Se eu for escrever abertamente sobre o Dostoiévski, produzirei um texto gigantesco. Ele é nada mais que um dos maiores gênios literários, o meu escritor dileto.
Primeiramente, alguns esclarecimentos:
Já ouvi gente falar do final, que é ruim, feliz,"pop", etc, que devia ter sido melhor. Não concordo. Tá, a pena dele foi atenuada, mas ainda assim ele foi preso... se apaixonar pela Sônia não foi surpresa nenhuma, e, bem, a coisa mais "feliz" que poderia ter acontecido era ele se arrepender do crime que cometeu. E isso não aconteceu, portanto...
Se não me engano,
Trillian, Raskólnikov arrepende-se do seu crime, já no posfácio do livro e de forma gradativa. Ele, de certa forma, "salva-se" do seu niilismo - aliás de natureza instável. A passagem em que ele depara-se com a Bíblia na prisão e inicia um "contato íntimo" com ela é soberba. Para Dostoiévski, só o sofrimento, seja ele físico, moral ou existencial, é capaz de render a alma humana de seus erros. O contato com a religião pode ser causador dele, ou então decorrente da redenção. Raskólnikov passa por estados de padecimentos, perturbações e delírios, muitos deles, obviamente, oriundos de sua própria mente febril.
"A vela quase no fim iluminava frouxamente naquele quarto um assassino e uma prostituta reunidos singularmente reunidos para ler o livro sagrado."
Coincidência, pois eu estava justamente essa semana discutindo com um colega meu, também apaixonado por literatura, o quanto essa frase é impactante e avassaladora.
Outra coisa: a Editora 34 está publicando gradualmente todas as obras do Dostô - talvez todas elas já foram lançadas - por uma tradução diretamente do russo. Isso é inédito no mercado editorial brasileiro. E vale a pena reler; há diferenças, como uma linguagem mais fluente e próxima do coloquial, nessas primorosas traduções. Eu, quando começar a trabalhar, faço questão de comprar todos os livros, sem exceção.
Link de uma resenha crítica de minha autoria sobre
Crime e Castigo, minha obra favorita dele:
http://www.pointcultural.com.br/forum/index.php?topic=395.0