• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se algum membro da Comitiva ficasse doente?

É como Vainkan disse logo no início: depende do local. Caso fosse quando a Sociedade estivesse feita, lá tem Aragorn, Legolas e Gandalf, que têm especialidades com cura; agora, caso fosse antes da Sociedade, ou depois de esta ter se rompido, ficaria mais complicado para Frodo e Sam, que estavam sós.
 
Mas não depende tanto do local, e sim da doença!!! Se Frodo ficasse resfriado, é uma coisa...se Frodo pegasse malária, é outra!
 
Enquanto houvesse comitiva, não teria problemas. A única "doença" que Elessar não pode curar é morte (no caso de Boromir).

Teríamos antes de refletir um pouco sobre a natureza da doença. O ferimento que Frodo recebeu dos Rei Bruxo nunca irá realmente sarar, assim como a doença que ele adquiriu por portar o anel por tanto tempo (no sentido de estar sempre com ele. Bilbo as vezes deixava guardado em algum lugar, só nos últimos tempos ele não conseguia se desgrudar dele)

Doenças virulentas ou bactericidas são intrinsicamente ligadas a Sauron/Morgoth? Por mais que permeie a idéia de que a degradação é algo "feio" (Galadriel mantendo a floresta sempre em primavera), há também o problema de que sem a decomposição não haveria nutrientes para as árvores.

Uma malária, ou um cancer seriam doenças no sentido maléfico? Ou seriam algo necessário como resposta para a rejeição que os homens adquiriram em relação à morte (diferentes de Aragorn, virando uma piada de si mesmos)?

Pelo que eu vi, no contexto da obra não há "doença" no sentido moderno para os nobres (que aceitam a morte como benção de Eru), mas que ataca principalmente os homens que temem a dádiva de Eru.

Digo isso porque quando a doença é claramente maléfica (de Sauron/Morgoth) Tolkien deixa isso bem claro. Como no caso Lalaith, irmã bebê de Turin Turambar, que morre muito cedo, por conta de uma doença "maléfica", (um vento negro, uma "praga". Logo me vem a mente a peste negra).
 
Se com a sociedade unida ele seria fácilmente curado por Aragorn (conhecimentos de plantas medicinais), Legolas (poderes élficos) ou Gandalf (poderes Maiar).

Antes de irem á Moria , se realmente não houvesse modo de ser curada por um de seus componentes da sociedade, seria mandado de volta a Imladris creio.

Depois da suposta morte de Gandalf acho que a pessoa seria deixada no lugar mais próximo que estiverem no momento. Seria deixada em Lórien ou em Rohan.

Mas caso fosse quando Sam e Frodo estivessem separados dos demais, não haveria outro jeito, um ficaria cuidando do outro , certamente não iriam se abandonar.
 
Bom,mesmo se a doença fosse grave,havia Gandalf e Legolas.
E se Frodo adoecesse quando estivesse perto de Mordor e só tivesse Sam como companheiro?..:think:
 
Se Frodo ficasse doente certamente ele teria serios problemas, pois quando ele foi esfaquiado pelo rei bruxo ele ficou muito mal, e como aquele ferimento não se curaria tao facil ele doente ficaria muito fraco para resistir ao poder do anel. Claro que ia depender da doença e de quanto tempo ele estaria carregando o Um anel...
 
eu acho que uma doença não seria um desafio para a comitiva por causa do Gandalf,Legolas e Aragorn
eu duvido que uma doença natural poderia atrapalhar Frodo ou o Sam,Frodo carregava o Um e mesmo conseguiu manter um pouco de controle sobre si,isso quer dizer que frodo era bem resistente,e Sam pela sua lealdade a Frodo provavelmente iria suportar a dor até uma determinada distancia(suficiente para destruir o Um)
 
E se Frodo adoecesse quando estivesse perto de Mordor e só tivesse Sam como companheiro?..:think:

Bom , acho que nesse caso também depende da doença.Se fosse algo só como febre , Sam tinha um conhecimento sobre flores e plantas poderia ajudar . Mas se fosse algo mais grave, teriam que ir para o lugar mais ´próximo pedir a ajuda dos homens, ou então se não quisessem se revelar Frodo iria morrer.
Se fosse depois do encontro com Faramir acho que poderia até ser para ele que pedissem ajuda.
 
Provavelmente seria curado, Legolas estava por lá, tinha certos conhecimentos. Agora, depois da separação, provavelmte os hobbits, Frodo e Sam, morreriam, Marry e Pippin estavam com Barbavore, teriam bons cuidados!
 
Depende da situação. Ou a pessoa poderia ser curada, embora atrasasse toda a comitiva, ou morreria. Deste segundo modo, além de atrasar a todos, com certeza faria falta!
 
Bom , acho que nesse caso também depende da doença.Se fosse algo só como febre , Sam tinha um conhecimento sobre flores e plantas poderia ajudar . Mas se fosse algo mais grave, teriam que ir para o lugar mais ´próximo pedir a ajuda dos homens, ou então se não quisessem se revelar Frodo iria morrer.
Se fosse depois do encontro com Faramir acho que poderia até ser para ele que pedissem ajuda.

Acho difícil Sam levar Frodo, mesmo gravemente doente, para perto dos homens. Eles eram Hobbits, eram desconfiados, estavam em uma terra muito estranha e tinham uma missão urgente. Seria mais provável, Sam agir tal como ele fez depois que Frodo foi picado por Laracna: carregar e guiar o amigo.
 
Acho difícil Sam levar Frodo, mesmo gravemente doente, para perto dos homens. Eles eram Hobbits, eram desconfiados, estavam em uma terra muito estranha e tinham uma missão urgente. Seria mais provável, Sam agir tal como ele fez depois que Frodo foi picado por Laracna: carregar e guiar o amigo.


Sim.

Mas e se fosse o Sam a ficar doente? Frodo ficaria ainda mais vulnerável aos ataques do Gollum. Será que ele conseguiria se virar sem o Sam?
 
Sim.

Mas e se fosse o Sam a ficar doente? Frodo ficaria ainda mais vulnerável aos ataques do Gollum. Será que ele conseguiria se virar sem o Sam?

Não, Frodo sem Sam fica preso lá no calabouço de Sauron. Ou nem chega a ir para lá, morre antes.
Se Sam ficasse doente, iria continuar com o amigo até cair morto, não acho que Frodo seria capaz de fazer alguma coisa que realmente fosse salvar o Sam, em um lugar tão inóspito como a região dos Pântanos Mortos por exemplo. Frodo tentaria alguma planta ou coisa parecida, mas se a doença fosse forte, um vírus por exemplo, Sam não resistira muito, e a missão falharia.
 
Acho difícil Sam levar Frodo, mesmo gravemente doente, para perto dos homens. Eles eram Hobbits, eram desconfiados, estavam em uma terra muito estranha e tinham uma missão urgente. Seria mais provável, Sam agir tal como ele fez depois que Frodo foi picado por Laracna: carregar e guiar o amigo.

Preferia deixá-lo então morrer do que pedir ajuda aos homens?! Acho que seria um pouco radical Sam fazer isso.

Quando foi picado por Laracna não podiam voltar atrás, já estavam dentro de Mordor e o único caminho a seguir era ir em frente, não podiam voltar tanto por Laracna como também pelos orcs. Não havia homens por perto para pedir ajuda naquele momento de dificuldade, mas se por acaso aparecesse alguém acho que o sentimento de Sam por Frodo seria maior que a desconfiança.
 
Isso ai é um fato interessante.
A não ser Frodo que quando foi atingido pelo Rei dos Bruxos de Angmar (Nazgûl) ficou em termos "doente" por causa da maldição contida na espada amaldiçoada de Morgul.

Se uma doença acontecesse com algum outro integrante da Comitiva seria um atraso para eles na sua grande jornada e é claro iria mudar muita coisa na história.

Seria bom que Pippin ficasse doente em alguma parte, pois ai não faria tanta merda que nem fez.

Talvez uma doença em uma outra pessoa teria provocado a sobrevivência de Boromir.

É um circulo de causa-efeito, cada coisa influencia outra.
Sistemas de interações complexas, Teoria do Caos.
 
Preferia deixá-lo então morrer do que pedir ajuda aos homens?! Acho que seria um pouco radical Sam fazer isso.

Quando foi picado por Laracna não podiam voltar atrás, já estavam dentro de Mordor e o único caminho a seguir era ir em frente, não podiam voltar tanto por Laracna como também pelos orcs. Não havia homens por perto para pedir ajuda naquele momento de dificuldade, mas se por acaso aparecesse alguém acho que o sentimento de Sam por Frodo seria maior que a desconfiança.

Se Frodo ou Sam ficassem doentes a partir do momento em que estavam sozinhos, acho que seria muito difícil eles procurarem estranhos, primeiro pelo fato da própria região ser repleta de inimigos e espiões e segundo pelo jeito com que os Hobbits lidaram com Faramir, ambos os Hobbits estavam apreensivos (ao menos no início) e desconfiados, o que indica que eles não iriam procurar por ajuda estranha e arriscar a missão ou a posse do Anel.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo