1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque o povo brasileiro tem preguiça ou não gosta de ler?!?!?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Erion Storm eyes, 2 Jan 2008.

1. Lindë Farfalla

Lindë Farfalla A Música é o idioma da Alma

Primeiramente, obrigada pela correção. Era exatamente isso o que eu queria dizer: inacessível.

Bem, quanto ao voto. Eu acredito que se um país quer se desenvolver tem de ser através da leitura. Ela é base para tudo. Oferece ao leitor um espírito crítico a partir das informações a respeito do que ocorre, possibilitando uma maior compreensão do mundo. Ou seja, fica mais inteligente. Assim, o seu voto (e todas as ações) tendem a serem otimizadas. O nosso país é tão bom quanto é o nosso voto. Se o Brasil ainda é país de terceiro mundo, é porque ainda não assimilou o hábito de ler, informar-se criticar e consequentemente abrir a possibilidade de ações conscientes.

Nosso mundo é escrito hoje. Época de tradição oral desapareceu devido à imprensa. Logo, é necessário uma política pública que incentive nos lugares mais inacessíveis essa propagação do hábito de ler. É necessário mostrar ao povo que um voto bom será um país bom.. e um voto ruim, um país decadente.

E hoje, raros são os políticos que mencionam educação como prioridade. A maioria visa segurança e emprego, coisas que só podem ser combatidas com educação. Segurança porque, ensinando o bandido a estudar e dando-lhe oportunidade, ele não terá mais porque roubar. Saúde porque, enquanto não tivermos médicos formados (processo que se começa no ensino básico e não por cotas), que adianta construir hospitais???

A questão, Alanië, é: o brasileiro não é um povo que não gosta de ler. É um povo que não lê. E isso, por falta de políticas governamentais que incentivem essa prática.. mas eles, os mensalões, vão querer um povo inteligente e crítico que note seus sutis desvios e que os tire do cargo? Isso que necessita ser mudado.. daí, a importância do voto. Mas aí é um ciclo vicioso: se o povo não lê, não está informado, e como saberá votar? É aí que se vê a grandeza das ONGs que andam com caminhões pelo nordeste e outras regiões levando leitura e diversão às crianças.

Última edição: 4 Jan 2008
  2. Guilherme Thorikan

Guilherme Thorikan Eu?? Eu não sou um

Na minha opinião, o problema de grande parte dos brasileiros NÃO GOSTAREM DE LER vem da infãncia.

Os pequenos, normalmente, não gostam de ler "os livros chatos" de escola, dos grandes mestres da literatura, por falta de incentivo tanto dos pais como do próprio sistema de ensino.

É uma coisa hereditária, se os pais não gostam de ler por causa que aprenderam assim na escola, vão passar para seus filhos.

O que precisa acontecer é um programa de incentivo a leitura aqui no Brasil. Pra ver se o povo começa ficar um pouco mais culto e começa a fazer mudanças que realmente mudam país pra melhor.

Abraços!:cerva:

3. Gley

Gley Usuário

Angelo,
    estou juntando material para um artigo científico de Psicopedagogia sobre a leitura e tecnologia.
    Gostei de sua resposta e gostaria de saber se poderia citá-la em meu trabalho.
    Aguardo,
    Gley

4. Calib

Calib Haven't had a dream in a long time...

Entendo que seja questão de educação perguntar, mas o cara não entra no fórum desde 2012... Pouco provável que leia o seu pedido. Mas citação, se for dado o crédito, é livre até onde eu saiba; não requer autorização, já que foi postada publicamente.

Eu diria: vai na fé. :joinha:

• Gostei! Gostei! x 1
  5. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

aproveitando o bump no tópico para compartilhar o texto e pedir opinião de vocês :dente:

daqui >
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Ótimo Ótimo x 4
    • Gostei! Gostei! x 2
  6. Erendis

Erendis how big, how blue, how beautiful Usuário Premium

ótimo texto @Ana Lovejoy
    é aquela tecla que eu sempre bato: a maioria das pessoas que tem o hábito da leitura adquiriu de casa, teve exemplo e gente que incentivou, sem isso é bem difícil pegar o hábito mesmo...

7. Elring

Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

Sei bem como é isso, minha afilhada de nove anos tem grande dificuldade em leitura na escola e, com a exceção de meu irmão e eu, ninguém mais lê livros por prazer. Preferem ficar lá, na frente da TV assistindo novela. Aí, quando a guria tem tema, xingam ela por ficar acompanhando a novela junto com a mãe e a avó. Pode isso, Arnaldo?

• Gostei! Gostei! x 2
    • Ótimo Ótimo x 1
  8. fcm

fcm Andarilho Errante

o que significa a "guria tem tema" ?
    Minha esposa trocou a novela por isso
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , não sei se é um avanço ou retrocesso. :think:

• LOL LOL x 2
  9. Calib

Quando a guria tem tema [de casa, lição, para fazer].
    Entendi isso.

• Gostei! Gostei! x 1
  10. fcm

fcm Andarilho Errante

não conhecia essa expressão não @Calib

11. Calib

Ah. O Elring é gaúcho. Talvez isso explique. Aqui a gente tem tema de casa pra fazer. :yep:

• Gostei! Gostei! x 2
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  12. Erendis

Erendis how big, how blue, how beautiful Usuário Premium

complicado mesmo isso, eu acho que o incentivo tem que vir de casa e desde muito cedo, ainda bem que lá em casa, a única que não lê é a minha vózinha e isso pq ela já tem 83 anos e tem dificuldade pra enxergar, pq antes ela adorava ler uns missais e orações...
    as crianças já aprendem desde pequenas a manusear os livros, Liza tem dezenas de livros e ganha um monte todo ano, ela sabe que, se falar pra mim que não tem mais nada pra ler eu já já cato uma promoção ou algo no sebo, além de ter vários livros meus que ofereço pra ela e muitas vezes comprar pra mim pensando no que ela vai poder ler também, por tudo isso, ela é uma das alunas mais elogiadas pelos professores, faz redação bacanuda quando eles pedem, tá fazendo os primeiros rascunhos de um livro que ela sonha em escrever, e ainda é solicitada sempre que a professora pede pros alunos lerem algo em voz alta dentro da sala
    eu fico super orgulhosa dela #mãecoruja
    Rafinha vai fazer 3 anos, mas ela já adora um livro, às vezes ela pega e fica horas folhando e inventando histórias pra ela mesma ou quando cansa vem lá e fala "mãe, leia! leia esse livro pra mim!" (gente, é coisa mais fofa deste mundo quando ela faz isso)

aqui é tarefa! pergunto pra Liza todo dia "já fez a tarefa?" "não tem tarefa?"

• Ótimo Ótimo x 1
    • Mandar Coração Mandar Coração x 1
  13. Maria Pretinha

Maria Pretinha Usuário

hahaha

Amei o "É isso mesmo, preguiça"

14. Ana Lovejoy

vish, fui ler os posts aqui e acho que minha frase de apresentação do texto ficou estranha, dá a entender que eu sou a autora do artigo. só para deixar claro, não sou, heim. quando pedi opinião era mais no sentido de se concordam ou não com o autor.

15. Maria Pretinha

Maria Pretinha Usuário

Ué, tá tranquilo, o texto está assinado bem no comecinho!

16. Ana Lovejoy

sei lá, depois o dono do texto aparece puto comigo, prefiro não correr o risco :dente:

17. adrieldantas

adrieldantas Remember Usuário Premium

Eu vejo como um avanço. Pelo menos ela está exercitando o cérebro. :)

• Gostei! Gostei! x 2
  18. Clara

Clara Blé... Usuário Premium

Então, não acho que é por preguiça que a maioria das pessoas não lê.
    Ainda que seja essa preguiça diferenciada que o autor coloca, de ter que achar uma utilidade imediata pro livro.

"E a literatura não é a única a sofrer o peso dessa mania utilitarista-imediatista. As artes, em geral, sempre foram e parecem estar fadadas a se tornarem “ocupações de desocupados que não tem nada mais com que se preocupar.”"

Música também é arte, cinema e TV também são artes e não têm essa imagem de "coisa de desocupado".
    Assim, quando não existia internet e mp3 e as pessoas compravam discos (ou faziam cópias pirata em fitas k7, sim, eu sou desse tempo :gotinha: ) ninguém perguntava "mas o que vou fazer com esse disco/fita/cd depois de ouvir?".
    Do mesmo modo, quando alguém diz: "passei o fim de semana assistindo filmes na internet", ou mesmo um mero "fui ao cinema" nunca ouvi alguém comentar que ele ou ela faz isso porque "é um(a) folgado(a) que não tem mais o que fazer".

Acho que a leitura (e aqui incluo outros tipos de arte como música clássica, ópera, teatro e artes plásticas) ainda é vista como algo de elite.
    Mais ainda, leitura é vista por muitas pessoas como atividade de pessoa bitolada e antissocial (e já aviso que aqui entro numas de mostrar o que vi e vejo, sendo leitora habitual, ao longo da vida) pois num mundo em que parece que tudo tem que ser socializado, feito em grupo ou no mínimo em dupla, o hábito da leitura (solitário por definição, mesmo que você participe de um Clube Leitura ou coisa do tipo) é visto com desconfiança, mesmo por pais e professores de que: "Essa criança vai virar uma esquisitona". :tsc:

• Gostei! Gostei! x 3
  19. adrieldantas

adrieldantas Remember Usuário Premium

Acho que hoje em dia, mais e mais pessoas procuram isolamento. Seja por livros, computadores, vídeo-games, etc... A vida moderna é sem sombra de dúvida mais reclusa e individualista.

Ter um hábito é uma coisa, ser viciado é outra; e nenhum vício é bom, até mesmo o da leitura.

20. Bruce Torres

Bruce Torres Let's be alone together.

(Falando em preguiça, reparei que não disse nada até agora nos últimos posts de literatura.) :lol:

• LOL LOL x 2