• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Velha Discussão: Gollum em Moria

Se vc pensar bem é até possível que Gollum tenha entrado em Lórien ou pelo menos ido até os limites de Caras Galadhon. Afinal de contas ele conseguiu chegar bem perto da comitiva naqueles "flets" sem que Haldir e os elfos guardas percebessem. Então é possível que ele tenha entrado sorrateiramente floresta a dentro, rodeado a cidade dos elfos, ou seguido pelo Veio de Prata e reencontrado a comitiva novamente na confluência com o Anduin.
 
Gollum em Lórien

Ele com certeza ficou rondando Lórien esperando eles sairem. Mas como ele poderia ter certeza que eles sairam para o Rio Anduin?
Se Gollum perseguia ele antes de Carahdras, e ao ver que eles tentaram atravessar a montanha, ele foi direto por Moria antes deles? Se for, o que eu acho que sim, então Gollum estava bem esperto pra sair de Moria antes deles, o que acho que nao, e pra ficar esperando eles no Anduin, o que eu não tenho certeza. :?
 
Desculpa pelo meu post, eu sei que duas pessoas falaram mas eu acabo de ler nos apêndices que num dia tal o Gollum estava esperando eles na mergem ocidental. Desculpem!
 
não faz sentido ele ter saído antes da comitiva. primeiro, ele não era tão inteligente assim. e mesmo se fosse, saberia que havia a possibilidade da comitiva não sair. ele então ficaria lá dentro para pegar o anel do corpo do frodo. e ele não teria como passar na frente da comitiva, pq ela pegou o caminho mais rápido possível e o outro estava pegando fogo e bloqueado. essa explicação é muito mal contada....
 
Concordo, eu acho que ele saiu depois da Comitiva. Provavelmente pelo mesmo lugar que ele entrou e não foi a Ponte de KZDum. Se ele tivesse entrado pela ponte ele teria sido facilmente visto (mesmo sendo quem ele era) por qualquer orc vigia, e morto. Acho que assim que ele viu (e acho que viu) o Balrog e o Gandalf lutando (lembrem-se que ele CONHECIA o Gandalf) e caindo até a morte, ele no mínimo concluiu que estava tudo perdido e que os sobreviventes da sociedade iriam sair correndo e fugir de Moria. Então ele não pensou duas vezes e deu no pau...
 
Olha, acho que o filme influenciou muito nas opiniões :x , vamos rever os fatos:

:arrow: No livro, diz que o balrog era humanóide, maior que um humano(eu reli essa parte ontem de noite), mas não falava que ele era muuuuito maior, que nem aparece no filme.

:arrow: O Gandalf destrói a ponte na parte que o balrog estava, como ele não era gigantesco, a perte destruida não era tão grande que nem foi mostrado no filme.

:arrow: O único lugar que a ponte quebra é a parte que o balrog estava, não uma parte que o resto da Comitiva estava, como apareceu no filme.

:arrow: Como a parte quebrada não era tão grande (do meu ponto de vista), o Gollum poderia ter passado com cordas(encontradas junto aos anões mortos), ou até mesmo pulando.

Na minha opinião, o filme mudou muito a forma de pensar aquela parte, mas se você pensar fielmente como diz no livro é mais fácil de resolver o mistério. :wink:
 
Elrond Meio-Elfo disse:
sem que Haldir e os elfos guardas percebessem

Não tenho certeza, mas é quase, que eles perceberam sim... lembram que eles mandaram Sam e Frodo ficarem quietos?

Pra mim ele entrou em Moria antes, por outro local, pq pelo portão leste para ele era impossível. Ficou lá dentro um bom tempo, visto que somente no conselho de Elrond sua fuga dos elfos foi comentada. Teve bastante tempo para chegar lá. Dentro das minas ele fazia como nas montanhas sombrias (essas mesmo?). Aprendia os caminhos pouco conhecidos, as vezes seguindo os orcs e as vezes sozinho, e assim descobriu várias outras saídas.

PS.: Senhor do Escuro, diminua seu avatar para 64x64 pixels... só um lembrete hehehe
 
Gil-Galad disse:
Não tenho certeza, mas é quase, que eles perceberam sim... lembram que eles mandaram Sam e Frodo ficarem quietos?

Vc tem razão, perceberam sim, é que eu não me expressei direito... O Gollum conseguiu chegar até a árvore que o Frodo e o Sam estavam, logo ele conseguiu passar as guardas de elfos e entrar dentro da floresta. Mas o Haldir viu o Gollum escalando a árvore e o Gollum viu que fora descoberto e fugiu de medo. Acho que com um pouco mais de esforço e cuidado o Gollum conseguiria entrar floresta a dentro sem ser visto.

O Senhor do Escuro disse:
Olha, acho que o filme influenciou muito nas opiniões , vamos rever os fatos:

Bem, os fatos específicos são beeeeeeeeeeeeeem controversos.... :-DDDDD

O livro fala "[...]TALVEZ humanóide, mas maior[...]"... tipo, não se pode realmente dizer que era maior ou menor que o Balrog como retratado no filme. Eu particularmente sempre imaginei o Balrog daquele jeito.... apesar de que não tão grande como aquele.... :-))) Aquilo ali é só mais uma visão de mais um fã.

Agora, quanto à destruição da ponte ser grande ou pequena... isso realmente não importa pois eu acho que poucos seres teriam coragem de PULAR por um abismo gigantesco daqueles.... :-))))) Muito menos fazer uma ponte de cordas e muito menos um Gollum raquítico.
 
Bem, pelo que me lembro, o Gollum chegou a ser ajudado por orcs, para fugir de Mirkwood, portanto não podemos descartar que ele não possa ter sido ajudado por orcs para entrar em Moria, mas minha teoria é:
Após a fuga da Floresta das trevas ele foi atrás do anel que estava do outro lado das montanhas(ainda), então talvez ele tivesse passado por Moria(meio improvável, mas possível), ou por um outro caminho de baixo das montanhas(que ele conhecia bem), então, ele pode ter avistado a comitiva quando saiu das montanhas, e os seguiu até Moria, onde para entrar, deve ter achado algum caminho dos orcs(que acho que não ficavam tendo que falar a senha da porta para entrar em Moria)e mesmo que tenha demorado para encontrar essa passagem dos orcs ele conseguiu alcancar a comitiva que ficou um tempo sem saber aonde ir (pois me lembro que o Gandalf ficou indeciso uma vez) então continuou atrás da comitiva, quando a sociedade foi atacada por orcs, não deve ter sido difícil pra ele se esconder, então, após a queda de Gandalf e da ponte quebrar, ele pode ter seguido os orcs que sairiam atrás da comitiva, por caminhos escavados pelos próprios orcs, depois, foi só seguir as trilhas e encontrar a comitiva novamente em Lórien
(não tenho certeza, mas tem uma parte, que os elfos de lórien contam que mataram os orcs que entraram em Lórien, e junto havia uma criatura, estranha que eles não mataram, pois não sabiam se era boa ou má, talvez isso possa comprovar que Gollum tenha ficado "amigo' dos orcs quando ficou preso por um loongo..tempo em Mordor)
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Agora, quanto à destruição da ponte ser grande ou pequena... isso realmente não importa pois eu acho que poucos seres teriam coragem de PULAR por um abismo gigantesco daqueles.... :-))))) Muito menos fazer uma ponte de cordas e muito menos um Gollum raquítico.

Quando não se tem outra alternativa e você está atrás do seu Precioso, você até pula uma ponte, meu caro amigo, afinal, se minha teoria estiver certa(temo que não), o pobre Sméagol não teria outra saída senão pular uma ponte gigantesca. Além do mais, se é a única saída ele pode arranjar um jeito de passar pelo buraco, nunca se sabe...
 
Tá vendo como eu nem sempre discordo de vc!?!?!?!?!
Se aquela fosse a única saída aí realmente o infeliz tinha que escolher entre pular sobre o abismo ou virar jantar de orcs. Mas como provavelmente não era a única saída, ele provavelmente utilizou de outra. :-P
 
Os orcs poderiam ter feito uma ponte com lanças, escudos e cordas sobre o buraco na ponte. Gollum podia ter passado por esse improviso depois dos orcs, ou entre um batalhão orc e outro.
 
Pensando bem, os orcs poderiam ter túneis secretos para sair de Moria, mas como um pobre hobbit esmilingüido como o Gollum descobriria os caminhos, ele só poderia ter pulado a ponte.
 
Oras, mas se foi um probe hobbit esmilinguido como o Gollum que se infiltrou nos túneis profundos das Montanhas Sombrias no coração do Reino Orc e lá esperou por 500 anos sem ser descoberto, matando e caçando orcs bebês no escuro. Lembra-se? Por que não em Moria tb????
 
A diferença é que os 500 anos ele ficou "no mesmo lugar", naõ ficava vagando, nessa hora ele teria que achar caminhos super complicados em muito pouco tempo, senão perderia a Comitiva.
 
Como não ficava vagando??? É claro que ficava, ele conhecia muito bem todas as passagens, saídas e entradas de sua caverna e provavelmente dos túneis escavados pelos orcs. Tanto que prometeu ao Bilbo levá-lo para a saída caso o hobbit ganhasse o jogo de charadas.
O Gollum sabia muito bem como se virar dentro de uma montanha... :lol: :lol: :lol:
 
Exatamente. Ele morou lá por 500 anos, nas Montanhas Sombrias... precisamente o mesmo lugar que ele teve que sair depois que a Sociedade fugiu. Ele estava em casa!!! :lol: :lol: :lol:
 
O Senhor do Escuro disse:
A diferença é que os 500 anos ele ficou "no mesmo lugar", naõ ficava vagando, nessa hora ele teria que achar caminhos super complicados em muito pouco tempo, senão perderia a Comitiva.

Foi o que eu disse.

Ele chegou em Moria bem antes da comitiva. Para conhecer os caminhos bastava seguir os orcs. E não teve dificuldades em aprendê-los pois viveu muito tempo em um local assim.
 
acho que a ponte estava quebrada o suficiente para impedir a passagem com um pulo, ainda que gollum pulasse com um sapo. o balrog devia ser bem grande afinal, as sombras de seus braços que pareciam asas (não asas) atingiram de parede a parede de um salão de 30 metros de altura. mas isso já é outra discussão...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo