• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tortura

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Procurei, mas não achei outro tópico específico disso.

Bem.
O que vocês pensam a respeito dessa "prática de interrogatório"?
O que pra vocês seria ultrapassar a linha entre a criatividade e a crueldade?

Uma prática MUITO utilizada abertamente no passado por governos e grupos religiosos pra recolher informações ou simplesmente encontrar bodes-espiatórios.


Depois dos acontecimentos naquela prisão no Iraque, o governo americano vem sofrendo algumas pressões a respeito dessa prática.

Ainda mais que recentemente alguns militares americanos receberam um "manual para interrogar prisioneiros". Onde estariam explicados práticas "criativas" de interrogar presos, confundi-los e fazê-los confessar.
Contudo, os militares não divulgam quais práticas são citadas nesse manual alegando que eles não querem que os terroristas ensinem seus militantes a "resistirem" à elas.
E, ao mesmo tempo, também não citam quais práticas foram condenadas.

Levando-se em conta a determinação do Bush de ir em busca dos terroristas, nada seria surpresa. Mesmo porque em todas as entrevistas em que se toca nesse assunto ele consegue fugir do assunto usando frases sem nenhuma objetividade (bem no estilo "frase de jogador de futebol ao término da partida", onde todos tem sempre o mesmo discurso que responde, ao mesmo tempo que não responde, a toda e qualquer pergunta).



Em contrapartida, as alegações pra se usarem práticas um pouco mais pesadas não são absurdas.
Em casos onde se sabe que haverá um atentado dos grandes (como o do WTC), valeria a pena "torturar" um suspeito para fazê-lo confessar e ajudar a impedir milhares de mortes?


Bom.
O que vocês acham?
 
Última edição:
É inaceitável, seja qual for a circunstancia, mas é muito comum, inclusive no Brasil tortura nunca deixou de acontecer, principalmente contra a população pobre, nego só reclama da ditadura porque naquela época torturavam comunistas de classe média, e seja como for, um Zé Dirceu tem muito mais voz do que um Zé ninguem do suburbio...
 
Nesse assunto criatvidade e crueldade é msma coisa...
Pra mim esse negocio de tortura é a pior coisa do mundo, ainda mais quando é com pessoas inocentes como no Iraque
Esse negocio de bush invadir o Iraque é coisa pra boi dormir, foi tudo por causa de Petroleo, mas nao é isso o q é pra falar
Tortura é o q eu nao quero pr meu pior inimigo(msm sendo adistancia do pc at'é a caixa de chocolate mais proxima :lol:), sei lah, mas é mtu ruim a sensaçao, pode ser uma pessoa q nao tem nada ver com a coisa
quando eu esudei a ditaura eu fiquei horizada, como as pessoas podem ser tao mas a ponto de mandar a torturar uma pessoa q disse q 2+1 é zero a ditadura diz q é um e foda
 
Eu não condenaria qualquer tipo de tortura em qualquer situação. Porque por exemplo, se eu soubesse que a polícia estaria torturando o Fernandinho Beira-mar, eu apoiaria totalmente. Porém a tortura é uma prática que jamais deve ser aprovada genericamente, e nunca deve ser instituída. Simplesmente porque em grande parte das vezes que acontece, ou é injustificável, ou abusiva, ou equivocada. E a vida de 100 culpados não vale a de um inocente.
 
Bruce disse:
Eu não condenaria qualquer tipo de tortura em qualquer situação. Porque por exemplo, se eu soubesse que a polícia estaria torturando o Fernandinho Beira-mar, eu apoiaria totalmente.

Isso vai contra duzentos anos de evolução política :mrgreen:

Mesmo sendo um assassino e um traficante condenado,Beira-Mar ainda é um ser humano_O direito a não ser torturado é como o da vida,ele é inalienável.Nem mesmo o q resta de humanidade em um monstro como ele merece a tortura.Aliás,o ruim de discutir tortura,pra mim,é q eu sou totalmente radical qto a ela.Qualquer ato q involva dor física como coerção,pra mim, é tortura.Tortura,em qualquer ocasião,não deve ser praticada(a não ser em muuuuuuuuito raras excessões).
Vcs sabiam q no século 19 e até 1914 do 20 a tortura era ilegal e estava banida e esquecida na maioria do mundo ocidental?Foi só com o ciclo violento 1914-45 q ela voltou e persiste até hj (o "cristão" Bush voltou a ressucitá-la).Ou seja,a tortura de hj não é o resultado de falta de evolução política.Ela é uma cria artificial de um período q teve como protagonistas os humanistas Stalin,Hitler e Mussolini :mrgreen:
 
Última edição:
Vovin disse:
nego só reclama da ditadura porque naquela época torturavam comunistas de classe média

Aham, só por isso que se reclama da ditadura. Absolutamente só. Isso aí, garotão. :loser:

[F*U*S*A*|KåMµ§ disse:
]O que vocês acham?

Ridículo. A tortura física é uma ferramente completamente medieval para resolver assuntos mais medievais ainda. Sou radicalmente contra.

Existem drogas que fazem um prisioneiro falar. Existem táticas de dialética (leia-se tortura psicológica, que eu apoio em certos casos) que fazem a pessoa se estrebuchar de tanto falar. Não é necessário nenhum espancamento para fazer as coisas darem certo.

Quanto mais sutil a violência, melhor.
 
Aham, só por isso que se reclama da ditadura. Absolutamente só. Isso aí, garotão.

Modo de falar, quis dizer que quando se fala em tortura no Brasil, as pessoas apenas se lembram da ditadura, sendo que essa é uma pratica comum até hoje...
 
Vovin disse:
Modo de falar,...

Não foi modo de falar, foi só frase mal feita que me fez ler outra coisa e não isso que você me disse nesse último post.

Agora sim, esclarecido.
 
Coiote, essa estória de direito à vida ser inalienável não é nenhum argumento indiscutível, então não quer dizer mta coisa. E o que vc disse não fez mto sentido pra mim pq ao mesmo tempo que vc se diz radical vc diz tbm existir excessões em casos de tortura, o que foi mais ou menos o que eu quis dizer com o exemplo do Fernandinho Beira-mar.

200 anos de evolução política... Bem, como eu sou absolutamente contra a instituição formal da tortura, não vejo onde eu feri o princípio.

Vc é radicalmente contra, mas existem excessões... Se decide aí.
 
Desconsidere o q eu disse sobre as exceções,eu me expressei mal.Eu estava pensando em fantasias como meteoros batendo na Terra,catástrofes nucleares ...:mrgreen:

O direito inalienável à vida é discutível???????Bruce,o q é isso,rapaz???

200 anos de evolução política... Bem, como eu sou absolutamente contra a instituição formal da tortura, não vejo onde eu feri o princípio.

A real oposição à tortura é a oposição completa.Opor-se à Gandhi ser torturado é vazio.A evolução política gerou a extinção da tortura por completo ,a todos
os seres humanos,como um direito básico.
 
Goba disse:
Existem drogas que fazem um prisioneiro falar. Existem táticas de dialética (leia-se tortura psicológica, que eu apoio em certos casos) que fazem a pessoa se estrebuchar de tanto falar. Não é necessário nenhum espancamento para fazer as coisas darem certo.

Quanto mais sutil a violência, melhor.
Mas aí q tá.....
A nossa consciencia vem tb q toda e qlq agreção física é inaceitável, enqto q a grande maioria das agressões verbais ou psicológicas são aceitáveis (com excessões apenas para os casos de preconceitos).....
Mas pode ser assim?
Dependende do tipo de coerção psicológica q tu faz num cara, tu pode simplesmente foder com a cabeça do cara.....
Com algumas frases MTO "bem" postas, eu posso te levar a uma depressão tamanha q tu xega a se suicidar.....Ou nem isso, a depressão em si já é um sofrimento enorme.....




Coiote disse:
O direito inalienável à vida é discutível???????Bruce,o q é isso,rapaz???
Axo q o q ele kiz dizer é q há vários países q adotam a pena máxima.....
É uma violação "legal" ao direito à vida.....
 
[F*U*S*A*|KåMµ§] disse:
Mas aí q tá.....
A nossa consciencia vem tb q toda e qlq agreção física é inaceitável, enqto q a grande maioria das agressões verbais ou psicológicas são aceitáveis (com excessões apenas para os casos de preconceitos).....
Mas pode ser assim?
Dependende do tipo de coerção psicológica q tu faz num cara, tu pode simplesmente foder com a cabeça do cara.....
Com algumas frases MTO "bem" postas, eu posso te levar a uma depressão tamanha q tu xega a se suicidar.....Ou nem isso, a depressão em si já é um sofrimento enorme.....

Eu estava justamente pensando em algo parecido.
O castigo físico é mais condenável que o castigo psicológico?

Na minha opinião, vai depender do nível em que cada método é utilizado. Por exemplo: talvez seja melhor dar uma surra de cacetete num sujeito do que fazer uma lavagem cerebral. Mas aí entra a questão da eficácia, onde, no exemplo citado, a lavagem cerebral garantiria um efeito superior. Assim, para atingir o mesmo resultado com uma tortura física, talvez fosse preciso colocar eletrodos debaixo das unhas do cara, por exemplo.

Mas o que causa mais danos na pessoa? A maioria dos danos físicos acabam sendo recuperáveis em um certo prazo. Já danos psicológicos podem permanecer por toda a vida. mas não é assim tão simples, por que mesmo os danos físicos podem gerar danos morais consequentes.

É a questão que eu coloquei no ínicio do meu post, sobre o nível do castigo.

Temos também que levar em consideração o fato de que muitas vezes a tortura física acaba não sendo necessária, pois sua simples ameaça já faz com que a pessoa acabe falando, evitando o sofrimento que de outra forma seria certeza.

A questão de ser um método condenável ou não também é muito relativa para mim. Acho que depende da pessoa que está sendo torturada, da informação que se deseja obter, e afins.
Eu sei que posso ser muito criticado por falar isso, mas em minha opinião há sim pessoas que merecem ser torturadas. Tanto pelo que está envolvido, quanto pelo que a pessoa representa.

No caso da pergunta no tópico inicial:

Em casos onde se sabe que haverá um atentado dos grandes (como o do WTC), valeria a pena "torturar" um suspeito para fazê-lo confessar e ajudar a impedir milhares de mortes?

Eu considero totalmente válido sim o emprego qualquer instrumento de tortura nesse caso, contanto que alcance o objetivo.
 
Normalmente a informação obtida dessa forma chega atrasada, pois como tudo baseado em meios violentos MESMO que falassem algo importante, o interrogador não saberia fazer uso nenhum da info.

Ou seja, em minha opinião é uma pura perda de tempo e atestado de incompetência!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo