• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sindar

Deriel disse:
* Trolls inteligentes
* Elfos loiros
* Carteira Endiabrada
* Invenção do Golfe
* Gigantes

É um livro pra criança sem maiores compromisso com a mitologia tolkieniana.


Trolls inteligentes... Como eu tava dizendo outro dia... Existem espécies... Não acredito que todos seriam ensadecidos como o do filme.

Elfos loiros é o ponto da discussão da thread.

Carteira endiabrada... Essa é complicada de argumentar a favor...

Invenção do golfe.... Temos diversas coisas de um nível similar no Senhor dos Anéis... Coisas de hobiits.

Pros gigantes pode haver interpretação diversa como o pessoal tava discutindo outro dia como trovões e tal...

JD 1(Pô... usa-se como base pra definir fatos históricos como "Guerra dos 5 exércitos" e "a descoberta do Um Anel" e despreza-se quando fala dos elfos loiros?)

JD 2(nem sei se no hobbit há evidência da cor do cabelo,mas já que todos estão dizendo...)
 
Jaqueira Dawson disse:
JD 1(Pô... usa-se como base pra definir fatos históricos como "Guerra dos 5 exércitos" e "a descoberta do Um Anel" e despreza-se quando fala dos elfos loiros?)

Que tal o fato do próprio Tolkien dizer que teve que fazer algumas adaptações para que o Hobbit se encaixasse "o melhor possível" (e não totalmente) na mitologia do SdA?
Ele organizou as coisas de um modo que os fatos mais importantes continuaram sendo considerados no SdA, e outros foram deixados de lado, como a carteira endiabrada e os elfos loiros de mirkwood (como os vanyar não abandonaram a marcha, não poderia haver elfos loiros lá; os elfos da Floresta das Trevas eram nandor, que em origem foram teleri).
Tolkien escreveu o Hobbit como um livro mais "infantil" para seus filhos, de modo que acrescentou coisas "fantásticas" que não se encaixavam na sua mitologia costumeira simplesmente para atiçar a imaginação dos próprios filhos.
 
heheheh.
Taí algo que sempre achei intrigante na obra do Tolkien: os cabelos do elfos. :D
Sei que os únicos que eram loiros, eram os Vanyar e a casa de Finarfin, salvo algumas exceções, como Glorfindel e Idril.

Mas, quando se lê o Hobbit, Tolkien descreve os elfos da Floresta das Trevas como loiros, no entanto, como vocês dizem, eram apenas adaptações de uma obra infantil, e não fazia parte da mitologia em si. Mas, quando vemos a descrição de Legolas no Sda ( no Conselho de Elrond), ele também é descrito como loiro, então talvez não tivesse sido uma adaptação.

Sei lá, pelo que sei cada casa era assim:
-Vanyar: loiros
-Noldor: cabelo preto ou castanho
-Teleri: cabelo escuro ou prateado.

Uma vez li em algum lugar (acho que foi no HoME) que na verdade os Elfos da floresta da trevas, tinham cabelo castanho claro tentendo p/ o ruivo. O que, quem sabe, poderia ser visto como um loiro escuro, talvez. E os cabelos prateados dos Teleri, como um loiro bem claro, quaze branco.

Talvez o loiro que Tolkien quer dizer quando fala dos Vanyar, seja um que pareça fios de cabelo dourado, como ouro.
:)
 
Mas, quando vemos a descrição de Legolas no Sda ( no Conselho de Elrond), ele também é descrito como loiro, então talvez não tivesse sido uma adaptação.
--------------------------------------------------------------------------------------
Acho Legolas uma incognita, pois não lembro de ter lido no livro que ele era loiro, li que tinha um belo rosto, belas mãos, olhos brilhantes como todos da raça, mas a cor dos cabelos não lembro de ter lido ( e eu reli essa semana ), vc poderia me dizer onde tem uma descrição comleta dele, amo esse personagem!!!
 
Miss Legolas, ce tá certa... devo ter confundido ele com outro elfo, já que a única refencia a aparencia de Legolas no Conselho de Elrond, é que ele era um elfo vestido de marron de verde.

Infelizmente, Legolas só aparece no SdA, e a única referencia ao cabelo dele poderia ser a passagem do The Hobbit, em que diz que o povo de Thranduil são loiros, mas sobre isso foi discutido acima.

Sabe o que eu acho engraçado, é que eu sempre imaginei ele loiro, não sei por que...
Não pensem que foi por causa do filme :P

E como vc imaginou ele?
:)
 
Aredhel disse:
Talvez o loiro que Tolkien quer dizer quando fala dos Vanyar, seja um que pareça fios de cabelo dourado, como ouro.
:)

Sim! Acima de qualquer dúvida! Os Vanyar teriam cabelos que são dourados ("golden"). You're right :) E eles eram os "fair Elves" justamente por essa característica. O nome lhes foi dado pelo Noldor, que tinham um apreço fora do comum pelo elemento ouro (alguém enxergou uma pré-disposição ao elemento morgothiano aí? ;) )

O nosso conceito de loiro é muito amplo. Tolkien diz que alguns Avari tinham cabelos "areia", o que se encaixaria no nosso conceito de loiro... mas não no de Tolkien.
 
Deriel disse:
O nosso conceito de loiro é muito amplo. Tolkien diz que alguns Avari tinham cabelos "areia", o que se encaixaria no nosso conceito de loiro... mas não no de Tolkien.

Isso me esclarece uma grande dúvida. Enquanto eu pensava com meus botões um dia desses, chegava a conclusão, pela descrição de elfos de que está no Silmarillion, de que não havia elfos loiros na Terra-Média!!!, já que os Vanyar eram os únicos loiros(por aquela descrição) e haviam todos ido para Aman. Os Noldor tinham cabelos escuros e os Teleri/Avari/Sindar tinham cabelos cinza-prateados...

A GRANDE maioria de elfos na TM seria de elfos com cabelos cinzentos, mas com isso aí a história muda... Tolkien diz isso em algum HoME?
 
Maglor disse:
A GRANDE maioria de elfos na TM seria de elfos com cabelos cinzentos, mas com isso aí a história muda... Tolkien diz isso em algum HoME?

Não, uma minoria absoluta tinha cabelos prateados/cinzentos. Aparentemente só Thingol e uns chegados próximos.
 
Negros não, a primeira aparição de negros são homens, numa das guerras eles lutaram a favor de Morgoth. Agora elfos ruivos?? Não sei...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo