• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você sabia? Curiosidades sobre o mundo de Tolkien

Você Sabia...
...que Melian chegou na Terra-média junto com os elfos?
Melian chegou na Terra-média no ano 1050 das árvores, mesmo ano em que os elfos despertaram. Mas ela só se encontrou com Thingol em 1130.
Fonte: HMe XI (The War os the Jewels) - The Annals of Beleriand or The Grey Annals.



...que Earendil tinha 39 anos quando "virou" elfo?
Nascido em 503 PE, Earendil chegou as Terras Imortais em 542, quando teve que escolher que destino seguiria.
Fonte: HMe XI (The War os the Jewels), The Wanderings of Húrin and other writing not forming part of The Quenta Silmarillion - The Tale of Years.


...que Varda já teve uma família muito maior?
Sempre casada com Manwë, ela já foi mãe de Fionwe (Eönwë) e Ilmarë e irmã de Palurien (Yavanna) e Vána.
Fonte: HMe X (Morgoth's Ring), The Later Quenta Silmarillion - The First Fase, 1. Of the Valar e Commentary on Chapter 1, 'Of the Valar'.
 
Adoro essas curiosidades!
É sempre bom saber mais e mais a respeito das obras do Professor, e sobre o que poderia ter acontecido mas não aconteceu.
 
Adorei esse tópico!!!!!!
É sempre bom a gente conhecer mais um pouquinho sobre a Terra Média!!!
 
Você Sabia...

...que Fingolfin queria ser rei?
Após a morte de Finwë, Fingolfin queria a chefia dos noldor e sua insistência deixou Fëanor enfurecido. Este foi um dos motivos de Fëanor abandonar o irmão quando tomou os barcos dos Teleri.
Fonte: HMe XII - The Shibbolet of Fëanor ("Fingolfin had prefixed the name Finwë to Nolofinwë before the Exiles reached Middle-earth. This was in pursuance of his claim to be the chieftain of all the Noldor after the death of Finwe, and so enraged Feanor that it was no doubt one of the reasons for his treachery in abandoning Fingolfin and stealing away with all the ships")
Contribuição: Rodfindel


...que Sauron já foi Admirável?
O nome original em Quenya de Sauron era Mairon "Admirável".
Por outro lado, seu novo nome, "o Odioso", pode vir mais do que apenas o seus atos malignos. Discutindo vphan (que gerou a palavra em quenya fána, o corpo dos Ainur), Tolkien menciona que os Maiar, mesmo quando invisíveis, podiam ser reconhecidos através de sua fragrância.
Fonte: Parma Eldalamberon nº 17 (jornal da Elvish Linguistic Fellowship)



...que Fatty Bolger nem sempre foi Fredegar?
Belisarius e Hamilcar foram nomes anteriomente escolhidos para o hobbit.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta nº 109

_______________________________________________________
Helge Fauskanger (estudioso das linguas criadas por Tolkien) comentou na E:34319 (lista de discussão no Yahoo) que a raiz de onde vem o nome “Sauron” é relacionada com palavras como “pútrido”.

Será que ele usava algum perfume francês pra disfarçar?
i_bigsmile.gif


_________________________________________

Sobre Parma Eldalamberon, "O Livro das línguas Élficas": é um jornal da Elvish Linguistic Fellowship, um grupo de interesse especial da Mythopoeic Society. A edição 17 é um comentário por J.R.R. Tolkien do final dos anos 1950 e início dos anos 1960 sobre as palavras e nomes de suas línguas inventadas incorporadas em O Senhor dos Anéis. Este comentário foi editado e anotado por Christopher Gilson, com a permissão e orientação de Christopher Tolkien e da Tolkien Estate.
 
Você Sabia...




…que Rohan existe?

Rohan é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Morbihan. Estende-se por uma área de 23,59 km²
Fonte: http://www.rohan.fr/
Contribuição de Carla & Leo



...que Galdor era filho de Thranduil?

Em rascunhos do Senhor dos Anéis, Galdor foi primeiro o nome do personagem que acabaria chamado de Legolas.
Fonte: HMe VI, The Return of the Shadow, The Third Phase (3) - In the house of Elrond e HMe VII, The Treason of Isengard, The Fourth Phase (2) – The Ring Goes South



....que Dumbledore quase esteve em Rivendell?
O nome adotado por J.K.Rowling para o diretor de Hogwarts foi usado por Tolkien em algumas versões do poema “Errantry” – que Christopher Tolkien classificou como o de história mais longa e complexa. Um dos seus desdobramentos tornou-se a canção de Bilbo em Rivendell. Na versão mais antiga (década de 1930), são encontrados os versos:
There was a merry passenger,
A messenger, an errander; (…)
He battled with the Dumbledores…
Fonte: HMe VII – The Treason of Isengard. Capítulo V (“Bilbo’s Song at Rivendell: Errantry and Eärendillinwë”), As Aventuras de Tom Bombadil e The Road Goes Ever On
Contribuição de Jorge Cervethion


O tópico original na comunidade "O Senhor dos Anéis" é este.
 
faz um tempo que achei uma coisa interessante na árvore genealógica dos elfos,acho que a grande maioria já sabe
mas se eu não me engano a Galadriel é sogra do Elrond ...

quando eu descobri isso fiquei surpreso,achei estranho a Galadriel ser sogra do Elrond...:think:

a grande maioria já sabe disso,eu acho, mas fica aí pra quem não sabia

( meu primeiro post )
 
Última edição:
É verdade, Onã.

Será que ela era muito chata? Se fosse, coitado do Elrond, ter uma sogra chata e imortal...:rofl:
 
faz um tempo que achei uma coisa interessante na árvore genealógica dos elfos,acho que a grande maioria já sabe
mas se eu não me engano a Galadriel é sogra do Elrond

E também há o fato de Celeborn ser o tio avô de Elrond; o irmão de Celeborn chama-se Galathil e é pai de Nimloth, mulher de Dior (filho de Beren e Luthien). Do casamento de Nimloth e Dior nasceu Elwing; Elwing se casou com Eärendil e o filho deles é Elrond, o Meio-elfo.

O lado de Eärendil (filho de Idril e Tuor) vem da casa de Fingolfin, que por sua vez era tio de Galadriel.

Será que ela era muito chata? Se fosse, coitado do Elrond, ter uma sogra chata e imortal.

Mandona ela era, afinal quem "vestia as calças" em Lórien era ela...:lol:
 
Última edição:
…que Rohan existe?
Rohan é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Morbihan. Estende-se por uma área de 23,59 km²
Fonte: http://www.rohan.fr/
Contribuição de Carla & Leo


Nossa, legal! Ir a Rohan não é mais um sonho impossível :joy:


....que Dumbledore quase esteve em Rivendell?
O nome adotado por J.K.Rowling para o diretor de Hogwarts foi usado por Tolkien em algumas versões do poema “Errantry” – que Christopher Tolkien classificou como o de história mais longa e complexa. Um dos seus desdobramentos tornou-se a canção de Bilbo em Rivendell. Na versão mais antiga (década de 1930), são encontrados os versos:
There was a merry passenger,
A messenger, an errander; (…)
He battled with the Dumbledores…
Fonte: HMe VII – The Treason of Isengard. Capítulo V (“Bilbo’s Song at Rivendell: Errantry and Eärendillinwë”), As Aventuras de Tom Bombadil e The Road Goes Ever On
Contribuição de Jorge Cervethion

Quem diria, Dumblendore em Rinvendell... :lol:
 
…que Rohan existe?
Rohan é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Morbihan. Estende-se por uma área de 23,59 km²
Fonte: http://www.rohan.fr/
Contribuição de Carla & Leo


....que Dumbledore quase esteve em Rivendell?
O nome adotado por J.K.Rowling para o diretor de Hogwarts foi usado por Tolkien em algumas versões do poema “Errantry” – que Christopher Tolkien classificou como o de história mais longa e complexa. Um dos seus desdobramentos tornou-se a canção de Bilbo em Rivendell. Na versão mais antiga (década de 1930), são encontrados os versos:
There was a merry passenger,
A messenger, an errander; (…)
He battled with the Dumbledores…
Fonte: HMe VII – The Treason of Isengard. Capítulo V (“Bilbo’s Song at Rivendell: Errantry and Eärendillinwë”), As Aventuras de Tom Bombadil e The Road Goes Ever On
Contribuição de Jorge Cervethion

Fiquei super feliz em saber sobre a existência de Rohan (Uhu! Vou para lá nas minhas férias!!! :yep:) Tá, sei que pode não ter nada a ver com a Rohan do livro (nem sei como é e nem deve ser conhecida como a terra dos cavalos, enfim... Isso não tira minha felicidade e adoro essas coincidências)

E a parte do Dumbledore também foi uma coincidência que adorei conhecer!:grinlove: Parece até que a J.K. Rowling sabia dessa versão do poema
(será? :hanhan: )

Porém, eu queria saber o que significa "He battled with the Dumbledores", quero dizer, eu acho que o significado do nome Dumbledore está relacionado com alguma espécie de inseto ( se não me falha a memória o nome é mamangava... Corrijam-me, por favor!), então queria saber se poderia ser traduzida essa passagem assim: "ele lutou com os insetos"...
 
E a parte do Dumbledore também foi uma coincidência que adorei conhecer!:grinlove: Parece até que a J.K. Rowling sabia dessa versão do poema
(será? :hanhan: )
Acho difícil... O poema está no HMe VII, e só os mais aficionados leem os HMes. É mais provável que tenham tido uma fonte em comum

Porém, eu queria saber o que significa "He battled with the Dumbledores", quero dizer, eu acho que o significado do nome Dumbledore está relacionado com alguma espécie de inseto ( se não me falha a memória o nome é mamangava... Corrijam-me, por favor!), então queria saber se poderia ser traduzida essa passagem assim: "ele lutou com os insetos"...
Dumbledore é um tipo de abelha, se não me engano.

O Morfindel comentou que não pode ser uma referência aos insetos apenas, por causa da inicial maiúscula. Essa inicial maiúscula pode ter sido usada só para "personificar" a raça. "Ele lutou com as Abelhas": a inicial significa que não é apenas um grupo de abelhas qualquer; é um gurpo (ou uma raça) específico.
 
Acho difícil... O poema está no HMe VII, e só os mais aficionados leem os HMes. É mais provável que tenham tido uma fonte em comum
Erro meu aqui. Essa versão do poema aparece em As Aventuras de Tom Bombadil e The Road Goes Ever on também, como aparece nas fontes da curiosidade. Eu interpretei errado, achando que a versão antiga só tinha sido publicada por CT, mas a idealizadora do projeto já me corrigiu.

Mas continuo achando a tese do ancestral comum a mais provável. Tolkien não inventou a palavra, e acho que o único livro dele que a Rowling leu foi o SdA.

Como curiosidade: na edição brasileira do Tom Bombadil, William Lagos traduziu "Dumbledors" como Dambeldouros e o Kyrmse como Besouros.
 
Última edição:
Você Sabia...

...que Manwë era apelido?
Os ainur não tinham nomes reais, seus nomes, dados pelos elfos, eram apenas apelidos que se referiam a alguma peculiaridade, função ou feito.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 211



...que Frodo era alemão?

Frodo é um nome real da tradição germânica. Sua forma em inglês antigo é Fróda, e tem ligação com a palavra fród, que significa "sábio por experiência".
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 168



...que Tokien detestava gatos?

Qualquer leitor fica ao menos desconfiado disso ao ler a obra de Tolkien, mas ele não deixou dúvidas ao negar o uso de nomes retirados do Senhor dos Anéis para uma ninhada felina, dizendo que gatos siameses, pare ele, perteciam a fauna de Mordor.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta nº 219

Tópico na comunidade O Senhor dos Anéis.

Um adendo meu: Tolkien detestava tanto gatos, que na primeira versão da história de Beren e Lúthien, o "papel" de Sauron, digamos assim, era "representado" por um gato, Tevildo.
 
Última edição:
Aiya, nossa nunca ia ter acesso a essas informações!! Bem que o Faramir no terceiro livro do Senhor dos Anéis parecia interessado em Éowyn.
 
Aiya, concordo com Tolkien, contos de fada não são só para crianças. Parece que as pessoas tem prazer em deixar a alma envelhecer se afundando em livros que muitas vezes leem só por obrigação.
 
Você Sabia...

...que os istari não eram apenas cinco, como muitos imaginam?

O número de integrantes da Heren Istarion que chegaram ao Norte da Terra-média era desconhecido. Sabe-se apenas que os principais eram cinco: Gandalf, Saruman, Radagast, Alatar e Pallando.
Fonte: Contos Inacabados - Os Istari



...que existiram no máximo 7 balrogs?
Diferente do que muitos textos nos levam a entender, Tolkien definiu que o número de balrogs ficava entre 3 e 7.
Fonte: HMe X (Morgoth's Ring) e XI (The War Of The Jewels): "There should not be supposed more than say 3 or at most 7 ever existed"



... que Arod viveu livre, leve e solto?
No final mais longo do Senhor dos Anéis, Sam conta a sua filha que Legolas deixou Arod correr livremente de Isengard de volta para Rohan.
Fonte: HMe IX (Sauron Defeated) - The end of the Third Age, The Epilogue

As curiosidades foram originalmente publicadas na comunidade O Senhor dos Anéis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo