• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um anel para TODOS governar?

Duan HoW

Usuário
Estava lendo o Hobbit e me deparei com uma coisa: Bilbo não fica "possuído" pelo Um como outros que o tiveram

Ex: Frodo nem teve tempo de sair de Bree para começar a sentir o peso do Um, já Isíldor se corrompeu de te-lo em mãos, de Smeagol nem se fala.

Fiquei com essa dúvida agora, o porque de Bilbo não se corromper com tamanho mal que havia no Um, ou pelo menos demorar tanto para tal
 
Creio que cada detentor do anel reage de maneira diferente à influência do Um. Uns são fortemente tentados por ele mesmo sem nunca antes tê-lo tocado, outros repelem essa influência; mas tudo também depende dos desígnios vinculados ao Um. Já o Bilbo nem sequer sabia do que se tratava o anel quando o encontrou.. era para ele um mero artefato de invisibilidade; e apesar de ter demorado muito a sentir os efeitos do anel com o passar dos anos (principalmente na falta dele), com o tempo isso aconteceu. E longe do anel ele dizia “Às vezes me sinto esticado como manteiga que foi espalhada num pedaço muito grande de pão.” Era mais ou menos como uma dependência química.
 
Sauron também estava muito mais forte na época que Frodo usou o Anel. A influência do Anel também estaria muito mais forte.
 
Também tem aquilo, Bilbo acho que só usava o Anel para, digamos, fugir dos Sacola-Bolseiros ou coisa do tipo!! :lol:

Em cerca de sessenta anos (ele catou o Um do Gollum aos 50, não foi? E no final entregou o Anel pro Frodo aos 110? Já me esqueci, embora tenha relido o Sociedade do Anel há pouco tempo... UU) acho que se ele usou o Um dez vezes, foi muito.

Já Frodo só começou a sentir os efeitos do Um após ANOS também. Ele tinha 33 quando o recebeu de Bilbo, e somente quando saiu para a Demanda do Anel, aos 50, dezessete anos depois, é que as coisas começaram a se manifestar.

No caso de ambos os hobbits, o Um os manteve jovens por mais tempo, embora, segundo Gandalf, a pessoa ficava jovem mas NÃO ganhava mais vida; assim como Gollum, que passou séculos com o Um e se DEFORMOU todo - embora não morresse.

Bilbo, apesar de aparentar ter 50 anos aos 110, também já começava a sentir os efeitos do Um ao sair de casa.

Acho que tais efeitos demoraram a aparecer nos hobbits porque eles não eram seres de grande poder. Gandalf e Galadriel foram tentados fortemente pelo Um sem SEQUER terem-no tocado!

Assim como Frodo tenha apresentado uma influência do Um bem maior quando saiu pra Demanda porque Sauron, bem como Nazgûl e companhia limitada vinda de Mordor e etc, começaram a, finalmente, se mexer.

Ao menos é essa a impressão que me dá.
 
Acho que as explicações foram dadas por Amanda e Meneldur. A primeira explicação é a mais prática: Quando O Hobbit foi escrito, o Um Anel funcionava mais como uma relíquia encontrada por Bilbo durante a aventura, sem conexão alguma com o Necromante. A segunda explicação é a que costura O Hobbit com a obra de Tolkien, pois durante a aventura de Bilbo, Sauron ainda estava muito enfraquecido, de modo que a influência do Um Anel era pequena. Acho que Bilbo, durante O Hobbit, usa o anel mais vezes do que Frodo durante todo OSdA. Se fossemos pensar só por essa lógica, Bilbo deveria ter sofrido os efeitos com mais intensidade - o que não foi o caso.
 
Esse é apenas um dos fatores, Morfindel. Não é o único. Além disso, Isildur estava na própria Mordor, onde, mesmo com Sauron fraco, o poder e a influência do Maia ainda eram enormes.

Exato, além disso Isildur é um humano ("facilmente corrompido") e um grande líder. O Rei dos homens descendentes de Númenor! Quanto mais poderoso for o portador do anel, maior a influência do anel sobre a pessoa. Isldur, sendo quem é, acaba sendo canja de galinha para o Anel devorar antes do meio dia, rs.

Por isso que os hobbits conseguem ficar mais tempo com o Anel sem sofrerem tanto sua influência. Porque eles são camponeses, andam descalços, fumam cachimbo, enfim, são leigos, são simples, não almejam o poder e dessa forma o Anel tem mais difculdade em corrompê-los.
 
Estava lendo o Hobbit e me deparei com uma coisa: Bilbo não fica "possuído" pelo Um como outros que o tiveram

É dito que Bilbo passou mais de 60 anos com o anel, porem so depois que gandalf pediu que ele deixasse o anel, foi que o efeito veio, neste momento ele fica relutante, tanto que o mago embrabasse, e o livro descreve que a sombra dele cresceu consideravelmente na sala onde conversavam
Lindoriel disse:
Acho que tais efeitos demoraram a aparecer nos hobbits porque eles não eram seres de grande poder. Gandalf e Galadriel foram tentados fortemente pelo Um sem SEQUER terem-no tocado!

Tbm concordo! Eles não tinham grandes poderes e nem tinham o nível de conhecimento de Galadriel e Gandalf! Por isso não faziam ideia do tamanho do perigo que corriam.
 
Além de Sauron estar mais fraco na época de Bilbo do que na do Frodo, este já sabia dos efeitos do anel por Gandalf, tinha conhecimento de quem era o anel e que ele era perigoso.Isso pode ter facilitado a entrada do anel na mente de Frodo.
 
Exato, além disso Isildur é um humano ("facilmente corrompido") e um grande líder. O Rei dos homens descendentes de Númenor! Quanto mais poderoso for o portador do anel, maior a influência do anel sobre a pessoa. Isldur, sendo quem é, acaba sendo canja de galinha para o Anel devorar antes do meio dia, rs.

Por isso que os hobbits conseguem ficar mais tempo com o Anel sem sofrerem tanto sua influência. Porque eles são camponeses, andam descalços, fumam cachimbo, enfim, são leigos, são simples, não almejam o poder e dessa forma o Anel tem mais difculdade em corrompê-los.

Creio eu que também depende muito da ambição e sentimentos do personagem sobre o anel, tal como Sméagol matou Déagol(em OSdA) seu primo e escondeu seu corpo apenas para obter a posse do anel e ele era um hobbit como você disse e mesmo assim foi corrompido rapidamente.
 
Última edição:
Creio eu que também depende muito da ambição e sentimentos do personagem sobre o anel, tal como Sméagol matou Déagol(em OSdA) seu primo e escondeu seu corpo apenas para obter a posse do anel e ele era um hobbit como você disse e mesmo assim foi corrompido rapidamente.

Creio que nem a ambição em si....mas o "jeito" como Gollum encontrou o anél e Bilbo o encontrou fazem toda a diferença. É a questão da "pena" que Gandalf fala que Bilbo teve. De certo modo isso o salvou de um mal muito maior.
 
Acho que o principal fator (fora o fator já citado do anel ser um anel mágico em O Hobbit, sem o caráter maligno que adquiriria em O Senhor dos Anéis) é que o efeito que o anel teve em Bilbo não precisou manifestar-se claramente. Quando Smeágol achou o anel, ele estava com Deágol que também queria sua posse. E quando Isildur achou o anel, um monte de gente esperava que ele o destruísse. Então nesses dois casos o desejo pelo anel ficou evidente. Já Bilbo pôde ficar na miúda, ninguém sabia de nada. Mas eu aposto que se Gandalf ou qualquer outro soubesse do anel e por algum motivo (por mais legítimo que fosse) reclamasse o anel, Bilbo também ofereceria bastante resistência. O mesmo com Frodo nos anos que ele ficou com o anel no Condado, ou com o próprio Deágol - talvez sua resistência se devesse mais a um desejo próprio pelo Anel do que pelo espanto pela ação de Smeágol.

(Aliás, essa questão foi uma das minhas primeiras dúvidas aqui no fórum :lol:)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo