1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Tom Bombadil só é forte em sua floresta?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por -=MA$$IMO=-, 19 Mai 2004.

  1. -=MA$$IMO=-

    -=MA$$IMO=- Usuário

    Ei, tava vendo umas discussões mas não consegui concluir se o Bombadil tem sua força ligada a seu lar ou se não o abandona apenas por motivos de ordem pessoal, tipo não dar muita bola pro resto do mundo.
     
  2. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Acredito que a segunda opção. Ele não tem sua força limitada em determinada região por motivos externos, mas sim por opção própria.
     
  3. Helluin

    Helluin Usuário

    Concordo com Edrahil. Ele tem aquele poder em qualquer lugar, só naum sai de lá porque naum quer.
     
  4. -=MA$$IMO=-

    -=MA$$IMO=- Usuário

    É a idéia q parece mais lógica mesmo. Mas mesmo q sua força não fosse suficiente para deter Sauron sozinho, acho q sua ajuda teria vasta importância. Aí, continuo sem entender qual seria o motivo q o levou a se recusar a partir na jornada.
     
  5. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Lembra que teve um elfo (Elrond se não me engano) que disse que Tom Bombadil não poderia ficar com o Um Anel em sua casa porque o perderia, o esqueceria ou qualquer coisa assim? Acho que o mesmo vale para ele não ter partido na jornada. Ele não dava quase nehuma importância ao Um, então ele não seria útil pela falta de disposição (será que essa seria a expressão certa?)

    :wink:
     
  6. -=MA$$IMO=-

    -=MA$$IMO=- Usuário

    então ele não seria útil pela falta de disposição (será que essa seria a expressão certa?)

    Acho q o ceto, então, seria interesse na jornada ou algo do tipo. Mas concordo c o raciocínio.
     
  7. Pra mim a força do Tom Bombadil FORA da sua floresta é questionável, afinal ele é uma das grandes incógnitas do SdA. Ninguém sabe como nem porquê o Um não afetava ele e afetava os "grandes" (Gandalf, Galadriel etc). Será q o Bombadil estava acima dos Maiar ou simplesmente Tolkien "deixou" esse personagem overpower de lado? :wink:
     
  8. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Isso Gandalf já disse durante o Conselho.

    Se ele era maior que os Maiar, não se sabe, mas no mínimo equivalente a um, com certeza.
     
  9. menelmacar

    menelmacar Usuário

    eu acredito que o um naum o afetava pelo fato dele simplesmente naum se importar com poder e essas coisas do estilo.
    e acredito que ele seja forte fora da sua area
     
  10. rafael (sauro)

    rafael (sauro) Usuário

    realmente esse é um dos personagens mais misteriosos de tolkien , podemos fazer mil e uma teorias sobre ele , mas acredito q ele fosse um ser diferente. Nao um maiar , elfo , ou quqlquer coisa assim ,mas um ser fora "deste' mundo e muito superior as questoes deste . Ele é muito estranho hheheh :oops:
     
  11. Smaug

    Smaug Cacho

    Tom Bombadil tinha força em qualquer lugar, mas podemos pensar assim: ele era como um velho fazendeiro na sua fazenda e praticamente nunca vai p/ zona urbana. Entenderam ?

    Tom não ligava pro Mundo, ele gostava de viver na "zona rural" por que lá ele vivia feliz, sem se preocupar com outras coisas, ele não ia pra "zona urbana' por q lá era muito tumultuada, e assim ele ficaria triste.

    Assim como os elfos ficam tristes com coisas ruins e não gostam de mudanças.

    Pra mim, Tom nem conhecia direito a TM, bem, claro que ele já passou por outros lugares, mas por exemplo, só uma vez, depois esqueceu dela e pronto, vivia feliz com a Fruta d'Ouro.

    ... :wink:
     
  12. -=MA$$IMO=-

    -=MA$$IMO=- Usuário

    Eu ainda fico imaginando é o que ele tem de tão forte que o Um Anel não o submete ao seu poder, afinal, Galdalf, Elrond, Galadriel, todos, sentiam o poder do anel.
     
  13. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Questão boa. Bom, primeiro devo dizer que não creio que Tom tivesse de fato alguma potência especial. O que ele tinha era uma compreensão grande de como as coisas funcionavam, e sabia assim como manipulá-las. Mas, uma vez que limitou suas observações da natureza àquele ponto específico, passou assim a estar limitado à ele. Seria uma limitação mental, ao meu ver.
     
  14. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    Acredito que Tom não sinta o poder do Anel pois o mesmo está diretamente ligado a ganância da mente.. Todos que sentem o poder sentem também a tentação de fazer uso dele. (inclusive os Grandes). Acho que Tom representa alguma entidade de poder superior como um maia, mas acho que isso eh irrelevante. No meu modo de ver ele não é afetado pelo Anel pois Tolkien quis demonstrar uma forma de pensamento diferente; quis demontrar que todos os que tem ao menos um pouco de ambição sofrem à tentação do Anel e que Tom via o mundo por outros olhos, onde um cantinho com sua esposa no meio da floresta já era mais do que suficiente para sua satisfação total... =)
     
  15. Felipe Took

    Felipe Took Usuário

    Penso que Tom realmente não tinha nenhum poder especial. Mas justamente por não se preocupar com nada que não tenha relação com a sua floresta , ele estava imune ao poder do Um. E imagino que por isso , ele não teria muita utilidade na Guerra do Anel , a não ser que sua floresta fosse atacada.
     
  16. Thais Tûk

    Thais Tûk (avulsa)

    Mas Gandalf também não tinha essa sabedoria? :think:

    Concordo com os que disseram que Tom não tinha ganância em sua mente, por isso "zombou" do poder do Um Anel. Isso nos leva a pensar: o poder do Um Anel podia ser apenas psicológico ou era somente real? Porque se fosse somente real, Tom teria sucumbido também.
     
  17. vinialoe6

    vinialoe6 Usuário

    O Poder do Anel sem dúvida era real, mas a vontade de fazer uso desse poder em prol de si próprio(ambição) variava de pessoa pra pessoa, e acho que é essa vontade que Tom não tinha.
     
  18. Ivan

    Ivan Vai passar do joelho

    Não, o tipo de conhecimento que Bombadil tinha era único. Era um conhecimento completamente sem qualquer objetivo de alterar nada do que existia. O conhecimento de todos os demais seres servia para alterar o mundo, uma vez que eram sub-criadores. Por esse desinteresse em controlar qualquer coisa que o Anel não tem efeito sobre ele.
     
  19. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Não afetava Gandalf? Eu acho que afetava, senão ele não ia renunciar o Um como fez quando Bilbo (ou foi o Frodo? Minha memória está ruim... u.u) ofereceu o Um pra ele.

    E Galadriel também ficou meio que secando o Um quando deu aquela coisa toda nela, ela teve uam espécie de desejo pelo Um sim, mas depois acabou superando.
     
  20. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Você foi um pouco tranquila ao dizer que havia tão somente uma espécie de desejo.

    Ela queria, e o fato dela ter escolhido em não ficar com ele, lhe trouxe benefícios quando quiz ir para Aman. Isso demonstra a importância de sua decisão, e a dificuldade da mesma também.
     

Compartilhar