• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

tolkien

larissa arwen

eu sou eu mesma
Tolkien (influência da mitologia celta)

eu tenho minhas duvidas se tolkiem era realmente catolico tao fervoroso apesar de no silmariliom ele dar uma ideia de criaçao bem catolica imprestei meu livro para uma amiga e ela disse que o calendario hobbit e alguns nomes valar sao coisas tipo bruxaria por favor alguem me dis que tolkien nao era nada disso
 
Última edição por um moderador:
Pense no caso de um resgate de cultura/mitologias, e aí vc entende porque no calendário tem lita e afins. Acho que a coisa não tem nada a ver com o paganismo em si, mas com tradições antigas que ele quis trazer à tona em suas obras.
 
Acredito que Tolkien em nenhuma de suas obras 'tomou partido' de alguma religião especificamente, mas sim que ele teve uma visão geral englobando mtas crenças e religiões, para a criação de Arda, isso pode ter acontecido com a bruxaria (se é que isso sobre os nomes é verdade).....
 
Que eventos do calendário mais especificamente? Porque tirando a contagem e alguns detalhes, não vejo muita diferença do nosso calendário atual... No mesmo sentido, quais nomes, quais Valar?

Eu não duvido que haja muita bruxaria envolvida em muita coisa no nosso dia-a-dia, mensagens subliminares e maldade no mundo. Mas algumas pessoas possuem a tendência a acreditar em tudo o que vêem. Já saiu uma vez um boato que a Procter & Gamble era satanista, quem pesquisou a história da empresa viu bem a origem da primeira logomarca e que os boatos eram bem antigos. Já disseram que a música Ragatanga (Rouge) era a pronúncia de um feitiço, pelo menos a explicação mais inteligente que houve é plausível e não tem nada disso. Agora aparece bruxaria em Tolkien...

Sejamos práticos: vamos ver quais datas específicas e se possui algum significado na bruxaria. Vamos analisar os nomes e se existe algum referencial na bruxaria... antes de uma verificação profunda e crítica, não podemos atribuir a ninguém qualquer tipo de juízo infamatório.
 
Concordo com o Erulasto, não dá pra sair por aí acreditando em tudo que dizem. Essa sua amiga tem algum conhecimento na área? Estuda Wicca ou assunto relacionado? Pra dizer isso, ela deveria estar fundamentada em algo. Mas acredito que Tolkien, pelo menos não intencionalmente, colocaria coisas ligadas à bruxaria em sua obra.


P.S.: Desculpa perguntar, mas onde está a pontuação no seu texto? :mrgreen: Fica difícil entender...
 
gee. acho que se eu desenhar vocês entendem. :wall:
a menina pergunta das datas como 'lite', 'pré-iule', 'lamamês' e afins presentes no calendário do condado. Na wicca, Litha, Yule, Lammas etc. são sabás, por isso a amiga dela fez relação com a bruxaria.
e minha opinião sobre isso eu já dei no meu primeiro post :blah:
 
Não, bruxaria não. O Tolkien se criou quando perdeu sua mãe com um padre, convenceu sua esposa a se converter para o catolicismo e até fez seu amigo Lewis ser mais católico. Não vejo bruxaria, nem nada do tipo. Além do 1º e 2º Iule e 1º e 2º Lite, havia também o Dia do Meio do Ano, que seria como um feriado. Bem, mais explicações encontram-se muito bem detalhadas nos Apêndices do RdR.
 
Smaug disse:
Não, bruxaria não. O Tolkien se criou quando perdeu sua mãe com um padre, convenceu sua esposa a se converter para o catolicismo e até fez seu amigo Lewis ser mais católico. Não vejo bruxaria, nem nada do tipo. Além do 1º e 2º Iule e 1º e 2º Lite, havia também o Dia do Meio do Ano, que seria como um feriado. Bem, mais explicações encontram-se muito bem detalhadas nos Apêndices do RdR.

Lewis não era católico, era protestante :obiggraz:

O que a garota quis dizer é que algumas datas do SdA são pagãs, basicamente.
 
Depois de aumentar um pouquinho a fonte consegui entender o primeiro post de Ana Lovejoy... Altas resoluções, fundo escuro e fim de tarde não combinam... :-)

Como ela disse, Tolkien estava resgatando culturas e mitologias antigas e o fez de uma forma brilhante. Mesmo as datas não são de uso incomum fora do Brasil. É que aqui temos uma herança da cultura ibérica, que por sua vez foi muito avessa ao paganismo, depois de séculos de cultura moura e a libertação pelos católicos. Em outros lugares, essas datas não são vistas da mesma forma que temos tendência aqui...

Cabe ressaltar que Tolkien conseguiu misturar elementos cristãos e pagãos para criar uma cultura muito antiga. Não temos um cristianismo puro na obra, acredito que a TM ainda estava em uma era muito longínqua, mesmo alguns enxergando elementos messiânicos em Gandalf e Frodo... Tolkien fez todo o possível para que o conceito de um Único não fosse abalada com a presença dos valar, simbolizando um politeísmo.

Ele queria que nosso mundo atual fosse visto como uma continuidade da TM e usou termos que, teoricamente, poderiam ser vistos como comuns àquela época. Essa continuidade pode ser vista ao relacionarmos Númenor com Atlântida, elementos egípcios (o Sol sendo transportado em seu curso), entre várias culturas usadas por ele para constituir o seu tempo e mitologia. A queda de Melkor tem um "ar" da tradição judaico-cristã e assim por diante.

Para mim, Tolkien criou uma obra em que demonstrou muito conhecimento de diversas culturas antigas (reais) para criar seu mundo e, em essência, sua obra não fere o cristianismo. Entretanto, muitas coisas só ele poderia responder com plena clareza, temos apenas a afirmação que a obra não é uma alegoria, dúvidas esclarecidas em suas cartas, etc. Todas as gerações que entraram em contato com a obra após sua morte só poderá trabalhar em cima desse material e no campo das suposições, infelizmente.

Desculpem pela mensagem longa, cortei muita coisa, mas ainda não chegou ao tamanho que eu queria...

P.S.: Deriel citou que Lewis era protestante, só completando que é um autor protestante que tem muita influência no meio, muitos teólogos o citam com freqüência (e.g. Sproul - acho que é assim que se escreve mesmo).
 
Desculpe, Tolkien fez Lewis acreditar mais em Deus, e não ser mais católico. É isso que me lembro que diz na biografia do Professor.
 
Tolkien poderia até ter tido alguma influência (por amigos, já que no meio q frequentava existiam muitos) de outras religiões (incluindo um dos Inklings que eram hermetista e membro da famosa Ordem Hermética da Aurora Dourada), algumas pessoas indentificam algo bem magico no simbolo do clube que Tolkien participou antes da guerra (não lembro agora o nome, mas era um nome bem estranho). Inclusive eu como hermetista vi muitas coisas em que algusn hermetista creem no dialogo entre Andreth e Finrod.
 
Não sei se a humilde elfa aqui pode opinar, mas Yule, Lammas e Lite são nomes de sabats da wicca, que, à propósito, é minha religião. Mas não acho que isso faça dele(Tolkien) um BRUXO ou algo assim. sei lá vai ver o cara pesquisou, e gostou dos nomes, e botou no calendário do Condado. e Fim.
E aí, tá bom, ou eu devia era ficar quieta...?
^^'
 
Hwestrë disse:
Não sei se a humilde elfa aqui pode opinar,

Claro que pode e deve opinar. O espírito do fórum é esse mesmo. ;)
O que aconteceu é que Tolkien usou elementos de diversas mitologias européias. Nesse caso, o calendário tem alguns traços da mitologia antiga da Bretanha, mas existem muitos outros elementos de outras culturas. Não é preciso ser grande conhecedor de mitos nórdicos para identificar os elementos nas histórias.

E nada disso significa que Tolkien não era cristão.
 
Realmente nas obras de tolkien encontramos traços de outras religiões(como as que Erulasto já citou). Quando estava lendo "O Livro de Ouro da Mitologia"(Thomas Bulfinch) encontrei na pagina 369( sobre zoroastro, zendavesta e sobre a antiga religião persa) ele cita "um ser supremo que cria 2 outros seres poderosos e divide com eles sua própria natureza. Desses dois, Omuzd permaneceu fiel ao seu criador e foi considerado a fonte d todo bem ao passo que Ariman rebelou-se e tornou-se ao autor de todo mal que há na Terra"...podemos(quer dizer, eu pude) observar uma semelhança com Eru, Manwe e Melkor(mesmo que haja diferenças podemos nos lembrar).
O fato de ele ter se baseado em várias fontes não altera em nada a obra! Por isso não podemos nem devemos criticar uma fonte em que tolkien "pode"ter se baseado, pois se não fosse ela a obra talvez não fosse tão perfeita! E se tolkien tivesse baseado a obra interamente na "cultura católica"??? Ela seria tão boa assim??? com certeza que não...
Bom acho que é só.
Até mais...
.:G@nd@lf:.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo