes), depois o resto.
Jango disse:
Primeiro arrumemos a casa e depois recebamos as visitas. Convidar os idosos para compartilhar o ambiente escolar brasileiro chegaria a ser um insulto, pois a maioria, eu disse a maioria, dos estudantes não respeitam, pais, professores , colegas e nem a si mesmos . Que dirá a idosos e idosas.
Jango, se não se começar a promover logo o respeito por parte dos estudantes aos pais, professores e colegas, como o país mudará? De algum modo esse tipo de melhoria tem que acontecer. E o projeto propõe um método. Pode não ser o único, ou o melhor (qual seria?), mas já é alguma coisa.