• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Você sabia? Curiosidades sobre o mundo de Tolkien

Você Sabia...

..que havia múmias em Númenor?
Com o medo da morte aumentando cada vez mais, os númenorianos passaram a construir mausoléus e a preservar os corpos dos mortos.
Fonte: Silmarillion - Akallabêth
Contribuição de: Renata


...que a Elessar já foi de Maedhros e Fingon?
Em versão inicial a Elessar foi criada por Fëanor, que a presenteou a Maedhros e este, por sua vez, a deu a Fingon.
Fonte: HMe XI (The War of Jewels), The Later Quenta Silmarillion - Of the siege of Angband.


…que elfos e homens não construíam templos?
Os povos bons costumavam, no máximo, dedicar um determinado local da natureza como ponto de louvor e adoração a Eru.
Fonte: As Cartas de J.R.R. Tolkien, Carta 153 - Nota 5
 
Última edição:
Você Sabia...

...que Fëanor não era filho de Finwë?
No início de sua concepção mitológica, Tolkien apresentou Fëanor não como filho de Finwë, Rei dos Noldor, mas de um Elfo chamado Bruithwir – que também foi morto por Melkor quando do roubo das jóias, em Aman.
Fonte: HoME I – The Book of Lost Tales. Capítulo VI (“The Theft of Melko and the Darkening of Valinor”)
Contribuição de Jorge Cervetion


...que Aulë criou 6 mães dos Anões?
Apesar de todos conhecerem sobre os 7 Pais anões, poucos sabem que inicialmente também foram criadas 6 companheiras, totalizando 13 anões "primordiais". Na hora de colocá-los para dormir, Aulë espalhou os pais cada qual com sua companheira, exceto Dúrin, o mais velho, que não possuía uma.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta 212.
Contribuição de Maique (Dorak)


...que Gandalf era mais castanho que Radagast?
Apesar de Radagast ser o "amigo dos animais", Tolkien diz que Gandalf tinha mais conhecimento sobre aves e feras e recebia destes mais respeito e afeição que o Istar marrom.
Fonte: Tolkien Papers, Bodleian Library, Oxford

P.S.: Essa edição temos uma contribuição de gente daqui da Valinor, o Dorak.
 
Última edição:
...que Aulë criou 6 mães dos Anões?
Apesar de todos conhecerem sobre os 7 Pais anões, poucos sabem que inicialmente também foram criadas 6 companheiras, totalizando 13 anões "primordiais". Na hora de colocá-los para dormir, Aulë espalhou os pais cada qual com sua companheira, exceto Dúrin, o mais velho, que não possuía uma.
Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, Carta 212.
Contribuição de Maique (Dorak)

Orra! Legal isso! Sempre coisas que eu nem imaginava. :D

Sobre os Anões... teria alguma relação com a escolha de Tolkien para 13 os Anões de O Hobbit?
 
Sobre os Anões... teria alguma relação com a escolha de Tolkien para 13 os Anões de O Hobbit?
Acho que não, Elendil. Se não me engano, Tolkien só deu a explicação para a origem dos anões desse jeito depois de escrever o Hobbit. E sete é um número especial sempre usado nesses relatos meios "mitológicos".
 
Muito interessante! Algumas observações:

Você Sabia...

...que a Elessar já foi de Maedhros e Fingon?
Em versão inicial a Elessar foi criada por Fëanor, que a presenteou a Maedhros e este, por sua vez, a deu a Finrod.
Fonte: HMe XI (The War of Jewels), The Later Quenta Silmarillion - Of the siege of Angband.
Comé q é o negoço aí? Fingon ou Finrod?

Você Sabia...


...que Gandalf era mais castanho que Radagast?
Apesar de Radagast ser o "amigo dos animais", Tolkien diz que Gandalf tinha mais conhecimento sobre aves e feras e recebia destes mais respeito e afeição que o Istar marrom.
Fonte: Tolkien Papers, Bodleian Library, Oxford
Tolkien Papers é um livro? Só uma dúvida mesmo...
 
Não, não é um livro. Como diz o nome, é uma coleção de documentos escritos por Tolkien e que está na Biblioteca Bodleian. Tem algumas citações deles em livros de estudiosos tolkienianos. E acabei de conferir no meu The War of the Jewels o correto é Fingon. Obrigado pela correção, post editado.
 
Última edição:
cara eu nao sei como voces conseguem tanta informação mais é simplesmente fantatico. Otimo trabalho.



Valeu:mrgreen:
 
Não, não é um livro. Como diz o nome, é uma coleção de documentos escritos por Tolkien e que está na Biblioteca Bodleian. Tem algumas citações deles em livros de estudiosos tolkienianos. E acabei de conferir no meu The War of the Jewels o correto é Fingon. Obrigado pela correção, post editado.

Que isso, eu que agradeço! :joinha:
 
Voce sabia que:

Um éored pleno não tinha menos que 120 homens, incluindo o capitão. O éored com que Éomer persegui os orcs, Legolas contou 105 quando estavam muito longe, e Éomer disse que tinha perdido 15 homens na batalha contra os orcs.


Que se Théoden tivesse tempo ele teria reunido uma força de doze mil homens para a guerra contra Sauron e que com isso, não teria deixado Rohan com poucos defensores enquanto da viagem ao Pelennor. Théoden levou apenas 6.000, lembrando que essa não foi a maior cavalgada dos Rohirrim. Eorl, na batalha de Celebrant tinha vindo com pelo menos 7.000



Que durante a batalha do Pelennor, os ents guerrearam no Descampado contra os orcs de Dol Guldur que invadiram Rohan.


Fonte:

Contos Inacabados e Senhor dos Anéis (Retorno do Rei)
 
Última edição:
Essa informações são sempre muito bem vindas. Ainda mais pra mim que fico na correria e atualmente não estou tendo tempo de ler tudo do Tolkien.

Parabéns a todos!
 
Own. Eu realmente não sabia dessas coisas, mas acho que é por que só li o primeiro livro do Senhor dos Anéis e estou começando a ler o segundo.

Mas é muito interessante esse post.
 
Nossa, realmente muita coisa interessante... Eu me surpreendi com as mães dos anões, já que essa duvida sempre me atormentava... Seja nos livros ou em todo o mundo baseado em tolkien (jogos eletronicos, rpgs, filmes) nunca vi falar sobre as 'esposas' dos anões... Tem algum livro de Tolkien, ou algum lugar, aqui no fórum mesmo, onde eu possa ler mais sobre isso? Muito obrigado ^_^

Tenken :lily:
 
Nossa, realmente muita coisa interessante... Eu me surpreendi com as mães dos anões, já que essa duvida sempre me atormentava... Seja nos livros ou em todo o mundo baseado em tolkien (jogos eletronicos, rpgs, filmes) nunca vi falar sobre as 'esposas' dos anões... Tem algum livro de Tolkien, ou algum lugar, aqui no fórum mesmo, onde eu possa ler mais sobre isso? Muito obrigado ^_^

Tenken :lily:

Use a ferramenta de busca. :joinha:
 
Só uma anã tem o nome mencionado em todos os livros publicados: Dís, a irmã de Thorin. Não me lembro de muitos mais detalhes sobre esse assunto.
 
Ahh, obrigado aos dois, irei pesquisar sim pelo fórum... Mas nossa, ele somente citou esse assunto uma vez em todos os livros? Não é a toa eu não saber, ja que não li - ainda- os livros mais 'profundos' ( Contos inacabados, etc...), mais agora eu realmente estou intrigado com isso, irei pesquisar isso mais á fundo e criar um tópico - isso se já não existir um-...

Tenken :lily:
 
Só uma anã tem o nome mencionado em todos os livros publicados: Dís, a irmã de Thorin. Não me lembro de muitos mais detalhes sobre esse assunto.

Sério?!! E eu achava que Tolkien nunca havia citado um nome de anã em toda a história da Terra Média. Com certeza essa tal de Dís era muito famosa e bastante respeitada entre seu povo (também, sendo irmã de adivinha quem, não é? ) Eu sempre achei que deveria haver um espaço um pouco maior para os anões e sua cultura e história, maior especificação de linhagens, incluindo as mães anãs (e suas longas barbas :lol:) , etc. Mas, como só deu tempo de se concentrar mais na parte dos Eldar (que tem muito pano para manga, aliás)...

Eu simplesmente amo essa seção do fórum! Tudo aqui é muito interessante de se aprender!!! :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo