• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Xadrez

Achei essa imagem também, muito interessante esse jogo.:D
 

Anexos

  • 250px-Chaturanga.png
    250px-Chaturanga.png
    53,8 KB · Visualizações: 20
Falando em Xadrez eu lembro de um dia que ex professor de matemática foi escrever xadrez e escreveru xadrês...

Eu joguei xadrez por um bom tempo durante meu ensino médio. Fui campeão adulto de um campeonato aberto que aconteceu lá. Na época eu estava no primeiro, ou seja, com 15. Acho que foi um bom feito.

No Brasil infelizmente a única coisa que recebe incentivo é o futebol, ou quase isso. Eu mesmo até gostava de jogar, mas para que eu vou me dedicar se eu tenho que ser um mestre aqui?

Há vários telentos brasileiros escondidos por força da falta de incentivo do governo tanto em P&D como em esporte.

A infraestrutura é vergonhosa em quase tudo.

Até lá no senado... :disgusti:
 
Faz um bom tempo que eu não jogo. Eu até que conseguia umas boas vitórias em sites online, mas acredito que nunca passei de um jogador mediano. Sabia algumas jogadas boas, mas não passava muito disto.
 
Brasil bem representado no Xadrez. GM Supi derrota o Campeão Mundial, GM Carlsen.

Vídeo da reação de Magnus Carlsen:
 
Última edição:
De fato, o título de melhor enxadrista de todos os tempos é talvez o tema mais polêmico do xadrez hoje, sendo pois a raiz de todas as demais querelas no xadrez; e cada um dos candidatos tem seus fanáticos séquitos que muitas vezes se tornam verdadeiras religiões, com os seguidores de cada um muitas vezes aplicando o exemplo de seu messias mesmo nos aspectos mais íntimos de sua vida. Não é piada.

Praticamente todo enxadrista que já foi tido como o melhor em alguma época, desde Paul Morphy, é tido por alguém como o melhor; no, entanto, as discussões mais inflamadas hoje orbitam três nomes: o estadunidense Robert "Bobby" Fischer, o russo Garry Kasparov, e o sueco Magnus Carlsen (atual campeão).

A cada mês vejo um novo artigo diferente "provando" "matematicamente" que um desses é superior aos outros dois; logo mantenho-me neutro nessa disputa. Magnus Carlsen defende que Kasparov ocupe a posição. Análise CAPS do Chess.com defende que seja Carlsen. O analista Jeff Sonas defende Fischer.

Tomei a liberdade de comentar no tópico mais apropriado.

Eu particularmente sou assumidamente mais fã do Kasparov, mas reconheço os enormes feitos e conquistas do Fischer e Carlsen, este último por ser o mais jovem entre eles, ainda tem totais condições de continuar fazendo história entre os melhores enxadristas da atualidade.
 
Por curiosidade eu fui acompanhar algumas partidas de xadrez no Twitch e acabei conhecendo o canal BotezLive. Acabei me viciando em assistir essas irmãs jogando. As lives delas, principalmente da Alexandra, são super divertidas!

Existem algumas lives que ela faz ensinando alguns streamers aleatórios a jogar, outras ela participa de partidas rankeadas, outras ela mostra comentários dos usuários a suas lives, enfim, é uma live super agradável e divertida de se assistir. Super recomendo.
 
Queria aprender a jogar xadrez. Um professor de Educação Física da escola em que eu trabalhava, quando era contratada, ia me ensinar, no ano passado. A gente tava programando que ele ensinasse todos os professores que não soubessem jogar (eu inclusa) para que, depois, fizéssemos uma competição interna, na nossa confraternização de fim de ano.

Então a filhinha dele, que tem síndrome de down, adoeceu; e ele e a esposa tiveram de pegar licença sem vencimento para se revezarem no hospital. Quando a neném melhorou, veio o Coronavírus. :cry:
 
Queria aprender a jogar xadrez. Um professor de Educação Física da escola em que eu trabalhava, quando era contratada, ia me ensinar, no ano passado. A gente tava programando que ele ensinasse todos os professores que não soubessem jogar (eu inclusa) para que, depois, fizéssemos uma competição interna, na nossa confraternização de fim de ano.

Então a filhinha dele, que tem síndrome de down, adoeceu; e ele e a esposa tiveram de pegar licença sem vencimento para se revezarem no hospital. Quando a neném melhorou, veio o Coronavírus. :cry:
Estamos na era do xadrez online, Mel. Como expressei no meu tópico "Xadrez, e-Sports, e Coronavírus", houve uma explosão de xadrez na internet no ano passado, e escrevi aquele tópico antes mesmo do seriado The Queen's Gambit da Netflix bater recordes de popularidade para o esporte.

Recomendo que crie uma conta no Chess.com, que é um sítio muito completo, didático e amigável para iniciantes, que tem tutoriais gratuitos e pagos, e completamente de graça há cobertura de eventos (assisti por lá o Torneio dos Candidatos ao Campeonato Mundial), livestreams, bibliotecas de jogos de mestres, blogs, fóruns e clubes, e muitos modos de jogo. Foi lá que eu aprendi xadrez, uns dois anos atrás, depois de passar os primeiros vinte anos de minha vida só querendo; inclusive, como eu sou bem "capivara" (ruim) ainda, podes-me adicionar e desafiar por lá quando eu estiver online, se o desejares. Outro site bom é o Lichess.org, que é libre (100% grátis, sem anúncios, e livre de direitos autorais), menos didático e mais voltado ao puro xadrez; estou lá também. Ambos os saites têm aplicativos para celular, e o do Lichess é meu favorito.
 
Última edição:
Estamos na era do xadrez online, Mel. Como expressei no meu tópico "Xadrez, e-Sports, e Coronavírus", houve uma explosão de xadrez na internet no ano passado, e escrevi aquele tópico antes mesmo do seriado The Queen's Gambit da Netflix bater recordes de popularidade para o esporte.

Recomendo que crie uma conta no Chess.com, que é um sítio muito completo, didático e amigável para iniciantes, que tem tutoriais gratuitos e pagos, e completamente de graça há cobertura de eventos (assisti por lá o Torneio dos Candidatos ao Campeonato Mundial), livestreams, bibliotecas de jogos de mestres, blogs, fóruns e clubes, e muitos modos de jogo. Foi lá que eu aprendi xadrez, uns dois anos atrás, depois de passar os primeiros vinte anos de minha vida só querendo; inclusive, como eu sou bem "capivara" (ruim) ainda, podes-me adicionar e desafiar por lá quando eu estiver online, se o desejares. Outro site bom é o Lichess.org, que é libre (100% grátis, sem anúncios, e livre de direitos autorais), menos didático e mais voltado ao puro xadrez; estou lá também. Ambos os saites têm aplicativos para celular, e o do Lichess é meu favorito.

Realmente hoje com acesso fácil a informação, só não aprende quem não quiser.

Foi só quando o conteúdo sobre xadrez aumentou exponencialmente na rede é que fui entender melhor e até hoje me sinto um enorme aprendiz, pois o xadrez e todas suas vertentes/derivações formam um grande universo pra ser explorado.
 
Está acontecendo o Campeonato Mundial de Xadrez, entre o grande Campeão GM Magnus Carlsen, da Noruega, e seu Desafiante GM Ian Nepomniachtchi, da Rússia; o vencedor leva o título de Campeão Mundial e um abundante prêmio.

Ontem a sexta partida da parelha foi a primeira com um resultado decisivo (isto é, diferente de empate), e quebrou o recorde de partida mais longa da história do Campeonato, com 136 lances para cada lado em quase oito horas contínuas, e foi tão emocionante e notável que eu, um zé ninguém capivara, senti-me importante só por ter assistido ao vivo.

Aqui vai a análise da partida, em português, pelo ex-campeão brasileiro GM Krikor Sevag Mekhitarian:

Depois dessa partida histórica, a sétima, que aconteceu hoje, foi pouco interessante, haja vista que ambos os jogadores ainda continuam cansados. No entanto, a expectativa é de uma disputa acirrada para as próximas partidas.

Eu pessoalmente geralmente acompanho pelo Chess.com, saltando entre as livestreams em inglês e português para evitar as pausas.
 
Última edição:
Eu fui inventar de baixar o jogo de Xadrez no celular e agora estou passando raiva com uma dificuldade. :rofl:

Já era para eu ter vencido o adversário a um bom tempo, mas sempre que estou bem, ele vai lá e inventa de empatar por afogamento. Mas é a todo momento! Eita regra mais chata.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo