Spartaco
Maurice Ravel - 150 anos do nascimento

Sir Walter Scott, criador do verdadeiro romance histórico, nasceu em Edimburgo, Escócia, em 15 de agosto de 1771. Filho de um advogado, o seu pai destinou-lhe a carreira de Direito, mas ele depressa a trocou pelos entusiasmos da literatura e pela adoração das antiguidades.
Estreou nas letras com poesia narrativa de temas escoceses, com que alcançou grande popularidade. Aos vinte e dois anos, Walter Scott era já considerado o primeiro poeta nacional, famoso pela "Canção do Último Menestrel". Depois se dedicou ao romance histórico, sendo que seus romances mais conhecidos foram escritos a partir de 1814, como "Waverly" (1814), "Rob Roy" (1817), "The Bride of Lammermoor" (1819) e "Ivanhoé" (1820).
A obra de Walter Scott está intimamente associada à afirmação da história e dos interesses da Escócia, cuja sociedade retratou através da ação individual dos seus membros num contexto definido com pormenor. Possuidor de uma energia inesgotável, ele escreveu sem descanso. Ele faleceu em 21 de setembro de 1832.