• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vocês sentem falta do "Espírito dos Natais Antigos"?

IACOOBVS KAIZEN

Ronin Solitário
esqueceram-de-mim-kevin-macaulay-culkin.jpg
É um fato que os natais mudaram muito, independentemente de confissão religiosa ou não, da festividade ser comercial ou não, ou quaisquer outras críticas sócio-comportamentais pertinentes, vocês sentem falta do antigo "clima de natal"? Os comerciais? A programação natalina da TV Aberta? Os filmes natalinos? As reuniões familiares à moda antiga? Os presentes, etc?
 
Eu sempre passei natal e no novo só com meus pais e irmãos, nenhum reunião grande de familia, não celebramos mais o natal, mas continuamos fazendo o mesmo no ano novo...

Mas realmente, eu sinto a diferença no clima geral das pessoas e não acho que seja só porque eu cresci, mas o clima geral mudou...

Sinto um pouco a falta desse clima mais festivo, fraterno, que havia no ar antigamente, sim...
 
Eu sempre passei natal e no novo só com meus pais e irmãos, nenhum reunião grande de familia, não celebramos mais o natal, mas continuamos fazendo o mesmo no ano novo...

Mas realmente, eu sinto a diferença no clima geral das pessoas e não acho que seja só porque eu cresci, mas o clima geral mudou...

Sinto um pouco a falta desse clima mais festivo, fraterno, que havia no ar antigamente, sim...
Sim, mesmo tendo crescido, e isso muda nossa percepção das coisas, houveram mudanças comportamentais na sociedade, então, em linhas gerais não se vive a mesma experiência de antes.
 
Com meus avôs e avós essa celebração foi bem mais intensa. Não que com meus pais ela não ocorra, mas não é a mesma coisa, pois eles priorizam mais a passagem do ano novo.
 
Eu não sinto falta do espirito dos natais antigos, porque considero o espirito de natal algo atemporal.

Mas sinto falta do espirito de natal no geral, principalmente em filmes, e nos locais que vou.

Acho que ultimamente tudo tem ficado muito "pratico", em valor da velocidade e da praticidade, perdemos o sentimento que so as coisas que levam um tempo mais lento pra acontecer, trazem.

Mas acho que é uma fase, essa ultima decada, no geral, foi uma decada bem ruim, imagino que com o tempo "as coisas vão se recuperando", voltamos a sentir, principalmente quando começarmos a perceber que não da pra ficar o tempo todo em 220km/h, que faz mal.

Esperar para ver, sempre que converso com alguem mais novo, tento mostrar que o mundo "fora da caixinha" vale a pena, e traz coisas unicas e que o virtual é legal, mas que o real é o que faz valer a pena.
 
Última edição:
Eu não sinto falta do espirito dos natais antigos, porque considero o espirito de natal algo atemporal.

Mas sinto falta do espirito de natal no geral, principalmente em filmes, e nos locais que vou.

Acho que ultimamente tudo tem ficado muito "pratico", em valor da velocidade e da praticidade, perdemos o sentimento que so as coisas que levam um tempo mais lento pra acontecer, trazem.

Mas acho que é uma fase, essa ultima decada, no geral, foi uma decada bem ruim, imagino que com o tempo "as coisas vão se recuperando", voltamos a sentir, principalmente quando começarmos a perceber que não da pra ficar o tempo todo em 220km/h, que faz mal.

Esperar para ver, sempre que converso com alguem mais novo, tento mostrar que o mundo "fora da caixinha" vale a pena, e traz coisas unicas e que o virtual é legal, mas que o real é o que faz valer a pena.

Desde que decidi desacelerar de vez meu modo de vida vivendo efetivamente na zona rural, onde apesar de algumas tecnologias terem chegado e se incorporado ao modo de viver, as pessoas vivem num outro ritmo de vida. Então pelo menos por aqui, sinto que esse espírito tá muito mais vivo e preservado, o mesmo valendo pra outras datas e festividades regionais. Embora o tema principal desse tópico seja natal, mas nas grandes cidades/capitais, em especial na Grande SP onde morei por mais tempo, jamais tive o mesmo prazer de ir a uma festa Junina, pelo simples fato que a vida acelerada/caótica/estressante descaracterizou muito o espírito dessa festividade, soando extremamente artificial quando realizada nesses lugares.
 
Eu não sinto falta do espirito dos natais antigos, porque considero o espirito de natal algo atemporal.

Mas sinto falta do espirito de natal no geral, principalmente em filmes, e nos locais que vou.

Acho que ultimamente tudo tem ficado muito "pratico", em valor da velocidade e da praticidade, perdemos o sentimento que so as coisas que levam um tempo mais lento pra acontecer, trazem.

Mas acho que é uma fase, essa ultima decada, no geral, foi uma decada bem ruim, imagino que com o tempo "as coisas vão se recuperando", voltamos a sentir, principalmente quando começarmos a perceber que não da pra ficar o tempo todo em 220km/h, que faz mal.

Concordo com os três primeiros parágrafos, mas discordo do quarto. Não são tão otimista assim; pelo contrário, penso que a coisa só tende a piorar. A vida vai ficar cada vez acelerada e prática, e os jovens estão cada vez mais inseridos nesse modo de vida; é o zeitgeist, infelizmente.
 
Eu vi um tweet sobre isso recentemente. E a pessoa falava que o que mudou não foi o Espirito de Natal, mas sim que crescemos, e nossas dinâmicas de trabalho, salário de merda, e tempo escasso, nos deixaram meio apáticos para essas festividades. Transformando o que era uma data especialmente familiar, para apenas um feriado de descanso.
 
Pegando o gancho da "vida atribulada" do @Indu, pelo fato de na minha família cada um morar em cidades/estados diferentes, já faz um bom tempo que fazemos um Natal "alternativo", geralmente uma semana após o Réveillon, até porque não temos vínculo religioso forte pra em nenhuma hipótese alguém não querer abrir mão do 25/12 e além de que nessa época fica totalmente viável pra todos viajarem e se reunir numa boa, sem nenhum estresse se a vontade da maioria for almoçar fora. É o chamado natal de ótima razão custo-benefício.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo