• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

tolkien

Tolkien era cristão, mas não burro o suficiente para fechar os olhos para outras coisas, mesmo que ele não acredite nelas. Ele poderia ter colcado esses elementos para incrementar a história, deixá-la mais bonita. Daí vem pessoas do mundo inteiro dizer que Tolkien incentiva comportamentos "malignos" quando na verdade as pessoas que fazem isso tem problemas mentais... graves.

A intolerância (religiosa, racial...) somente provém da ignorância, e é um dos principais motivos da violência...
 
Sou católico praticante.
Jamais me preocupei com aspectos pagãos presentes na obra do Professor.
Vejo muito mais simbolismos cristãos que pagãos na obra do Professor.

Pensem: não era vontade do Professor fazer a Mitologia de Arda (do Planeta Terra)? Ele queria escrever uma história que englobasse todas as outras histórias e que esta, contada por ele, fosse a VERDADEIRA narrativa sobre estas.

Digamos que a lenda de Atlântida na verdade é um resquício do conto do que realmente aconteceu, que foi a Ilha de Númenor e sua queda.

Como Tolkien faria tal união de mitologias se não usasse aspectos pagãos presentes nas mesmas? Além disso, Tolkien deixou bem claro que sua Middle-Earth na ápoca da Guerra do Anel, é a Terra (na verdade a Europa e parte da Ásia) há 7 mil anos atrás.

Pois então, sendo numa época anterior a Cristo e à revelação da verdade por intermédio dele, Tolkien podia usar do simbolismo pagão à vontade. Mesmo assim, em seu Silmarillion e mesmo em SDA, Tolkien colocou algumas VERDADES acima dos conceitos pagãos. Apesar de colocar os Valar e os Maiar como grandes "semi-deuses" que ordenam o mundo, Tolkien coloca apenas UM DEUS e fica bem explícito que os Ainur apenas estão em Arda para fazer sua vontade, a partir da canção do Ainulindalë.

Para mim a história já foi toda ESCRITA na canção. Agora, Ilúvatar apenas bateu no PLAY e digna-se a observar o que ele já "filmou" durante o Ainulindalë.

hmmm.. sobre o que é mesmo esse tópico. Me desviei um pouco né?

Abraços,
do bombs.
 
Gente, não sei se tem alguma Wicca aqui, mas mesmo assim vou dar minha opinião.
O que convencionamos chamar bruxaria não existe, existem pessoas como as que seguem a Wicca que se aproriam e recortes de religiões antigas baseadas no culto a divindades lunares e ao culto da deusa mãe. Tais culturas remontam desde os primeiros gregos, romanos, tribos celtas, egipicos , africanos ....estão por toda a parte.

Tolken sendo um grande estudioso e filologo certamente conhecia esses cultos e ritos, o estudo deles faz parte da antroplogia e do estudo filologico que foi feito na busca da reconstrução das linguas primitivas da europa. Para mim é muito logico que ele se apropriasse de alguns elementos cuja a carga simbolica servissem ao seu trabalho. Até porque esses elementos fazem parte do nosso inconciente coletivo.

Ter medo de bruxaria ou que Tolken conhecesse bruxaria é subestimar os estudos dele. Com certeza ele não se baseou em recortes exotericos mas bebeu na fonte que deu origem a eles. O que não faz dele menos cristão de forma alguma.
Tem um livro legal chamado Tratado de Historia das religiões escrito por Micea Eliade que pode te ajudar muito, e tem tambem As Estruturas Antropologicas do Imaginario, De Gilbert Durand, olha reler o SDA com eles do lado é d +
 
Deriel disse:
Lewis não era católico, era protestante :obiggraz:

O que a garota quis dizer é que algumas datas do SdA são pagãs, basicamente.

Na verdade Lewis era ateu, Tolkien o converteu ao Catolicismo e então, posteriormente, Lewis acabou se tornando protestante, o que deixou Tolkien furioso, chegando a brigar com seu amigo. O que prova mais uma vez que Tolkien era um defensor ferrenho do catolicismo... Concordo com a Ana quando ela diz que as obras de Tolkien contém um apanhado de vários mitologias...
 
Meus caros, por acaso não era a idéia dele criar uma mitologia? Então! Se foi utilizada alguma característica de outra mitologia, não interfere no fato dele ser católico ou não.

Mas, importante ressaltar que ele mesmo fez algumas referências a personagens com o cristianismo. Por exemplo, Eru é o Deus Cristão.
 
Eleandïr disse:
Na verdade Lewis era ateu, Tolkien o converteu ao Catolicismo e então, posteriormente, Lewis acabou se tornando protestante, o que deixou Tolkien furioso, chegando a brigar com seu amigo. O que prova mais uma vez que Tolkien era um defensor ferrenho do catolicismo... Concordo com a Ana quando ela diz que as obras de Tolkien contém um apanhado de vários mitologias...

Tolkien influenciou na conversão de Lewis ao cristianismo, não ao catolicismo. Uma vez cristão, Lewis seguiu para o protestantismo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo