• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Uivo e outros poemas (Allen Ginsberg)

Meia Palavra

Usuário
Roberto Bolaño e Jim Morrison tinham mais ligações do que apenas a o título da primeira novela do chileno. A coisa mais importante que liga os dois é a influência da geração Beat da literatura norte-americana: escritores e poetas ligados à contracultura dos anos 50 e 60, que mesclavam experimentalismo, jazz, drogas e uma aversão iconoclasta ao sonho americano, liberando tudo isso sob a forma de uma literatura espontânea, quase instintiva.

Entre os ícones dessa geração encontram-se Jack Kerouac, autor de On the Road; William Burroughs com seu Almoço nú; John Fante com Pergunte ao pó; e, para mim o maior de todos, Allen Ginsberg, com seu O Uivo.

[continue lendo...]
 
Já nas primeiras linhas fui conquistado. Desde "Eu vi as melhores cabeças" até "contemplando Jazz". Se o poema terminasse aí já seria excelente, mas como não termina, é muito melhor! :)

O Filme, com o James Franco, é sensacional também!
 
2013 é o ano das redenções. Whitman, Neruda... e acho que até os beats.

Ginsberg é sensacional. Estou cogitando seriamente arrecadar uma grana daqui pro fim do ano e comprar uma edição da poesia completa dele... Cheguei a ler algo dessa tradução do Willer, e ela me pareceu muito bacana (o Willer manja muito do assunto), mas estou muito ousado com as poesias no original mesmo, então...

Sim, tanto o Uivo como Kaddish são ótimos poemas. Vocês já ouviram o Ginsberg lendo-os? Procurem no youtube. É maravilhoso... Como li não sei onde, a poesia do Ginsberg talvez seja muito mais pra ser declamada. E se você ver fotos dele declamando seus poemas, é maravilhoso. Eu só concebia isso com Whitman: o poder da palavra ser capaz de congregar pessoas... É lindo.

Só não sei se algum dia, nessa animação de redescobrir os beats após um tenebroso inverno, eu vou realmente conseguir gostar de Bukowski. Aí já é pedir demais.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo