• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil só é forte em sua floresta?

-=MA$$IMO=-

Usuário
Ei, tava vendo umas discussões mas não consegui concluir se o Bombadil tem sua força ligada a seu lar ou se não o abandona apenas por motivos de ordem pessoal, tipo não dar muita bola pro resto do mundo.
 
Acredito que a segunda opção. Ele não tem sua força limitada em determinada região por motivos externos, mas sim por opção própria.
 
Concordo com Edrahil. Ele tem aquele poder em qualquer lugar, só naum sai de lá porque naum quer.
 
É a idéia q parece mais lógica mesmo. Mas mesmo q sua força não fosse suficiente para deter Sauron sozinho, acho q sua ajuda teria vasta importância. Aí, continuo sem entender qual seria o motivo q o levou a se recusar a partir na jornada.
 
-=MA$$IMO=- disse:
É a idéia q parece mais lógica mesmo. Mas mesmo q sua força não fosse suficiente para deter Sauron sozinho, acho q sua ajuda teria vasta importância. Aí, continuo sem entender qual seria o motivo q o levou a se recusar a partir na jornada.

Lembra que teve um elfo (Elrond se não me engano) que disse que Tom Bombadil não poderia ficar com o Um Anel em sua casa porque o perderia, o esqueceria ou qualquer coisa assim? Acho que o mesmo vale para ele não ter partido na jornada. Ele não dava quase nehuma importância ao Um, então ele não seria útil pela falta de disposição (será que essa seria a expressão certa?)

:wink:
 
Saranel Morevendë disse:
-=MA$$IMO=- disse:
É a idéia q parece mais lógica mesmo. Mas mesmo q sua força não fosse suficiente para deter Sauron sozinho, acho q sua ajuda teria vasta importância. Aí, continuo sem entender qual seria o motivo q o levou a se recusar a partir na jornada.

Lembra que teve um elfo (Elrond se não me engano) que disse que Tom Bombadil não poderia ficar com o Um Anel em sua casa porque o perderia, o esqueceria ou qualquer coisa assim? Acho que o mesmo vale para ele não ter partido na jornada. Ele não dava quase nehuma importância ao Um, então ele não seria útil pela falta de disposição (será que essa seria a expressão certa?)

:wink:
então ele não seria útil pela falta de disposição (será que essa seria a expressão certa?)

Acho q o ceto, então, seria interesse na jornada ou algo do tipo. Mas concordo c o raciocínio.
 
Pra mim a força do Tom Bombadil FORA da sua floresta é questionável, afinal ele é uma das grandes incógnitas do SdA. Ninguém sabe como nem porquê o Um não afetava ele e afetava os "grandes" (Gandalf, Galadriel etc). Será q o Bombadil estava acima dos Maiar ou simplesmente Tolkien "deixou" esse personagem overpower de lado? :wink:
 
Saranel Morevendë disse:
Lembra que teve um elfo (Elrond se não me engano) que disse que Tom Bombadil não poderia ficar com o Um Anel em sua casa porque o perderia, o esqueceria ou qualquer coisa assim? Acho que o mesmo vale para ele não ter partido na jornada. Ele não dava quase nehuma importância ao Um, então ele não seria útil pela falta de disposição (será que essa seria a expressão certa?)
Isso Gandalf já disse durante o Conselho.

Se ele era maior que os Maiar, não se sabe, mas no mínimo equivalente a um, com certeza.
 
Pra mim a força do Tom Bombadil FORA da sua floresta é questionável, afinal ele é uma das grandes incógnitas do SdA. Ninguém sabe como nem porquê o Um não afetava ele e afetava os "grandes" (Gandalf, Galadriel etc). Será q o Bombadil estava acima dos Maiar ou simplesmente Tolkien "deixou" esse personagem overpower de lado?

eu acredito que o um naum o afetava pelo fato dele simplesmente naum se importar com poder e essas coisas do estilo.
e acredito que ele seja forte fora da sua area
 
realmente esse é um dos personagens mais misteriosos de tolkien , podemos fazer mil e uma teorias sobre ele , mas acredito q ele fosse um ser diferente. Nao um maiar , elfo , ou quqlquer coisa assim ,mas um ser fora "deste' mundo e muito superior as questoes deste . Ele é muito estranho hheheh :oops:
 
Tom Bombadil tinha força em qualquer lugar, mas podemos pensar assim: ele era como um velho fazendeiro na sua fazenda e praticamente nunca vai p/ zona urbana. Entenderam ?

Tom não ligava pro Mundo, ele gostava de viver na "zona rural" por que lá ele vivia feliz, sem se preocupar com outras coisas, ele não ia pra "zona urbana' por q lá era muito tumultuada, e assim ele ficaria triste.

Assim como os elfos ficam tristes com coisas ruins e não gostam de mudanças.

Pra mim, Tom nem conhecia direito a TM, bem, claro que ele já passou por outros lugares, mas por exemplo, só uma vez, depois esqueceu dela e pronto, vivia feliz com a Fruta d'Ouro.

... :wink:
 
Eu ainda fico imaginando é o que ele tem de tão forte que o Um Anel não o submete ao seu poder, afinal, Galdalf, Elrond, Galadriel, todos, sentiam o poder do anel.
 
Questão boa. Bom, primeiro devo dizer que não creio que Tom tivesse de fato alguma potência especial. O que ele tinha era uma compreensão grande de como as coisas funcionavam, e sabia assim como manipulá-las. Mas, uma vez que limitou suas observações da natureza àquele ponto específico, passou assim a estar limitado à ele. Seria uma limitação mental, ao meu ver.
 
Acredito que Tom não sinta o poder do Anel pois o mesmo está diretamente ligado a ganância da mente.. Todos que sentem o poder sentem também a tentação de fazer uso dele. (inclusive os Grandes). Acho que Tom representa alguma entidade de poder superior como um maia, mas acho que isso eh irrelevante. No meu modo de ver ele não é afetado pelo Anel pois Tolkien quis demonstrar uma forma de pensamento diferente; quis demontrar que todos os que tem ao menos um pouco de ambição sofrem à tentação do Anel e que Tom via o mundo por outros olhos, onde um cantinho com sua esposa no meio da floresta já era mais do que suficiente para sua satisfação total... =)
 
Penso que Tom realmente não tinha nenhum poder especial. Mas justamente por não se preocupar com nada que não tenha relação com a sua floresta , ele estava imune ao poder do Um. E imagino que por isso , ele não teria muita utilidade na Guerra do Anel , a não ser que sua floresta fosse atacada.
 
Ringil Æ disse:
Questão boa. Bom, primeiro devo dizer que não creio que Tom tivesse de fato alguma potência especial. O que ele tinha era uma compreensão grande de como as coisas funcionavam, e sabia assim como manipulá-las. Mas, uma vez que limitou suas observações da natureza àquele ponto específico, passou assim a estar limitado à ele. Seria uma limitação mental, ao meu ver.

Mas Gandalf também não tinha essa sabedoria? :think:

Concordo com os que disseram que Tom não tinha ganância em sua mente, por isso "zombou" do poder do Um Anel. Isso nos leva a pensar: o poder do Um Anel podia ser apenas psicológico ou era somente real? Porque se fosse somente real, Tom teria sucumbido também.
 
O Poder do Anel sem dúvida era real, mas a vontade de fazer uso desse poder em prol de si próprio(ambição) variava de pessoa pra pessoa, e acho que é essa vontade que Tom não tinha.
 
Thais Tûk disse:
Mas Gandalf também não tinha essa sabedoria?

Não, o tipo de conhecimento que Bombadil tinha era único. Era um conhecimento completamente sem qualquer objetivo de alterar nada do que existia. O conhecimento de todos os demais seres servia para alterar o mundo, uma vez que eram sub-criadores. Por esse desinteresse em controlar qualquer coisa que o Anel não tem efeito sobre ele.
 
Alatáriel disse:
Pra mim a força do Tom Bombadil FORA da sua floresta é questionável, afinal ele é uma das grandes incógnitas do SdA. Ninguém sabe como nem porquê o Um não afetava ele e afetava os "grandes" (Gandalf, Galadriel etc). Será q o Bombadil estava acima dos Maiar ou simplesmente Tolkien "deixou" esse personagem overpower de lado? :wink:

Não afetava Gandalf? Eu acho que afetava, senão ele não ia renunciar o Um como fez quando Bilbo (ou foi o Frodo? Minha memória está ruim... u.u) ofereceu o Um pra ele.

E Galadriel também ficou meio que secando o Um quando deu aquela coisa toda nela, ela teve uam espécie de desejo pelo Um sim, mas depois acabou superando.
 
Saranel Morevendë disse:
E Galadriel também ficou meio que secando o Um quando deu aquela coisa toda nela, ela teve uam espécie de desejo pelo Um sim, mas depois acabou superando.
Você foi um pouco tranquila ao dizer que havia tão somente uma espécie de desejo.

Ela queria, e o fato dela ter escolhido em não ficar com ele, lhe trouxe benefícios quando quiz ir para Aman. Isso demonstra a importância de sua decisão, e a dificuldade da mesma também.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo