1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

tolkien filólogo

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Vard, 20 Dez 2012.

1. Vard

Vard Usuário

Amigo.

Busco algumas repostas sobre Tolkien como acadêmico:

a) sabe-se já o processo de pesquisa para a construção da língua?
    b) quais são os textos publicados por Tolkien, enquanto filólogo?

c) como a Filologia ajudou no processo de construção das ficções dele?
    Como é que Tolkien faz filologia e dela se vale na ficção?

Ou alguém teria pelo menos alguma sugestão de palavra-chave para a busca em periódico? Talvez no Tolkien studies.

Obrigado

• Gostei! Gostei! x 2
  2. Excluído047

Excluído047 Banned

Eis um assunto que me interessa vivamente, mas que ainda não tive o menor tempo de pesquisar. Vou acompanhar de perto este tópico. :yep:

3. Vard

Vard Usuário

Mellon.

4. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Fico pensando o que motivou Tolkien a criar um mundo mítico para seus idiomas. Tá, é legal criar, mas a coisa tomou uma proporção enorme. Tão grande, que em toda a vida dele, ele publicou apenas alguns livros - mas estes poucos tinham toda a história de um mundo.

É impressionante... o que será que o motivou a isso? Será que alguém já fez isso antes/depois de Tolkien?

5. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Legal é o cara seguindo a idéia do forum ("Diga Amigo e Entre") e realmente dizendo "amigo" ou "mellon" para inicial o tópico! :lol:

Mas vamos às respostas. Quanto à pergunta A, não sei te dizer.
    Quanto à B, alguns textos acadêmicos de Tolkien estão na antologia Tolkien Reader. Há uma página bem resumida sobre na Wikipedia:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Quanto à questão C, posso falar-lhe de cabeça alguma coisa.
    Tolkien tinha muitas metas quando começou a escrever ficção: criar uma mitologia para a Inglaterra, criar uma paisagem para seus idiomas fictícios, entreter os filhos...
    A filologia ajudou muito na construção do universo de Tolkien. Através da construção do idioma - sendo este algo vivo, que cresce e se desenvolve de acordo com as sociedades que os domina - Tolkien podia pensar em migrações, divisão de povos, famílias, raças etc. E o mesmo funcionava de maneira contrária: o desenvolvimento da história também afetava diretamente a criação dos idiomas.

Acho que quem mais poderia te ajudar neste assunto é o Tilion, mas não sei se ele ainda frequenta o forum. Se não achar pelo nick aqui no forum, procure pelo nome: Gabriel Oliva Brum.

6. Lindoriel

Lindoriel Saurita Catita

Pode não ter muito a ver com o tema do tópico, mas sempre achei fantástico o fato de Tolkien criar não uma, mas várias linguagens para suas obras!! 8-O

Ele até mesmo criou quenya e sindarin para os elfos, sendo que um "idioma" só para a raça élfica já estaria bom, rs! Embora haja várias subdivisões entre os elfos, assim como entre os orcs, os homens, etc...

Mas é fantástico. Até eu, que sempre me considerei habilidosa com idiomas, creio que não chegaria nem perto desse patamar.

• Gostei! Gostei! x 1
  7. Ilmarinen

Ilmarinen Usuário

Um exemplo muito bom de como o trabalho de Tolkien como filólogo, estudando a origem das palavras, seu uso dentro da língua e da literatura, influenciava a criação artística da Terra Média e seus propósitos diversos ao longo do tempo e da vida de JRRT está discutido por mim em português aí:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Outro bom exemplo, esse em inglês pode ser achado aí:

É bem melhor pra entender do que ficar descrevendo o processo com abstrações teóricas e descrição do que vem a ser filologia e a relação de Tolkien e sua literatura com ela.

Detalhe: a afirmação de Tolkien de que os nomes e a linguagem vieram ANTES das histórias é DESMENTIDA pela evidência biográfica,
    e,tudo indica,
    .

Se ele seguisse ao pé da letra suas elocubrações filológicas o nome sindarin de Fëanor no Legendarium seria Fainor no lugar daquele que conhecemos e amamos.

Taí
    e do porquê confiar ao pé da letra na descrição que o próprio Tolkien dava do processo é, provavelmente, péssima abordagem

Última edição: 22 Jan 2013
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. amon_amarth

amon_amarth Usuário

Até ao momento ainda não encontrei mais nenhum escritor, que como um utilizador respondeu acima, tivesse criado "um mundo inteiro", apenas com a publicação de alguns livros. É um escritor fantástico, consegue fazer-nos "viver" num mundo totalmente paralelo. A sua capacidade de imaginação, é simplesmente impressionante. :)

Compartilhar