1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Termômetro e medidor de pressão com mercúrio estão proibidos em 2019

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Fúria da cidade, 2 Jan 2019.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Sabe aquele tradicional termômetro de mercúrio? E os esfigmomanômetros, que verificam a pressão arterial e também usam mercúrio? Pois então, a partir desta terça-feira, 1º de janeiro, a fabricação, importação e venda dos produtos estão proibidas no Brasil.

    A decisão tinha sido tomada em março de 2017, quando foi publicada no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , e passa a valer agora em 2019.

    Os serviços de saúde estão proibidos de os usarem e devem fazer o descarte adequado. Se você tem um desses em casa, não precisa se preocupar. A única recomendação é ter cuidado com o armazenamento e a manipulação para que não ocorra a quebra do vidro. Há ainda algumas instruções para o descarte, conforme aponta a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :

    – Isolar o local e não permitir que crianças brinquem com as bolinhas de mercúrio;
    – Abrir as janelas para arejar o ambiente;
    – Recolher com cuidado os restos de vidro em toalha de papel ou luvas e colocar em recipiente resistente à ruptura, para evitar ferimento;
    – Localizar as “bolinhas” de mercúrio e juntá-las com cuidado, utilizando um papel cartão ou similar, evitando contato da pele com o mercúrio. Recolher as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha. As gotas menores podem ser recolhidas com uma fita adesiva;
    – Transferir o mercúrio recolhido para um recipiente de plástico duro e resistente ou vidro, colocar água até cobrir completamente o mercúrio a fim de minimizar a formação de vapores de mercúrio, e fechar o recipiente;
    – Identificar/rotular o recipiente, escrevendo na parte externa “Resíduos tóxicos contendo mercúrio”;
    – Não usar aspirador, pois isso vai acelerar a evaporação do mercúrio, assim como contaminar outros resíduos contidos no aspirador.
    Os materiais utilizados durante o procedimento, como luvas e seringas, também deverão ser colocados em embalagens rotuladas e não devem ser descartados em lixo comum.
    A determinação, aprovada pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), cumpre o compromisso assumido pelo Brasil na Convenção de Minamata. O documento foi assinado em 2013 pelo Brasil e por mais 140 países.

    A proibição não vale para produtos de pesquisa e de calibração de instrumentos ou uso como padrão de referência.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Um clássico da medição analógica saindo de cena.
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Minha professora na faculdade não gostava dos eletrônicos novos. Dizia que dava diferença. Pessoalmente não gosto de ir na farmácia comprar termômetros eletrônicos, eles vem com defeitos com freqüência, com bateria descarregada que tem que sempre ir atrás, tem que checar antes de comprar e usar. Odeio essa medida.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Eu também não confio muito nos termômetros digitais de farmácia. Por ser um profissional da eletroeletrônica eu tenho, uso e confio mais num termômetro a laser, mas é claro reconhecendo que é uma opção de custo elevado se for levar em conta apenas essa finalidade.
     
  4. Béla van Tesma

    Béla van Tesma Usuário

    Enquanto isso... eu brincava quando criança com um joguinho que era um labirinto achatado pelo qual tínhamos de fazer passar uma gota de mercúrio até chegar ao centro. Crianças manuseando mercúrio para brincar, num recipiente de vidro fácil de se partir. :doh:

    Ainda o tenho em casa. E tenho um termômetro antigo, claro; mas este infelizmente quebrará um dia e eu não terei como repô-lo. Igual às lâmpadas incandescentes... :tsc:
     
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Eu já quebrei pelo menos dois desse de mercúrio, mas o jeito é guardar o que ainda tenho como relíquia mesmo.
     

Compartilhar