1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Sobre o cruso de quenya em português (ardalambion BR)

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Update, 23 Fev 2003.

1. Update

Update Usuário

Peguei o que já está pronto do curso e tenho bastante interesse em começar a estudar serio nos meu momentos vagos.
    Agora, gostaria de perguntar para os mais experientes.
    Estou pensando em imprimir o curso, fazer uma apostila dele, ler a introdução, e pegar + ou - 1 lição por mês e treinar, fazer os exercícios, conferir respostas, tudo beleza.

Agora a pergunta pra quem entende:

Vale a pena isso? Vou conseguir aprender?

Quais dicas simples dariam a alguém com essas idéias para tirar mais proveito do curso? O curso é realmente isso tudo que falam?

Valeu a atenção!

2. Tilion

Tilion Administrador

O curso é o melhor modo de se aprender quenya que existe. Vc não vai achar nada similar em lugar nenhum.

Com ele, vc vai aprender tudo que é possível (já que a língua é incompleta) sobre quenya. Só depende do teu esforço.

Se vale a pena ou não, isso depende da opinião pessoal de cada um. Eu li o curso pq adoro as línguas de Tolkien, principalmente quenya. Não quero aprender a "falar" quenya (mesmo pq é impossível fazer isso fluentemente), mas apenas me divertir no processo. Sou fascinado por filologia, e o curso fornece material suficiente para me entreter por um bom tempo. 8-)

Por esse mesmo motivo é que eu estou traduzindo-o: por diversão.

Não sei por que motivo vc quer estudar quenya, mas seja ele qual for, sem o curso vc não irá muito longe... aliás, não irá a lugar nenhum. :wink:

3. The Man T.

The Man T. Usuário

Concordo plenamente com o Tilion.
    Quanto a vc imprimir o curso, é uma boa ideia, mas lembre-se q são mais de 100 paginas 8O
    Agora, uma liçao por mes é um ritmo beeem lento... Dá pra ir bem + rapido, sem prejudicar o aprendizado. Eu axo q eu li o curso todo em uns 2 meses e meio, mais ou menos.

4. Tauraherion

Tauraherion The eyes of truth

eu considero uma lição por semana algo ideal... assim vc pode ler a lição num sábado e passar o resto da semana fixando o conteúdo... lendo e reledo e fazendo os exercícios propostos... quaisquer dúvidas é só postar no tópico relativo a dúvidas de quenya :wink:

5. Update

Update Usuário

Valeu!

Bem, não quero falar fluentemente, meu objetivo inicial é obter noções de gramática e vocabulário, se realmente for interessante, como estou esperando (tb gosto de línguas), aprofundo um pouco mais, estudo mais palavras e um pouco de fonética. Quem sabe até escrever em Tengwar.
    A propósito, estou começando a treinar a escrever em portuguÊs utilizando Tengwar, como ensina o PDF que a Valinor dispôs. Isso pode ser de ajuda quando for começar a estudar o Quenya em si?

Sobre imprimir as mais de 250 pgs do curso, ainda estou pensando como fazer isso...

Valeu pelas dicas pessoal, talvez 1 mês por capítulo seja muito mesmo, mas como ando estudando muito, talvez 1 ou 2 semanas por capítulo seja o ideal, dependendo do tamanho do mesmo.

Um abraço:

6. Tilion

Tilion Administrador

Não, pois o MTP na Valinor ensina a escrever em português com tengwar, e não em quenya.
    Pra escrever em quenya com tengwar é melhor vc pegar o programa TengScribe.

7. Update

Update Usuário

Eu tenho o programa TengScribe, mas se eu for escrever a mão preciso saber. O modo Português-Tengwar não pode me ajudar uma vez que já vou estar sabendo escrever os símbolos e coisas assim não? Noções dos sons ou sei lá o que. Alguma ligação com quenya deve ter...

8. Tilion

Tilion Administrador

9. Update

Update Usuário

Poxa, será que o modo tengwar, mesmo sendo para português, não ajuda já na assimilação dos símbolos ou numa noção dos sons que cada um deles expressam?

Não há ligação nenhuma será?

10. Tilion

Tilion Administrador

A fonologia do quenya e a do português são parecidas (mas não iguais) em alguns aspectos, mas em regra geral são bem diferentes nos demais aspectos.

Óbvio que, para a assimilação dos caracteres, tanto faz vc escrever em quenya ou em português (uma vez que se usa o mesmo alfabeto tengwar para os dois), mas isso seria apenas uma memorização deles, sem aplicação prática real, pois vc não saberia que caractere usar onde e quando.

11. The Man T.

The Man T. Usuário

Só pra nao ter q abrir outro topico, keria perguntar onde eu posso ver listas de palavras pós-Tolkien em quenya, eu realmente preciso.... eu ja vi no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , mas ainda ficaram várias brechas no meu modesto vocabulario. Eu sei q a lingua é mto restrita, mas mesmo as listas cheias dakelas palavras começando com * e # serve.

Compartilhar