• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Thomas Shippey: "O filme de Peter Jackson é, exceto por um erro, fiel ao livro"

Pandatur

Usuário
Contemporâneo de Tolkien na Universidade de Oxford, Thoman Shippey tem estudado profundamente a obra do criador de "O Senhor dos Anéis", do qual se declara um profundo adimirador.
Tom Shippey é autor dos livros "J.R.R.Tolkien: Author of the Century" e "The Road to Middle-Earth", e aconselhou Peter Jackson sobre a história da Terra Média durante os filmes de "O Senhor dos Anéis". O estudioso foi entrevistado pelo jornal "El Ideal Gallego", enquanto se encontrava em A Coruña, Espanha, para uma reunião da Sociedade Selim, que coordena as professoras da Faculdade de Filologia Isabel Moskowich e Begoña Crespo.


El Ideal Gallego:
O filme de Peter Jackson é fiel ao livro?

Thomas Shippey:
O filme é completamente fiel, à exceção de um erro na pronúncia da palavra Sméagol e Mordor, entre os personagens jovens e maiores.


El Ideal Gallego: Crê que a sitiuação de é recriada no romance tem algum paralelo com a sociedade atual?

Thomas Shippey: Bem creio que Tolkien, que quando escreveu o livro, estava muito afetado pela 1ª e 2ª Guerra Mundial, diria que o mal não se destrói, mas sem que é cíclico. A história, para Tolkien, se repete e o mal se recria em si mesmo. E os personagens são muito conscientes disso.


El Ideal Gallego: Quais são as virtudes de um livro que tem milhões de admiradores em todo mundo?

Thomas Shippey: O principal do livro "O Senhor dos Anéis" é que o herói não é Frodo nem Gandalf. Todo mundo é o herói, e isto é o que atrai os leitores. Enquanto no filme, a edição tem um resultado decisivo para seu êxito, ainda que os efeitos especiais sejam espetaculares e recriam muito bem as fortes descrições de devastação que Tolkien escreveu.


El Ideal Gallego: Por que Tolkien não recebeu respaldo da crítica?

Thomas Shippey: Tolkien foi e continua sendo duramente castigado pela crítica literária. Há dois anos, no The New York Times, apareceu uma resenha que dizia que o escritor representava a morte da literatura. Em minha opinião, a chave dessa rejeição está no fato de que Tolkien abordava questões políticas de grande significância. Temas que outros autores não tocavam, como a natureza do mal e a origem de uma corrupção a qual ninguém está imune.


El Ideal Gallego: É Tolkien um dos grandes escritores do século XX?

Thomas Shippey: Sim, escreveu um grande romance, um grande épico. Disseram que este tipo de literatura havia morrido com "Dom Quixote" e ele demonstrou que se podia escrever este tipo de livros. Asseguraram que o século XX não era tempo para épicos e se equivocaram.


Fonte: El Ideal Gallego
 
Última edição:
O filme não é, em hipótese alguma, completamente fiel ao livro. Existem acontecimentos no filme que não estão presentes no livro. Um exemplo é o episódio Fuga para o Vau.
 
Aged, useu a tecla
edit.gif
editpost.php
para acrescentar algo ao seu post sem ter que criar um novo post. :wink:
 
O que T. S. quis dizer é que o filme é fiel ao máximo à obra de Tolkien; isto considreando-se as limitações que qualquer filme sofre(limite de tempo, a "vontade" dos donos de grandes estúdios, etc...).
Inclusive, existem cenas que não estão na sequencia cronológica do livro mas que foram escritas por Tolkien, por exemplo, nos apendices do livro SdA.
 
O acento no "e" é apenas para indicar que a vogal é longa, não que ela é soa como o "e" em "américa". O som é de "ê", pronunciado com uma duração maior.
 
aged disse:
O filme não é, em hipótese alguma, completamente fiel ao livro. Existem acontecimentos no filme que não estão presentes no livro. Um exemplo é o episódio Fuga para o Vau.

Extamente....


Nunca me toquei na pronúncia de Sméagol... o_O"


Adorie a entrevista...
 
o kra ta falando de um modo geral e cinematograficamente falando.... fidelidade não é COPIAR o que tem no livro e pôr nos filmes...
 
Essa já é a entrevista na integra???

Adorei o filme, mas concordo q não é totalmente fiel ao livro.

Mas é completamente natural, afinal é uma adaptação do livro e não o livro, até pq iria ter umas 5 a 6 horas de filme....

bjos
;)
 
No filme não aparece o que aconteceu com Saruman depois da sua queda. Também, a parte da fuga de Arwen, com Frodo, dos nazgûl não foi fiel ao romance!!! Mas, pessoalmente, o filme foi excelente!
 
Última edição:
Eggon disse:
No filme não aparece o que aconteceu com Saruman depois da sua queda. Também, a parte da fuga de Arwen, com Frodo, dos nazgûl não foi fiel ao romance!!! Mas, pessoalmente, o filme foi excelente!
Eu concordo plenamente! O filme é excelente! É óbvio que o filme não pode ser totalmente fiel ao livro. O que eu quis dizer foi justamente isso. A adaptação foi muito boa, mas não se pode dizer que foi totalmente fiel ao filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo