• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

votos Nulos e Brancos

Recebi essa mensagem por email, e já foi feito um tópico dela em outro fórum que frequento, e achei de bastante importância pra quem não souber a respeito direito.

=======================


Se você não sabe em quem votar nas próximas eleições, vale a pena saber sobre voto BRANCO e NULO!

O voto em BRANCO, ao contrário do que parece, não significa que o eleitor não escolheu nenhum candidato, mas sim que ele abdica de seu voto. Não é um ato de contestação e sim um ato de CONFORMISMO! Os votos em BRANCO significam TANTO FAZ e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno.

Ou seja, se existem dois candidatos, Tubarão e Galinha. Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco e 3% são nulos. Isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom.

Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa.


Já o voto NULO é um protesto válido. Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro.
Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.

Ninguém fala dele, nem mesmo nas instruções para votação. Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, as ninguém explica como anular um voto.

Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato. Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa Você está votando em branco e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa Número incorreto, corrija seu voto. Assim, os votos NULOS são desencorajados.
Por que os votos nulos são desencorajados? Por que ninguém fala deles? E por que eu falo deles?

Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as
eleições com 42% dos votos e Galinha com 35%, 7% de brancos e 16% nulos, as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano.

Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como
incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez.
Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno,as eleições têm que ser canceladas! Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.

Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto INCORRETO, o voto NULO.
Quem sabe um dia Tubarão e Galinha saem do cenário e os eleitores podem votar em Golfinho.

Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!!!

POR FAVOR REPASSE !!! QUANTO MAIS PESSOAS ESTIVEREM INFORMADAS MAIS SABERÃO QUE ELAS APESAR DE OBRIGADAS TEM O DIREITO DE ESCOLHER!!!
 
Eu ficaria impressionado com um e-mail desses se houvesse citação aos artigos pertinentes da Constituição e/ou da Legislação Eleitoral. Do jeito que está...

E o problema é que a Constituição não concorda com o e-mail. Segundo o art. 77:
"§ 2º - Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

§ 3º - Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição em até vinte dias após a proclamação do resultado, concorrendo os dois candidatos mais votados e considerando-se eleito aquele que obtiver a maioria dos votos válidos."

(O art. 77 trata explicitamente da eleição para Presidente, mas para as eleições para Governador e Prefeito diz-se "observado o disposto no art. 77")

Para a Constituição não há diferença se a votação é feita com lápis e papel, cartão perfurado, urna eletrônica ou por telepatia. Ela está interessada nos princípios, nas diretrizes do processo eleitoral. O fato da votação ser eletrônica ou por cédula não muda a contagem nem o tratamento dos votos.
E a Constituição não estabelece distinção entre votos brancos e nulos. Para ela, ambos são não computados.

Uma votação é passível de anulação quando houver fraude, falsidade ou outros ilícitos (a anulação pode ser restrita a uma seção eleitoral ou o sufrágio como um todo), mas aí é outra história. "Votação anulável por fraude" é bem diferente de "anulável por excesso de votos nulos". Voto nulo é legítimo. Voto fraudado não é nulo, é ilegal.


Uma outra questão é se o e-mail fosse "Tenho uma proposta/projeto de lei: se a quantidade de votos nulos for superior à de votos válidos, deveriam ocorrer novas eleições com novos candidatos."
Aí seria uma proposta a se debater. Mas só de imaginar o dia em que os políticos brasileiros aprovariam uma lei que permitiria a anulação de uma eleição por insatisfação com os candidatos... nem dá vontade de acordar.
 
Nossa espero que isso já tenha mudado, eu nunca ouvi falar disso. Pq (quase) ninguém quando não está contente fala que vai votar nulo, mas sim em branco. 8O

Ouvi dizer que, não faz muito tempo, os votos brancos não são mais dados ao candidato com maior porcentagem, e sim descartados, ficando na prática igual ao voto nulo...alguém confirma?
Se eles tiverem ,udado já explica o fato de ninguem anúnciar os votos nulos.
 
Ahn... vcs dois aí leram o q o Engethor escreveu?

Parece que, realmente, votos nulos e brancos dão na mesma. E que nem são computados pra porcentagem d votos q cada candidato recebeu (é isso, né? Ou eu entendi errado?)


Ah, Engethor, eu posso copiar/colar esse teu post no tópico sobre esse texto do forum q eu citei no começo do primeiro post?
 
a eleição é feita para ver a vontade do povo,votando nulo ou branco ñ fica sendo a vontade geral
 
Na prática, nulo e branco dá na mesma. Mas eu já li a explicação que voto em branco significa que você não concorda com nenhum dos candidatos; e voto nulo que você não concorda com o processo eleitoral inteiro. Voto em branco seria falta de opção, voto nulo seria um protesto.
 
Eönwë disse:
Na prática, nulo e branco dá na mesma.

Se fosse rigorosamente a mesma coisa simplesmente não haveria as duas opções. A máquina do governo impediria que se votasse num numero de candidato não-válido e nem haveria a tecla "branco".
 
Eu ouvi dizer que no tempo das cédulas havia sim uma diferença, como citado no email, mas que, agora com as urnas eletrônicas, na prática é a mesma coisa.
 
a eleição é feita para ver a vontade do povo,votando nulo ou branco ñ fica sendo a vontade geral

:clap:

Vc ainda me surpreende :roll:

De forma bem direta:

Como não sabe a vontade geral? Se mais que 50% dos votos são nulos ou brancos não te parece óbvio que a vontade do povo é "não quero nenhum desses caras ai"?
 
Como não sabe a vontade geral? Se mais que 50% dos votos são nulos ou brancos não te parece óbvio que a vontade do povo é "não quero nenhum desses caras ai"?

Sim, mas consequencia pratica nenhuma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo