• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Técnicas Americanas de Estudo (TAE)

Gil-Galad

Wii - DS Player
Consiste em um método que visa eliminar os maus hábitos da leitura proporcinando ao leitor a capacidade de ler no mínimo 2000 palavras por minuto com 100% de compreensão e retenção, sendo que um leitor comum e totalmente alfabetizado lê em média entre 200 e 250 palavras por minuto com 60% de compreensão e retenção.

Gostaria de saber se alguém aqui do fórum já fez e qual é a sua impressão do método pois pretendo fazê-lo a partir da semana que vem.
 
Isso seria leitura dinâmica?

Me parece meio impossível uma pessoa ler 33 palavras por segundo... no mínimo. :roll:
 
Me desculpa, mas eu particularmente nao acredito nisto.
Digo veementemente: É impossivel ler tanto em tao pouco tempo.


O que voce pode fazer na verdade e ler em diagonal a pagina, e depois na diagonal contraria. Uma especie de "X".
Voce vai ter uma nocao BEM basica do que a pagina trata.. mas daí a ter 100% de compreensao... hahah eu acho balela
 
Não ombudsman. É possível ter leitura dinâmica sim. Mayoros fez o curso DECENTE de leitura dinâmica e qualquer pergunta que façam para ele que esteja dentro do livro ele é capaz de responder.

No entanto, para alguns conteúdos, o efeito é limitado, como por exemplo, estudar cálculo, ou conjecturar as consequências de fato 1 + fato 2 resultar fato 3, ou discutir se Capitu traiu ou não Bentinho. O que a leitura dinâmica fornece é rápido acesso à informação, mas não pode também incutir as conclusões ou raciocínios que derivam da informação. (mas como a velocidade de absorção de informaçào é maior, pode-se desenvolver esta capacidade também com treino.)

Daí o motivo porque é dificil pegar Paulo Maluf: ele tem a manha de ler cinco jornais de cabo a rabo todo dia de manhã (digo até aquelas notícias que ninguém dá bola, como uma nota de rodapé indicando que certo laranja dele pode estar sendo investigado). Com isso ele sempre está um passo a frente de qualquer pessoa.

Mas como eu disse, o curso DECENTE é caro pra dedéu. Mayoros fez o curso porque a empresa onde trabalhava pagou. Tem um monte de cursos caça-níqueis que parecem caros, mas que não prestam para nada. O curso pelo que me lembro beirava algo em torno de 3 mil reais por mês. Algo que um pobretão como nós não pode se dar ao luxo de desembolsar.

No entanto, esse TAE não sei dizer se é bom ou mesmo se é confiável.
 
Para ombudsman:

Cara, sei que é difícil acreditar nisso, por isso postei esse tópico. O método TAE, www.tecnicasamericanas.com.br, segundo eles mesmos, amplia seu campo visual de 1º a 4º para 12º a 14º. Isso faz com que você passe a enxergar uma linha toda de uma vez. Aliando isso à eliminação da sub-vocalização (que é aquela vozinha na sua mente quando lê alguma coisa), há ganho de velocidade. Lembrando que essa é a informação que eu tenho.

Outra coisa é que eu tenho um colega que está fazendo e em 3 ou 4 semanas (o curso tem 6 meses) ele passou para 339 pp e 80%.

A empresa até agora me pareceu séria. Uma vendedora veio de São Paulo até Americana para me apresentar o curso e se não me engano, já fizeram uma demonstração no Jô Soares.
 
Eu lembro de uma mulher e um cara no Jô, mas eles falavam de leitura dinâmica.
No esquema diagonal, como disse o ombudsman.
 
Mas aí entra a questao que eu nao soube por no outro post.

Voce pode até "ler" 1000 paginas por minuto, mas o problema maior é o seguinte:
Quando voce abre um livro, por exemplo, "Curso de Direito Constitucional", do Paulo Bonavides. ( peguei este livro como exemplo porque está do meu lado ).
Abrindo na pagina 375 voce vai encontrar o seguinte fragmento de texto:

"Os direitos fundamentais sao o oxigenio das Constituiçoes democraticas.."

Voce pode até ler isto em 0.3 segundos, mas me desculpe, voce nunca em tao pouco tempo vai absorver esta afirmaçao e fazer as consequentes conexoes logicas na tua mente, mas apenas bater o olho nas palavras.
É aquela historia, ver e olhar sao coisas distintas, assim como passar o olho num livro e LER, sao radicalmente opostos.


Por isso eu digo, isso aí só deve servir para voce ler manual aparelhos eletrodomesticos, Sidney Sheldon, Paulo Coelho e a Caras.
 
Sim, mas esta habilidade também é desenvolvida. O ponto crucial é que normalmente lemos mas não estamos prestando atenção mesmo sem leitura dinâmica.

Temos na verdade muitos vícios de leitura mesmo sem leitura dinâmica, vicios estes que também impedem a absorção de informação (e quanto mais a consequente manipulação de info dentro dos neurônios), e neste ponto sim, o curso vale a pena.
 
ombudsman disse:
Mas aí entra a questao que eu nao soube por no outro post.

Voce pode até "ler" 1000 paginas por minuto, mas o problema maior é o seguinte:
Quando voce abre um livro, por exemplo, "Curso de Direito Constitucional", do Paulo Bonavides. ( peguei este livro como exemplo porque está do meu lado ).
Abrindo na pagina 375 voce vai encontrar o seguinte fragmento de texto:

"Os direitos fundamentais sao o oxigenio das Constituiçoes democraticas.."

Voce pode até ler isto em 0.3 segundos, mas me desculpe, voce nunca em tao pouco tempo vai absorver esta afirmaçao e fazer as consequentes conexoes logicas na tua mente, mas apenas bater o olho nas palavras.
É aquela historia, ver e olhar sao coisas distintas, assim como passar o olho num livro e LER, sao radicalmente opostos.


Por isso eu digo, isso aí só deve servir para voce ler manual aparelhos eletrodomesticos, Sidney Sheldon, Paulo Coelho e a Caras.

Deixa eu explicar melhor:

Quando você lê um texto a respeito do qual não conhece nada, e na velocidade normal prestando o máximo de atenção possível, você não entenderá muita coisa a não ser que seja um texto, digamos, explicativo sobre o assunto.

Qualquer um pode ler um livro sobre ideologia em qualquer velocidade, mas se a pessoa não tiver conhecimento sobre o assunto não entenderá muito mesmo. O curso visa aumentar sua compreensão, assimilação e retenção. Interpretar o texto vai depender da sua capacidade de raciocínio.
 
Opa,

Intão eu to fazendo esse curso ae completei 1/4 do curso e está me parecendo não só muito sério como eficaz o curso viu... Já estou com +- 500 palavras por minuto lendo textos complexos sobre historia economica brasileira a compreenção não ta lá essas coisas pq eu vacilei no começo do curso mas ta melhorando bastante agora também... Pra quem tem interesse vale a pena pelo menos ir lá no TAE e ver como é. Não é um curso nada fácil... exige mutio esforço e regularidade nos exercícios...
 

attachment.php
 

Anexos

  • 117600392134.jpg
    117600392134.jpg
    75,6 KB · Visualizações: 5.056
Parece ser balela completa:
http://www.reclameaqui.com.br/reclamacao/?id=251722d44891e205e5167a5b528ca8ef6db6f498

André tive a minha visita ontem mesmo e achei muito estranho...eles prometem muito, mas se recusam a dar um contrato ou alguma proposta do curso, tb é muito caro cerca de 9.700, 00 reais ou 4.700,00 se você se comprometer a divulgar o curso. Peça o CNPJ deles e vc verá que eles não dão, peça um contrato e nada. Eles insistem que você assine o contrato e só depois faça o curso, por que não pode ter uma aula demonstrativa ?? por que você não pode conhecer antes de assinar ?? são estas perguntas que dizem o quanto eles são estranhos... tome cuidado!
Fonte
 
Última edição:
"Speed Reading" ou "Leitura Dinâmica" não parece ser irreal ou um sonho. Mas, para qualquer objetivo, demanda esforço, atenção e, no caso de cursos externos, verificação de fontes e outros detalhes. Não saia dando seu dinheiro pra qualquer um.

Talvez uma olhada em http://en.wikipedia.org/wiki/Speed_reading forneça referências pro assunto. Referências.
 
Recebi a mesma visita que todos, também fiz um teste que disse que leio 150 palavras por minuto e tenho 100% de absorção. Os valores foram os mesmos absurdos: R$ 9.700,00 e R$ 4.800,00, a representante foi muito atenciosa, e percebeu logo de cara que não conseguiria me empurrar o curso. Nessa altura já estava em R$500,00 de entrada e 12 x de R$380,00. E eu jamais conseguiria esse preço se não fosse naquela hora. Daí ela ligou pra supervisora, que tentou convencer-me. Eu disse que tenho família e preciso discutir essas coisas com minha esposa, e ela, de maneira muito estúpida, me disse que não entendia, porque ela sempre sabe se tem dinheiro pra gastar. E eu respondi:"NÃO, se é assim, não tenho o dinheiro". E assim acabou a conversa. Então, entrei na net pra ver algo sobre esse curso, deparei-me com esse fórum, e achei essa discussão:
http://www.reclameaqui.com.br/31882...ancelar-um-curso-e-descobri-que-fui-enganado/
 
O legal é que parece que pessoas se cadastraram só pra fazer propaganda disso... :P
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo