• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As melhores e as piores leituras de 2023

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
O ano ainda não acabou, mas tem gente que já sabe que não vai ler mais nada e quer eleger seus melhores e piores livros lidos em 2023. Eu ainda tenho fé de que lerei alguma coisinha (e, com sorte, coisa boa) até o réveillon, então deixarei para dar meus dois centavos no começo de janeiro.

Vocês fiquem à vontade para listar em forma de top 5, top 10, top 50 (esse é exclusivo para o @Meneldur kkk) ou de qualquer outro modo que desejarem. Podem falar só dos piores ou só dos melhores.

É isso. :joinha:

Pronto, @Loveless, eis o tópico. ;)

-----
Listas de outros anos:
As melhores e as piores leituras de 2022
As melhores e as piores leituras de 2021
As melhores e as piores leituras de 2020
As melhores e as piores leituras de 2017 (esse flopou)
 
Vou colocar a melhor e a pior só, e contar apenas leituras novas e concluídas este ano.

Melhor leitura: As fontes do paraíso - Arthur C. Clarke
Pior Leitura: Noite - Érico Veríssimo
 
Como o ano ainda não terminou, quero evitar de escolher minhas leituras preferidas, porque ainda estou lendo um livro e devo ler mais outro até o finzinho. Mas as piores leituras eu já sei quais são, e não cometerei o erro de ler mais nada ruim na reta final do ano. Então, eis meu Top 3 Piores Leituras:

1. A grande fuga (Sylvio Pereira) Mesmo dando um desconto por ser adolescente, Série Vaga-Lume, etc., o livro é tosquinho, os personagens não cativam e toda a ação é forçada pra chuchu.
2. Orgulho e preconceito e zumbis (Jane Austen; Seth Grahame-Smith) — Num ou noutro ponto até tinha umas sacadas legais, dava pra rir do absurdo da situação, mas no geral foi bem fuém mesmo; o autor só inseriu cenas com zumbis entre as cenas originais, sem adaptar nada do que acontecia no livro da Jane Austen, então as cenas com zumbis não se integravam de modo algum à narrativa original e parecia o que de fato era: uma colcha de retalhos sem pé nem cabeça. O único valor literário era o das partes originais.
3. Multiverso pulp, vol. 1: espada e feitiçaria (Org. Duda Falcão) — Tem que fazer um esforço tremendo para gostar dos contos; acho que tinha só uns dois bons, e o resto meh, pra encher volume. Muita cara de fanfic; com cheiro de amadorismo.
 
2. Orgulho e preconceito e zumbis (Jane Austen; Seth Grahame-Smith) — Num ou noutro ponto até tinha umas sacadas legais, dava pra rir do absurdo da situação, mas no geral foi bem fuém mesmo; o autor só inseriu cenas com zumbis entre as cenas originais, sem adaptar nada do que acontecia no livro da Jane Austen, então as cenas com zumbis não se integravam de modo algum à narrativa original e parecia o que de fato era: uma colcha de retalhos sem pé nem cabeça. O único valor literário era o das partes originais.

péssima lembrança desse aí, pq estava super ansiosa para ler e qdo finalmente consegui achei xumbrega demais. hoje em dia talvez eu mudasse de opinião, mas quem é que tem tempo na vida para reavaliar livro inicialmente xumbrega, não é mesmo?
 
Como o ano ainda não terminou, quero evitar de escolher minhas leituras preferidas, porque ainda estou lendo um livro e devo ler mais outro até o finzinho. Mas as piores leituras eu já sei quais são, e não cometerei o erro de ler mais nada ruim na reta final do ano. Então, eis meu Top 3 Piores Leituras:

1. A grande fuga (Sylvio Pereira) Mesmo dando um desconto por ser adolescente, Série Vaga-Lume, etc., o livro é tosquinho, os personagens não cativam e toda a ação é forçada pra chuchu.
Li para a escola muuuuito tempo atrás. Na época, lembro de ter gostado, sem achar nenhuma maravilha.
Como ainda tenho, talvez releia.

2. Orgulho e preconceito e zumbis (Jane Austen; Seth Grahame-Smith) — Num ou noutro ponto até tinha umas sacadas legais, dava pra rir do absurdo da situação, mas no geral foi bem fuém mesmo; o autor só inseriu cenas com zumbis entre as cenas originais, sem adaptar nada do que acontecia no livro da Jane Austen, então as cenas com zumbis não se integravam de modo algum à narrativa original e parecia o que de fato era: uma colcha de retalhos sem pé nem cabeça. O único valor literário era o das partes originais.
Eu vi uns pedaços do filme, me pareceu um sharknado da vida, bom pra rir e nada mais rs
 
2. Orgulho e preconceito e zumbis (Jane Austen; Seth Grahame-Smith) — Num ou noutro ponto até tinha umas sacadas legais, dava pra rir do absurdo da situação, mas no geral foi bem fuém mesmo; o autor só inseriu cenas com zumbis entre as cenas originais, sem adaptar nada do que acontecia no livro da Jane Austen, então as cenas com zumbis não se integravam de modo algum à narrativa original e parecia o que de fato era: uma colcha de retalhos sem pé nem cabeça. O único valor literário era o das partes originais.

Se tivesse me perguntado antes, eu poderia tê-lo livrado dessa leitura ruim, com base em:

1) preconceito literário. Uma coisa que acrescente zumbis em Orgulho e Preconceito não pode ser boa.
2) faro para coisas ruins. Afinal, uma coisa que acrescente zumbis em Orgulho e Preconceito não pode ser boa.
3) a opinião da minha esposa, que ignorou a minha advertência de que uma coisa que acrescente zumbis em Orgulho e Preconceito não pode ser boa; leu e achou muito ruim

____________
¹ Por sorte, achamos algum leitor de gosto duvidoso o suficiente para requerer o livro pelo Skoob Plus e já despachamos.
 
Eu imaginava que era tosquinho mas tinha expectativa de que fosse divertido, ao menos. E embora tenha um que outro diálogo mais engraçadinho, o problema é mesmo esse enxerto de capítulos — pouco inspirados em estilo, claro — sem que os originais sejam alterados no mínimo para se adequar àquela nova realidade. Teria sido melhor se o autor reescrevesse a trama toda para que ficasse orgânica a questão dos zumbis, mesmo que aqui e ali ele quisesse pôr uns parágrafos do romance original pra dar uma temperada. Mas enfim. Ele optou pelo menor esforço.
 
Meus preferidos (por ordem de leitura):
A sombra do vento (Carlos Ruiz Zafón)
Os demônios (Fiódor Dostoiévski)
Os óculos de ouro (Giorgio Bassani)
A festa do Bode (Mario Vargas Llosa)
Cena de um crime (Patrick Modiano)

Bomba constrangedoramente ruim:
Boa garota nunca mais (Holly Jackson)
 
pior (falei dele em lugar nenhum pq credo):

Ver anexo 98156
Esse volta e meia aparece de sugestão pra mim na Amazon, e até tinha olhado a sinopse... Agora não compro mais.

Não sei se são melhores/piores, mas algumas leituras que curti esse ano

O caminho dos reis, Brandon Sanderson. Fantasia boa, gostei da construção do mundo.

O coração de nanquim, Robert Galbraith. Gosto da série do Strike, apesar de ter achado esse menos bom que o Sangue Revolto.

Algumas que não curti:
O mistério do Natal, Jostein Gaarder. Esperava algo um pouco mais profundo, os episódios são bobos e de moral fraca. Os diálogos são forçados.

O Priorado da Laranjeira, Samantha Shannon. História sem graça, personagens fracos, vilão sem sal. Por mim o dragãozão podia ter comido todo mundo e não ia fazer diferença.
 
Li pouco, mas a maioria foi boa. =]

Melhores

1. A Primeira História do Mundo - Alberto Mussa: Primeiro livro do autor que leio inteiro e não poderia ter começado melhor. Misturando romance histórico (os primeiros anos da cidade do Rio de Janeiro) a ocorrência de uma crime (que seria o primeiro na cidade) com a narrativa permeada de lendas indígenas e portuguesas.

2. Casa Velha - Machado de Assis: Porque ler Machado de Assis e não colocá-lo na lista de "melhores" (qualquer uma) é um pecado literário.

3. Até o Fim da Queda - Ivan Mizanzuk: Amo histórias sobre cultos e seitas demoníacas e de como jovens bocós entram nelas. Misturando magia, jornalismo investigativo, exorcismo e lendas medievais é das histórias que a gente lê rapidinho, até porque o livro é curto, mas de narrativa bem eficiente.
Acho que o autor é mais conhecido pelo pod cast 'Projeto Humanos', principalmente pela 4ª temporada narrando , "O Caso Evandro", que acabou virando uma ótima série da Globoplay.

4. Terror na Amazônia - Diversos autores, Org.: Girotto Brito: Livro de contos bem irregular, com algumas histórias realmente boas e a maioria podendo ser classificada como "aceitável". Mas como eu adoro histórias de lendas brasileiras (esse é especificamente de lendas amazônicas) vai pra lista de melhores do ano.


Pior:

. O Lobisomem da Vila Mariana - Francisco Scattolin: Perda tempo do cacete. Um filme B dos anos 50 com elenco de malhação.
 
1. A Primeira História do Mundo - Alberto Mussa: Primeiro livro do autor que leio inteiro e não poderia ter começado melhor. Misturando romance histórico (os primeiros anos da cidade do Rio de Janeiro) a ocorrência de uma crime (que seria o primeiro na cidade) com a narrativa permeada de lendas indígenas e portuguesas.
Já deu vontade de ler :D

. O Lobisomem da Vila Mariana - Francisco Scattolin: Perda tempo do cacete. Um filme B dos anos 50 com elenco de malhação.
Medo dessa definição :lol:
 
2. Casa Velha - Machado de Assis: Porque ler Machado de Assis e não colocá-lo na lista de "melhores" (qualquer uma) é um pecado literário.
Valentines Day Love GIF by Dave Gamez

O Lobisomem da Vila Mariana - Francisco Scattolin: Perda tempo do cacete. Um filme B dos anos 50 com elenco de malhação.
200.gif
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo