• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura [Enquete] Escolha do 11º livro

Qual deve ser o 11º livro a ser lido e discutido?


  • Total de votantes
    13
  • Votação encerrada .
Vou tentar participar desse clube, só não tenho o livro do King entre os listados na enquete.
Por enquanto vou pensar aqui no voto, mas também acho complicado discutir o Idiota, o livro é bastante grande, pelo menos na edição da 34, e desanimar durante a leitura de Dostoievski é coisa fácil, mas se ganhar... bora lá.
 
Por que acho que devemos ler Dostoiévski?

Porque, como muitos sabem, o escritor russo antecipa Freud; em sua época nosso autor já demonstrava ser um profundo conhecedor da psique humana, fato que podemos constatar em toda a sua obra e, especialmente, com O Idiota (1869).

Ademais, pode-se dizer que o romance em questão é um marco da filosofia eslavófila de Dostoiévski: a negação do modo ocidental de vida e a afirmação da superioridade da alma russa, pura e simples, ingênua e cristã, ortodoxa e verdadeiramente católica.
 
Eu já fui mais cabeça então me perdoem.

Dostoiévski é um puto. Ele lê na nossa alma a culpa (ou nossa culpabilidade) e a escancara. Mostra nossos desejos ignóbeis, abre nossa alma. A obra dele é grande não por ser ser russa ou ortodoxa ou whatever, mas sim por ser universal.
 
Por enquanto vou pensar aqui no voto, mas também acho complicado discutir o Idiota, o livro é bastante grande, pelo menos na edição da 34, e desanimar durante a leitura de Dostoievski é coisa fácil, mas se ganhar... bora lá.

@DiegoMP, creio que não podemos nos assustar com o tamanho do livro; veja que o romance de Dumas, O Conde de Monte Cristo, com mais de 1300 páginas, já foi o livro escolhido para o Clube de Leitura e, pelo que me lembro, foi bem legal a discussão.

Portanto, acho que podemos muito bem ler e discutir mais um grande clássico da literatura universal, de um dos maiores escritores de todos os tempos.
 
Bem observado, @Spartaco, tinha esquecido que já havia passado O Conde por aqui, e deu certo, né?

Estava mais inclinado a ler um McCarthy mas tô quase convencido pelo lado Dostoievski da força.
 
votei no Jardim Secreto porque sim :dente:
brincadeira, votei porque o livro é um clássico, fácil de encontrar, uma história que eu sei que é belíssima, e não tão grande, o que vai me fazer ter tempo pra ler...
eu sei que eu já indiquei o Conde de Monte Cristo e deu muito certo a discussão sobre ele, porém, na época que foi lido, eu já estava com a leitura bem adiantada e estava de férias da faculdade; agora as aulas recomeçaram e pra mim, vai ser bem difícil ler um livro grande como O Idiota, então provável que eu não participe por isso, estou dando prioridade à livros menores (na faixa das 300~400 pg)
e claro que, não preciso nem dizer, que livro do Stephen King eu não leio nem se me pagarem :hihihi: por N motivos (o principal é que eu tenho medo :rofl:)
@DiegoMP já que você tem o livro em casa, acho que devia votar em O Jardim Secreto, pra dar uma chance pra esse livro, assim, só porque eu estou pedindo...
e também vou convocar a @Manu M. que estava pedindo por um Clube da Leitura, pra comparecer e votar em algum dos indicados :dente:
 
Com todo o respeito a @Erendis, creio que ler e discutir O Idiota será uma experiência muito gratificante; esta obra, publicada por volta de 1869, é, com toda a certeza, um dos cinco maiores romances de Dostoiévski, talvez o mais perfeito na composição, no estilo, e no aprofundamento dos personagens. O autor pretende, segundo as suas próprias palavras, criar a imagem do homem positivamente bom, uma encarnação da beleza, da bondade e da humildade, figura de herói entre Dom Quixote e Cristo, mostrando o que pode acontecer a um homem assim, em contato com a realidade em que vive.

Por tudo isso e muito mais, sugiro que escolham e votem no livro de Dostoiévski.
 
Com todo o respeito a @Erendis, creio que ler e discutir O Idiota será uma experiência muito gratificante; esta obra, publicada por volta de 1869, é, com toda a certeza, um dos cinco maiores romances de Dostoiévski, talvez o mais perfeito na composição, no estilo, e no aprofundamento dos personagens. O autor pretende, segundo as suas próprias palavras, criar a imagem do homem positivamente bom, uma encarnação da beleza, da bondade e da humildade, figura de herói entre Dom Quixote e Cristo, mostrando o que pode acontecer a um homem assim, em contato com a realidade em que vive.

Por tudo isso e muito mais, sugiro que escolham e votem no livro de Dostoiévski.
eu imagino que o livro deve ser realmente muito bom, @Spartaco - meu problema é realmente de tempo - se eu estivesse "de boas" nas férias agora, com certeza iria acompanhar!
Eu queria tanto que ganhasse o Jardim Secreto!
ainda está empatado! corre votar! :hihihi:
 
eu imagino que o livro deve ser realmente muito bom, @Spartaco - meu problema é realmente de tempo - se eu estivesse "de boas" nas férias agora, com certeza iria acompanhar!

@Erendis, como disse acima, não podemos nos intimidar com o tamanho do livro, vale dizer, se ele é volumoso ou não; dei como exemplo O Conde de Monte Cristo de Alexandre Dumas, mais que o dobro do tamanho de O Idiota, e que foi muito legal a respectiva discussão.

Além disso, você sabe que sempre tem um cronograma a ser seguido e que, dependendo do livro, pode ser mais longo ou não. Assim, poderemos conversar bastante sobre a obra.
 
Por tudo isso e muito mais, sugiro que escolham e votem no livro de Dostoiévski.
quantas páginas tem esse livro?
Do Dostô só li Crime e Castigo e curtir apesar de esperar mais.
O problema do Dostô é que é muito caro suas obras da Editora 34...
 
quantas páginas tem esse livro?
Do Dostô só li Crime e Castigo e curtir apesar de esperar mais.
O problema do Dostô é que é muito caro suas obras da Editora 34...
achei 2 edições diferentes no submarino:
Martin Claret - 686p. - R$ 17,91
34 Editora - 600p. - R$ 65,10
até que não são tantas páginas, pelo que tinha sido comentado aqui (e principalmente pela comparação com o Monte Cristo) achei que ia ser bem mais...
vou dar uma olhada na biblioteca da faculdade, se o livro vencer a enquete e eu achar lá, quem sabe eu me aventuro a participar da discussão...
não vou investir comprando, porque pelo tanto que eu me conheço como leitora, sei que vai ser um livro de leitura única, se eu participar...
mas eu ainda tenho esperanças de que O Jardim Secreto vai ganhar :cheer:
 
achei 2 edições diferentes no submarino:
Martin Claret - 686p. - R$ 17,91
34 Editora - 600p. - R$ 65,10
até que não são tantas páginas, pelo que tinha sido comentado aqui (e principalmente pela comparação com o Monte Cristo) achei que ia ser bem mais...
vou dar uma olhada na biblioteca da faculdade, se o livro vencer a enquete e eu achar lá, quem sabe eu me aventuro a participar da discussão...
não vou investir comprando, porque pelo tanto que eu me conheço como leitora, sei que vai ser um livro de leitura única, se eu participar...

É isso @Erendis, se o livro do Dostoiévski vencer, participe; você não vai se arrepender. :smile:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo