• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura Indicações 22º Livro

A relação de livros que já foram discutidos e não podem ser indicados novamente:
Livros:
1º Livro - O Eterno Marido (Dostoiévski)
2º Livro - Liberdade (Jonathan Franzen)
3º Livro - Senhora (José de Alencar)
4º Livro - Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
5º Livro - Madame Bovary (Gustave Flaubert)
6º Livro - O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)
7º Livro - Um Estudo em Vermelho (Arthur Conan Doyle)
8º Livro - Drácula (Bram Stoker)
9º Livro - As Relações Perigosas (Pierre Choderlos de Laclos)
10º Livro - O Sol é Para Todos (Harper Lee)
11º Livro - O Idiota (Fiódor Dostoiévski)
12º Livro - O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)
13º Livro - Razão e Sensibilidade (Jane Austen)
14º Livro - Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll)
15º Livro - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? (Philip K. Dick)
16º livro - Cyrano de Bergerac (Edmond Rostand)
17º livro - As Vinhas da Ira (John Steinbeck)
18º Livro - A Última Tentação (Níkos Kazantzákis)
19º Livro - Viagem ao Centro da Terra (Jules Verne)
20º livro - O Pai Goriot (Honoré de Balzac)
21º Livro - Ilusões Perdidas (Honoré de Balzac)

Eu sou favorável a indicar um livro de fácil acesso, mas nada que seja um calhamaço absurdamente longo (e.g. Ulysses, Dom Quixote, etc.).
Talvez em outros tempos o pessoal por aqui se animasse a lê-los dentro de um cronograma e tal, mas para reavivarmos o Clube deve ser melhor pegar mais leve.
Para facilitar minha própria vida, indico, nesses moldes, um que eu já tenho em casa haha:
O Processo - Franz Kafka
 
Eu ia sugerir A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, do próprio Julião! Mas se forem ler Vinte Léguas talvez eu participe! Mas dependendo de qual livro escolherem, se for algo sofisticado demais talvez eu dispense porque alguns livros simplesmente não são pra mim. Se não valer o voto na Volta ao Mundo voto em qualquer coisa da Jane Austen.
 
Você está oficialmente indicando A volta ao mundo em 80 dias, ou não? :roll:
(Talvez os votos no Julião se dividam, e ele morra na praia, de mãos vazias, enquanto vê os seus dois pássaros voando... enquanto ao fundo ecoa uma risada kafkiana.)
 
Você está oficialmente indicando A volta ao mundo em 80 dias, ou não? :roll:
(Talvez os votos no Julião se dividam, e ele morra na praia, de mãos vazias, enquanto vê os seus dois pássaros voando... enquanto ao fundo ecoa uma risada kafkiana.)
Estou votando em Volta ao Mundo, mas não sei se pode ter como candidato um outro livro do mesmo autor. :mrgreen:
** Posts duplicados combinados **
Aliás, só pode ser livro antigo/alta literatura? Só pra saber.
 
Aliás, só pode ser livro antigo/alta literatura? Só pra saber.

As Diretrizes do Clube pediam que, preferencialmente, se indicassem livros em domínio público que fossem traduzidos para o português e publicados no Brasil.
Mas a "regra" do domínio público só tem eficácia plena para os livros de autores lusófonos; para as traduções, continuam valendo as restrições autorais, que impedem a divulgação do livro integral na Web, etc. Nestes casos, porém, o domínio público significa quase sempre uma abundância de traduções/edições disponíveis, o que por si facilita o acesso ao livro via sebos ou bibliotecas, ou mesmo a edições de bolso etc. Por isso é que tem sido dada ampla preferência aos livros antigos (já que o domínio público ocorre só 70 anos depois da morte do autor). Mas não há qualquer obrigação de ser "alta literatura": você pode sugerir uma pulp fiction, por exemplo.

** Posts duplicados combinados **
Estou votando em Volta ao Mundo, mas não sei se pode ter como candidato um outro livro do mesmo autor.

As regras são omissas quanto à duplicidade de indicações de um mesmo autor; logo, presume-se válida a sua indicação.
Mas deixe para votar quando a enquete for aberta. :lol:

Já temos 03 (três) indicações; faltam mais 02 (duas) para se abrir a enquete.
 
Nooooooooossa acabei de ver que nunca fizeram leitura d'O Apanhador no Campo de Centeio! Tarde demais pra eu mudar meu voto? Eita, tô indicando coisa até demais. :lol:
 
O problema do Salinger é que só tinha uma edição disponível no mercado, e cara pra chuchu (nunca entendi, na verdade...)
Mas agora soube que a Todavia lançou outra, com tradução de ninguém menos que o Galindo, então parece convidativo... rs

upload_2019-7-17_10-46-22.png

Acho que você pode ainda mudar a indicação.
Até me parece melhor, para não fazer dobradinha do Verne.
 
Vai depender se todos conseguirem ter acesso ao livro. Se sim, voto no Salinger. Se não, voto no Julião que é mais fácil de conseguir. Vamos ver o que diz a galera.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo