1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Trekking

Tópico em 'Esportes' iniciado por Kainof, 12 Ago 2010.

  1. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Alguém aqui pratica ou tem interesse em praticar trekking? Conhece alguém, alguma rota ou tem alguma informação sobre a modalidade?

    O que é trekking?

    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Descobri há pouco tempo essa atividade. Quer dizer, é muito simples: basta caminhar. Sempre gostei dessa atividade banal. Mas ela se torna deslumbrante no meio da natureza resistente e enfrentando uma caminhada mais "puxada" do que o normal.

    Eu sou apenas um iniciante nas caminhadas em terrenos acidentados e trilhas. Subi algumas vezes as elevações do relevo que cerca a região onde moro (Vale do Rio dos Sinos) em diversos pontos. Com acampamento de pernoite e somente subida e descida no mesmo dia.

    Estou à procura de novos lugares para a prática do trekking aqui na região ou lacalidades próximas, com viagens cada vez mais longas.


    Estou planejando um trekking de vários dias no final deste ano/início do próximo na região da Serra Gaúcha e nos Aparados da Serra:

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Estou trabalhando condicionamento físico, recolhendo informações geográficas, reunindo material e aprofundando a parte nutricional.

    Alguém tem dicas sobre qualquer uma dessas coisas? Até dicas sobre o que comer e o que levar são valiosas.

    Compartilhar ânimos também vale, enfim.
     
  2. Beren

    Beren Wannabe Rider

    Bah, que #foreveralone hein Kainof.. ninguém respondeu...

    Mas bem, vou te salvar, e darei minha opinião sobre Trekking.

    Eu curto bastante fazer trilhas, já fui escoteiro por um bom tempo (7 anos) e me diverti muito nesse tipo de atividade, hoje em dia que não faço mais, infelizmente.

    Além de Trekking, aho legal turismo de aventura mesmo, tipo, praticar Rapel junto, acampar e o contato com a naureza, o legal é ver que muita gente pratica, ao menos no meu facebook tem sempre alguém atualizando com fotos de alguma viagem que fez e sempre que olho, penso em voltar a praticar alguma coisa relacionada, como Escalada, que eu acho radical, legal e até já pensei em comprar aqueles suportes pra fazer uma parede em casa hehe
     
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Mais um engrossando a lista

    Aliás, eu até tinha algo engatilhado pra esse Carnaval, mas veio uma gripe fortíssima, infeccção na garganta, febre e tudo mais e cá estou de molho aqui comentando algo que aprecio muito, já que sou um fiel amante do ecoturismo e tudo relacionado a ele.

    Onde moro em SP onde mais pratico é na Serra do Mar que tem fartas opções de roteiros de trilhas, mas o meu roteiro preferido é na serra da Mantiqueira por ter mais altitude, aquele desafio maior de enfrentar o frio da montanha e um ar mais gostoso de respirar. Sempre que faço isso me sinto purificado.

    Um sonho pessoal meu é fazer uma caminhada bem longa em trilhas na Patagônia argentina. Espero fazer isso em no máximo 5 anos.
     
  4. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Curto trekking, mas faz um bom tempo que não consigo praticar. Já fiz muitas trilhas bacanas. E assim como o Beren, tb já fui escoteiro, o que ajudou a despertar o interesse pela atividade.

    Lembro especialmente de uma vez que em três pessoas caminhamos cerca de 35km durante uma madrugada extremamente fria.

    Ainda sonho em fazer a trilha Inca em Machu Picchu.
     
  5. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Valeu. :lol:

    Achei que teria um pessoal mais afeito a essa prática.
    Quer dizer, o trekking em si como é praticado em terreno demarcado ou não, com definição de tempo, rota, distância, etc. Mas assim como a pelada no campinho de terra está para o futebol profissional, a caminhada in natura está para o trekking. Pessoalmente nunca pratiquei trekking esportivo, apesar de achar que seria bem divertido, mas demandaria muito planejamento e a mobilização de mais gente, o que dificultaria o objetivo de simplesmente trilhar o mato.

    Pratico só o trekking de fim de semana, o trekking moleque.


    Em janeiro deste ano passei 9 dias caminhando, com intervalo no 8º dia pela Serra Gaúcha:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Num total de cerca de 220 km caminhados. Sim, tudo à pé. Fotos no meu
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Escotismo facilita muito a vida de quem faz trekking, como já pude comprovar.
    Quanto ao rappel, nem passa pela minha cabeça de acrofóbico fazer uma doidera dessas.

    Uma dica: leve um casaquinho caso faça frio.

    Eu também. Esse é um projeto de médio prazo pra mim.
    Na realidade a minha intenção é fazer uma mochilada pelos Andes com final em Machu Pichu. O problema é ter fôlego pra pior parte bem no final.

    Enfim, quando for me avisa. :cerva:
     
  6. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Mochilada pelos Andes também é projeto meu. Quando a coisa começar a caminhar para a concretização eu aviso sim. =]
     
  7. Beren

    Beren Wannabe Rider

    Ih, prevejo um "Trekking Valinor nos Andes" daqui a pouco nos eventos.. hahaha

    Em questão de caminhada mesmo, gosto de pensar em fazer o caminho de Santiago de Compostela, queria fazer um "agora", com uns 30 anos no máximo. E outra vez, com uns 60 (se tiver condições físicas), pra ver a diferença entre o que se considera essencial em cada fase da vida. Como o caminho é longo, muita gente fala que no final, tu acaba se desapegando das coisas materiais e ficando com o que considera o essencial mesmo.
    Acho interessante a ideia, mas vejo não apenas como uma viagem física, mas cultural, espiritual e filosófica hehe, bem diferente de uma prova de Trekking apenas.

    Pô, acrofobia? tava pensando em organizar um evento pra bungee jump, rapel e paraquedismo! =P
     
  8. Kainof

    Kainof Sr. Raposo

    Olha que não é má ideia. Quem sabe não pegamos carona um com outro(s) e vamos juntos pelos Andes, Feanôr. :hanhan:

    Mas também entendo o trekking como um início num aspecto psíquico muito maior de rever a validade da dependência que temos do conforto e das facilidades que temos com a vida como a vivemos hoje. Um questionamento socrático de "quantas coisas eu não preciso para ser feliz". Um processo de eliminação do que não precisamos e que nos é falsamente proposto sempre como necessário.

    O Caminho de Santiago também é bem interessante, mais pelo misticismo e fama que o cerca e pelas construções e tipos que irá encontrar.
     
  9. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Essa nos Andes em Machu Picchu é altamente sugestiva, mas eu prometi antes fazer uma com um grande amigo meu boliviano que trabalhou comigo e mora aqui há mais de 20 anos nos Andes bolivianos começando como ponto de partida pelo místico lago Titicaca (o mais alto do mundo) e rumo a altitudes de mais de 4.000m o que vai exigir todo um trabalho de aclimatação prévia em La Paz, antes de encarar essa longa caminhada com ar bem rarefeito.
     

Compartilhar