• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um túmulo para Boris Davidovitch (Danilo Kiš)

Meia Palavra

Usuário
Em 1917, após a Revolução Russa, surge a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Durante todo o século XX esse jovem país seria como uma força fantasmagórica pairando sobre o ocidente e o ameaçando.

Muitas vezes, porém, se ignora que no próprio território soviético a URSS foi um construto terrivelmente cruel. Especialmente entre 1922 e 1953- período em que Stálin foi o detentor do poder máximo na nação bolchevique. Não apenas aqueles envolvidos em atividades contrarrevolucionárias foram presos e mortos, mas também muitos militantes comunistas. A linha do stalinismo era ao mesmo tempo rígida e tênue, e não aceitava alguns modos de ser comunista- o que causou aproximadamente 700 mil mortes, além das deportações e prisões.

Apesar de ser apenas uma criança na época, o escritor iugoslavo (ou sérvio, se considerarmos o quesito geográfico apenas- política e culturalmente, porém, ele é herança dupla dos quatro ou cinco países que surgiram dos despojos dos domínios do Marechal Tito) descreve esse período com um rico detalhamento em seu Um túmulo para Boris Davidovitch.

[continue lendo...]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo