1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Thomas Shippey: "O filme de Peter Jackson é, exceto por um erro, fiel ao livro"

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Pandatur, 2 Out 2005.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Contemporâneo de Tolkien na Universidade de Oxford, Thoman Shippey tem estudado profundamente a obra do criador de "O Senhor dos Anéis", do qual se declara um profundo adimirador.
    Tom Shippey é autor dos livros "J.R.R.Tolkien: Author of the Century" e "The Road to Middle-Earth", e aconselhou Peter Jackson sobre a história da Terra Média durante os filmes de "O Senhor dos Anéis". O estudioso foi entrevistado pelo jornal "El Ideal Gallego", enquanto se encontrava em A Coruña, Espanha, para uma reunião da Sociedade Selim, que coordena as professoras da Faculdade de Filologia Isabel Moskowich e Begoña Crespo.


    El Ideal Gallego:
    O filme de Peter Jackson é fiel ao livro?

    Thomas Shippey:
    O filme é completamente fiel, à exceção de um erro na pronúncia da palavra Sméagol e Mordor, entre os personagens jovens e maiores.


    El Ideal Gallego: Crê que a sitiuação de é recriada no romance tem algum paralelo com a sociedade atual?

    Thomas Shippey: Bem creio que Tolkien, que quando escreveu o livro, estava muito afetado pela 1ª e 2ª Guerra Mundial, diria que o mal não se destrói, mas sem que é cíclico. A história, para Tolkien, se repete e o mal se recria em si mesmo. E os personagens são muito conscientes disso.


    El Ideal Gallego: Quais são as virtudes de um livro que tem milhões de admiradores em todo mundo?

    Thomas Shippey: O principal do livro "O Senhor dos Anéis" é que o herói não é Frodo nem Gandalf. Todo mundo é o herói, e isto é o que atrai os leitores. Enquanto no filme, a edição tem um resultado decisivo para seu êxito, ainda que os efeitos especiais sejam espetaculares e recriam muito bem as fortes descrições de devastação que Tolkien escreveu.


    El Ideal Gallego: Por que Tolkien não recebeu respaldo da crítica?

    Thomas Shippey: Tolkien foi e continua sendo duramente castigado pela crítica literária. Há dois anos, no The New York Times, apareceu uma resenha que dizia que o escritor representava a morte da literatura. Em minha opinião, a chave dessa rejeição está no fato de que Tolkien abordava questões políticas de grande significância. Temas que outros autores não tocavam, como a natureza do mal e a origem de uma corrupção a qual ninguém está imune.


    El Ideal Gallego: É Tolkien um dos grandes escritores do século XX?

    Thomas Shippey: Sim, escreveu um grande romance, um grande épico. Disseram que este tipo de literatura havia morrido com "Dom Quixote" e ele demonstrou que se podia escrever este tipo de livros. Asseguraram que o século XX não era tempo para épicos e se equivocaram.


    Fonte:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 2 Out 2005
  2. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Bem legal a entrevista, mas achei que foi curtinha. :mrgreen:
     
  3. aged

    aged Usuário

    O filme não é, em hipótese alguma, completamente fiel ao livro. Existem acontecimentos no filme que não estão presentes no livro. Um exemplo é o episódio Fuga para o Vau.
     
  4. aged

    aged Usuário

    Nesse episódio quem ajuda o Frodo é Glorfindel e não Arwen.
     
  5. aged

    aged Usuário

    O episódio Expurgo do Condado não está presente no filme.
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

  7. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Mas eu concordo com o Thomas sobre a pronúncia do Sméagol...
     
  8. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Pronuncia-se do jeito que escreve mesmo, né?
     
  9. O que T. S. quis dizer é que o filme é fiel ao máximo à obra de Tolkien; isto considreando-se as limitações que qualquer filme sofre(limite de tempo, a "vontade" dos donos de grandes estúdios, etc...).
    Inclusive, existem cenas que não estão na sequencia cronológica do livro mas que foram escritas por Tolkien, por exemplo, nos apendices do livro SdA.
     
  10. Carl Tûk

    Carl Tûk Usuário

    Pelo menos, os filmes são fieis ao espírito do livro, à mensagem q Tolkien passou.
     
  11. Ronan

    Ronan Usuário

    qual a pronúncia certa de smeagol ?
     
  12. Krebain

    Krebain Banned

    SmÉagol. sendo o "gol" que nem gol de futebol (eu acho)
     
  13. Tilion

    Tilion Administrador

    O acento no "e" é apenas para indicar que a vogal é longa, não que ela é soa como o "e" em "américa". O som é de "ê", pronunciado com uma duração maior.
     
  14. Calendula

    Calendula Usuário

    Extamente....


    Nunca me toquei na pronúncia de Sméagol... o_O"


    Adorie a entrevista...
     
  15. NightRaven

    NightRaven Banned

    o kra ta falando de um modo geral e cinematograficamente falando.... fidelidade não é COPIAR o que tem no livro e pôr nos filmes...
     
  16. Alhairin

    Alhairin Usuário

    Legal muito instrutiva só q deveria ter sido maior como falou nosso amigo....
     
  17. Kakaty

    Kakaty Seremos passageiros da noite

    Essa já é a entrevista na integra???

    Adorei o filme, mas concordo q não é totalmente fiel ao livro.

    Mas é completamente natural, afinal é uma adaptação do livro e não o livro, até pq iria ter umas 5 a 6 horas de filme....

    bjos
    ;)
     
  18. Eggon

    Eggon O Cinzento

    No filme não aparece o que aconteceu com Saruman depois da sua queda. Também, a parte da fuga de Arwen, com Frodo, dos nazgûl não foi fiel ao romance!!! Mas, pessoalmente, o filme foi excelente!
     
    Última edição: 15 Out 2005
  19. aged

    aged Usuário

    Eu concordo plenamente! O filme é excelente! É óbvio que o filme não pode ser totalmente fiel ao livro. O que eu quis dizer foi justamente isso. A adaptação foi muito boa, mas não se pode dizer que foi totalmente fiel ao filme.
     

Compartilhar