• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tom Bombadil e Fruta D'Ouro

Eu acho, sempre achei, e sempre acharei, até que alguém tenha o grande poder de me convencer do contrário, que a Fruta D´Ouro é uma fada. Sim uma FADA. Estou lendo O Hobbit, e não lembro exatamente quem, nem exatamente quando, muito menos exatamente onde, dizia que alguém tinha algum tipo de envolvimento com uma fada.( se alguém puder me ajudar com estas pequenas informações, eu agradeço muito, do fundo do meu coração).
Filha do rio, mmmm, talvez o pai e a mãe dela a "fizeram" no rio. (é brincadeira)
Já sobre o Tom eu tenho certeza absoluta que eu não tenho a mínima idéia do que ser ele possa vir a ser. Talvez nem o próprio Tolkien saiba.
 
Re: Tom Bombadil e Pingo D'Ouro

Fëanarsil disse:
Já conhecia Valinor a algum tempo, sou novo aqui, me cadastrei Hj e tenho uma dúvida.
Qual a raça, linhagem de Tom Bombadil e Pingo D'Ouro??
eles são Homens, Elfos, Istaris, Maiar, Valar??
E por que Tom Bombadil colocou o anel e não aconteceu nada com ele??
Muito Obrigado
Fëanarsil

Só uma paradinha...
é Fruta D'ouro blz... e Istari já é plural... e respondendo...
Creio que tome fruta saun Maiar ou Valar... eu fiz um tópico sobre o tom e a fruta... dá uma olhadinha lá... vaaaaaaaaaarias pessoas ja postaram lá... blz? :wink:
 
Fada? Você viu escrito a palavra fada nO Hobbit?! Tem certeza? Nunca li isso...
Pra mim os dois são únicos, não há mais ninguém como eles e, conseqüentemente, só saberíamos o que são se eles disessem... como não dizem... São de alguma raça desconhecida... :grinlove:
 
Nandorë disse:
Fada? Você viu escrito a palavra fada nO Hobbit?! Tem certeza? Nunca li isso...
Pra mim os dois são únicos, não há mais ninguém como eles e, conseqüentemente, só saberíamos o que são se eles disessem... como não dizem... São de alguma raça desconhecida... :grinlove:

Eu vou dar uma relidinha, depois eu posto. :wink:
 
Meu querido amigo...sei que o nome dela é Fruta D`Ouro, mas eu estava conversando c/ um amigo a acabamos brincando c/ o nome dela e acabei escrevendo Pingo...
Agora, quanto Siëlenor, eu ja li o SDA e o Hobbit e estou no silmarillion, e até agora eu nao li nada dizendo sobre Fadas, ñ que eu me lembre. Mas vou procurar e vou dar uma pesquisada....
E sobre o Filha do Rio, ela ter sido feita no Rio?? Aí c ja ta confundindo c/ Skank...
hahahaha

Namarië

Beijos e Abraços a Todos

Fëanársil :wink:
 
Bom, como disse anteriormente:O Hobbit, cap.: "Uma festa inesperada", pg. 2 "Como eu estava dizendo, a mãe desse hobbit - isto é, de Bilbo Bolseiro - era a famosa Beladona Tûk, chefe dos hobbits que viviam do outro lado do Água, o pequeno rio que passava ao pé da Colina. Freqüentemente se dizia (em outras famílias) que muito tempo atrás um dos ancestrais Tûk provavelmente se casara com uma FADA." :mrgreen: :mrgreen:
 
Almarë! Bem vindo ao Fórum!
Não existe nada concrteo a respeito de Tom Bombadil. Porém acredita-se que ele era um Maia enviado à Terra-Média para ajudar os seus povos livres contra à ameaça de Sauron ( por exemplo Frodo nunca teria chegado à Orodruin se Tom não o salvasse das Criaturas Tumulares ). Por ser um sábio, que não seria corrompido pelos artifícios do mal ( diferentemente de Gandalf ) o Anel não teria efeito sobre ele , e é nisso que acredito.
Quanto à Fruta Douro, e dito no SdA que ela era Filha do Rio Voltavime, logo, uma ninfa d`água.
 
Olórin disse:
Quanto à Fruta Douro, e dito no SdA que ela era Filha do Rio Voltavime, logo, uma ninfa d`água.

Uma ninfa, mas... o que seria uma ninfa? Na obra de Tolkien, de nde poderiam ter vindo?
 
Siëlenor disse:
Olórin disse:
Quanto à Fruta Douro, e dito no SdA que ela era Filha do Rio Voltavime, logo, uma ninfa d`água.

Uma ninfa, mas... o que seria uma ninfa? Na obra de Tolkien, de nde poderiam ter vindo?

Ninfa na mitologia grega era uma divindade inferior dos rios, bosques, dos montes, etc... logo uma Maia, talvez. O que vocês acham?
 
Mas, em algum lugar Tolkien fala em ninfas? Eu, pelo menos nunca vi. Concordo que Fruta D'Ouro poderia ser uma, agora só resta saber se na mitologia tolkiena elas existem.
Alguém que tiver um trecho citando ninfas, por favor poste. :wink:
 
Finarfin disse:
Filha do Rio é uma linguagem figurada, naum deve ser levada ao pé da letra.....

Talvez... mas não necessariamente... Supondo que o rio pudesse se personificar em uma forma humana isso seria possível e não só linguagem figurada...
Não tô dizendo, claro, pra supormos que o rio ia levantar do seu próprio leito e virar uma pessoa, mas que poderia ter um espírito e, esse sim, ser personificável...
 
a explicaçao de Tom ser uma especie de avatar de Eru eh bem convincente, talvez Tolkien nem tivesse planos de dar uma natureza pro Tom, mas realmente eh a hipotese mais provavel.

Pensem bem, ele eh "o mais velho e sem pai", mais velho que tudo. Ele viu a primeira chuva cair, a primeira arvore nascer, ele viu tudo.

Mais velho e sem pai soh Eru pode ser...
E acredito que apenas Eru e os Valars nao seriam tentados pelo Um Anel

Agora surge um pequeno problema...
Se ele fosse um Valar ou o proprio Eru entao ele derrotaria facilmente Sauron nao eh??? Mas fica claro que o poder dele dependia da terra (da natureza).
Seja como for, Tom Bombadil era um ser de poderes restritos... alguem que poderia apenas presenciar os acontecimentos mas nunca tomar parte deles.
De fato nao era um Valar...
Mais provavel q seja uma vida ligada diretamente a Eru, apenas um mero caprixo dele

Com isso de Bombadil acabei achando um pequeno deslize de Tolkien hehehehe
Primeiro Gandalf fala que Bombadil eh o ser mais velho que existe, mas futuramente ele fala que Barbarvore eh o ser mais velho que ainda caminha sobre a terra media...
uma pequena contradiçao sem nenhuma gravidade... soh uma curiosidade msm
 
Nandorë disse:
Finarfin disse:
Filha do Rio é uma linguagem figurada, naum deve ser levada ao pé da letra.....

Talvez... mas não necessariamente... Supondo que o rio pudesse se personificar em uma forma humana isso seria possível e não só linguagem figurada...
Não tô dizendo, claro, pra supormos que o rio ia levantar do seu próprio leito e virar uma pessoa, mas que poderia ter um espírito e, esse sim, ser personificável...

Acho que naum..... os espíritos no mundo de Tolkien ou eram Ainur ou fëar de alguma raça..... mas naum deixa de entrar na possibilidade de que eles sejam seres únicos... embora naum seja a idéia que eu mais goste...... ainda vejo isso como uma linguagem figurada.....

Ithryn Luin disse:
a explicaçao de Tom ser uma especie de avatar de Eru eh bem convincente, talvez Tolkien nem tivesse planos de dar uma natureza pro Tom, mas realmente eh a hipotese mais provavel.

Pensem bem, ele eh "o mais velho e sem pai", mais velho que tudo. Ele viu a primeira chuva cair, a primeira arvore nascer, ele viu tudo.

Mais velho e sem pai soh Eru pode ser...
E acredito que apenas Eru e os Valars nao seriam tentados pelo Um Anel

Agora surge um pequeno problema...
Se ele fosse um Valar ou o proprio Eru entao ele derrotaria facilmente Sauron nao eh??? Mas fica claro que o poder dele dependia da terra (da natureza).
Seja como for, Tom Bombadil era um ser de poderes restritos... alguem que poderia apenas presenciar os acontecimentos mas nunca tomar parte deles.
De fato nao era um Valar...
Mais provavel q seja uma vida ligada diretamente a Eru, apenas um mero caprixo dele

Com isso de Bombadil acabei achando um pequeno deslize de Tolkien hehehehe
Primeiro Gandalf fala que Bombadil eh o ser mais velho que existe, mas futuramente ele fala que Barbarvore eh o ser mais velho que ainda caminha sobre a terra media...
uma pequena contradiçao sem nenhuma gravidade... soh uma curiosidade msm

Bem..... o próprio Tolkien já descartou a idéia de Tom ser Eru em uma de suas cartas.... e outra.... Eru naum tinha esposa..... mas só a palavra de Tolkien já basta para isso....

Mais velho e sem pai nos circulos do mundo... fora dele é outra coisa..... lá naum existe nem tempo.... muito menos chuva ou arvores....

Tom naum era ligado a terra.... poderia até ser, mas naum a nada que comprove isso...... e muito menos que tinha poderes restritos... ele naum participava dos acontecimentos porque naum queria.....
E o fato dele naum fazer frente ao poder de Sauron significa que ele naum se interessava por isso..... Nem Eru, nem os Valar interfiriam diretamente na vida da Térra-média, portanto, naum há nenhum problema quanto a isso.....
 
Tom Bombadil era o personagem favorito de Tolkien, de todos que ele criou, o Tom era o que ele mais gostava. Mas ele não foi criado para o SdA, ele foi inventado depois que o Christopher ou outro dos filhos, socou um boneco de chapeu azul e botas amarelas pelo vaso sanitario. A partir desse evento, Tolkien criou uma história chmada "As aventuras de Tom Bombadil pelo Mundo Subterrâneo". Tolkien gostava tanto dele que deu um jeito de socalo em algum lugar de sua maior obra, e deu no que deu...
Fruta D'Ouro foi achada por Tom nas margens do Rio da Floresta (pelo que me lembro), e por isso foi chamada de Filha do Rio. :D
Ela deveria ser uma especie de Ninfa Aquatica, uma das criaturas de Ulmo, ñ sei...
 
essa eh exatamente uma das minhas maiores duvidas
o que seria tom bombadil..
minhas apostas vao para um maiar..
 
tom bombadil, acredito eu, é da raça tom bombadil mesmo! :wink:
ele é um ser único, como uma espécie única, onde só tem um ser, ele e fruta d'ouro.
foram criados na mesma época que os ents!
 
tom bombadil, acredito eu, é da raça tom bombadil mesmo! :wink:
ele é um ser único, como uma espécie única, onde só tem um ser, ele e fruta d'ouro.
foram criados na mesma época que os ents!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo