1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Viajar de Trem

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Fúria da cidade, 5 Out 2010.

  1. Nírasolmo

    Nírasolmo Usuário

    Nunca andei de trem, mesmo tendo a já citada pelo Fúria linha Curitiba-Paranaguá por perto...

    Mais do que ser uma viável opção para turismo e transporte, seria economicamente bom se o Brasil não tivesse deixado a Deus-dará a maioria das ferrovias. Questões como escoamento da produção seriam descentralizados, evitando um colapso como na greve dos caminhoneiros...
     
  2. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    A malha ferroviária brasileira já é razoavelmente grande se a maior parte dela for plenamente reativada, mas existem trechos que são usados exclusivamente só pra cargas.

    Compartilhar a via com trem de passageiros é algo plenamente possível, bastando adequar os horários de partida de cada tipo e modernizar totalmente o sistema de sinalização de vias, mas falta vontade e vergonha na cara dos governantes apostarem em algo que no passado sempre funcionou muito bem.
    --- Mensagem Dupla Unificada, 13 Ago 2019, Data da Mensagem Original: 13 Ago 2019 ---
    Vale a pena experimentar. Nas duas únicas vezes que fui, não foi totalmente como gostaria (com céu 100% aberto), pois peguei neblina em alguns trechos e em meses mais próximos do inverno.

    Existe uma semelhança interessante entre o trajeto ferroviário Curitiba-Paranágua e São Paulo-Santos por ambos serem descida de serra, entre uma capital estadual e uma importante cidade portuária, mas se for apontar entre os dois itinerários qual eu mais gostei, eu certamente citaria o itinerário paranaense que passa uma emoção de estar beirando um precipício bem maior e mais longa, além da vista pro mar que é bem bonita e um pouco mais ampla, desde que a neblina não atrapalhe é claro.
     

Compartilhar