1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Um anel para TODOS governar?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Duan HoW, 7 Mar 2013.

  1. Duan HoW

    Duan HoW Usuário

    Estava lendo o Hobbit e me deparei com uma coisa: Bilbo não fica "possuído" pelo Um como outros que o tiveram

    Ex: Frodo nem teve tempo de sair de Bree para começar a sentir o peso do Um, já Isíldor se corrompeu de te-lo em mãos, de Smeagol nem se fala.

    Fiquei com essa dúvida agora, o porque de Bilbo não se corromper com tamanho mal que havia no Um, ou pelo menos demorar tanto para tal
     
  2. Turamarth

    Turamarth matei um

    Creio que cada detentor do anel reage de maneira diferente à influência do Um. Uns são fortemente tentados por ele mesmo sem nunca antes tê-lo tocado, outros repelem essa influência; mas tudo também depende dos desígnios vinculados ao Um. Já o Bilbo nem sequer sabia do que se tratava o anel quando o encontrou.. era para ele um mero artefato de invisibilidade; e apesar de ter demorado muito a sentir os efeitos do anel com o passar dos anos (principalmente na falta dele), com o tempo isso aconteceu. E longe do anel ele dizia “Às vezes me sinto esticado como manteiga que foi espalhada num pedaço muito grande de pão.” Era mais ou menos como uma dependência química.
     
  3. Amanda Lee Liu

    Amanda Lee Liu Bééééhh

    É pq O Hobbit foi escrito bem antes do Professor criar o SDA e dar toda essa importância para o Um XD
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  4. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Sauron também estava muito mais forte na época que Frodo usou o Anel. A influência do Anel também estaria muito mais forte.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Também tem aquilo, Bilbo acho que só usava o Anel para, digamos, fugir dos Sacola-Bolseiros ou coisa do tipo!! :lol:

    Em cerca de sessenta anos (ele catou o Um do Gollum aos 50, não foi? E no final entregou o Anel pro Frodo aos 110? Já me esqueci, embora tenha relido o Sociedade do Anel há pouco tempo... UU) acho que se ele usou o Um dez vezes, foi muito.

    Já Frodo só começou a sentir os efeitos do Um após ANOS também. Ele tinha 33 quando o recebeu de Bilbo, e somente quando saiu para a Demanda do Anel, aos 50, dezessete anos depois, é que as coisas começaram a se manifestar.

    No caso de ambos os hobbits, o Um os manteve jovens por mais tempo, embora, segundo Gandalf, a pessoa ficava jovem mas NÃO ganhava mais vida; assim como Gollum, que passou séculos com o Um e se DEFORMOU todo - embora não morresse.

    Bilbo, apesar de aparentar ter 50 anos aos 110, também já começava a sentir os efeitos do Um ao sair de casa.

    Acho que tais efeitos demoraram a aparecer nos hobbits porque eles não eram seres de grande poder. Gandalf e Galadriel foram tentados fortemente pelo Um sem SEQUER terem-no tocado!

    Assim como Frodo tenha apresentado uma influência do Um bem maior quando saiu pra Demanda porque Sauron, bem como Nazgûl e companhia limitada vinda de Mordor e etc, começaram a, finalmente, se mexer.

    Ao menos é essa a impressão que me dá.
     
  6. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Acho que as explicações foram dadas por Amanda e Meneldur. A primeira explicação é a mais prática: Quando O Hobbit foi escrito, o Um Anel funcionava mais como uma relíquia encontrada por Bilbo durante a aventura, sem conexão alguma com o Necromante. A segunda explicação é a que costura O Hobbit com a obra de Tolkien, pois durante a aventura de Bilbo, Sauron ainda estava muito enfraquecido, de modo que a influência do Um Anel era pequena. Acho que Bilbo, durante O Hobbit, usa o anel mais vezes do que Frodo durante todo OSdA. Se fossemos pensar só por essa lógica, Bilbo deveria ter sofrido os efeitos com mais intensidade - o que não foi o caso.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Mas quando Isildur cortou a mão de Sauron ele estaria bem fraco não, mas Isildur ainda caiu sob a influência do Um.
     
  8. Tar-Mairon

    Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

    .

    Ele (Sauron) já havia sido ferido por Elendil e Gil-Galad quando Isildur decepou-lhe o dedo.

    .
     
  9. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    Esse é apenas um dos fatores, Morfindel. Não é o único. Além disso, Isildur estava na própria Mordor, onde, mesmo com Sauron fraco, o poder e a influência do Maia ainda eram enormes.
     
    Última edição: 8 Mar 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  10. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Exato, além disso Isildur é um humano ("facilmente corrompido") e um grande líder. O Rei dos homens descendentes de Númenor! Quanto mais poderoso for o portador do anel, maior a influência do anel sobre a pessoa. Isldur, sendo quem é, acaba sendo canja de galinha para o Anel devorar antes do meio dia, rs.

    Por isso que os hobbits conseguem ficar mais tempo com o Anel sem sofrerem tanto sua influência. Porque eles são camponeses, andam descalços, fumam cachimbo, enfim, são leigos, são simples, não almejam o poder e dessa forma o Anel tem mais difculdade em corrompê-los.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  11. Nessä Nólatáry

    Nessä Nólatáry Mademoiselle de Volanges

    É dito que Bilbo passou mais de 60 anos com o anel, porem so depois que gandalf pediu que ele deixasse o anel, foi que o efeito veio, neste momento ele fica relutante, tanto que o mago embrabasse, e o livro descreve que a sombra dele cresceu consideravelmente na sala onde conversavam
    Tbm concordo! Eles não tinham grandes poderes e nem tinham o nível de conhecimento de Galadriel e Gandalf! Por isso não faziam ideia do tamanho do perigo que corriam.
     
  12. Saria

    Saria Usuário

    Além de Sauron estar mais fraco na época de Bilbo do que na do Frodo, este já sabia dos efeitos do anel por Gandalf, tinha conhecimento de quem era o anel e que ele era perigoso.Isso pode ter facilitado a entrada do anel na mente de Frodo.
     
  13. Sinner

    Sinner Usuário

    Creio eu que também depende muito da ambição e sentimentos do personagem sobre o anel, tal como Sméagol matou Déagol(em OSdA) seu primo e escondeu seu corpo apenas para obter a posse do anel e ele era um hobbit como você disse e mesmo assim foi corrompido rapidamente.
     
    Última edição: 19 Mar 2013
  14. Thanatos

    Thanatos Mortinho Usuário Premium

    Creio que nem a ambição em si....mas o "jeito" como Gollum encontrou o anél e Bilbo o encontrou fazem toda a diferença. É a questão da "pena" que Gandalf fala que Bilbo teve. De certo modo isso o salvou de um mal muito maior.
     
  15. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Acho que o principal fator (fora o fator já citado do anel ser um anel mágico em O Hobbit, sem o caráter maligno que adquiriria em O Senhor dos Anéis) é que o efeito que o anel teve em Bilbo não precisou manifestar-se claramente. Quando Smeágol achou o anel, ele estava com Deágol que também queria sua posse. E quando Isildur achou o anel, um monte de gente esperava que ele o destruísse. Então nesses dois casos o desejo pelo anel ficou evidente. Já Bilbo pôde ficar na miúda, ninguém sabia de nada. Mas eu aposto que se Gandalf ou qualquer outro soubesse do anel e por algum motivo (por mais legítimo que fosse) reclamasse o anel, Bilbo também ofereceria bastante resistência. O mesmo com Frodo nos anos que ele ficou com o anel no Condado, ou com o próprio Deágol - talvez sua resistência se devesse mais a um desejo próprio pelo Anel do que pelo espanto pela ação de Smeágol.

    (Aliás, essa questão foi uma das minhas
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :lol:)
     

Compartilhar