• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sidekicks, os parceiros mirins

Lord Ashram

Denny Crane
Quem lê HQs de heróis sabe que não é muito incomum personagens terem parceiros mais novos na sua luta pelo combate aos crimes.
Mas qual a real importância dos sidekicks nas histórias? Qual a relevâncoa deles? Existe necessidade desses personagens existirem?

Bom, vou responder essas perguntas do meu ponto de vita.
Sim, eu acho os sidekicks importantes, pois quando bem explorados podem trazem uma maior proximidade do universo dos personagens com os leitores.
Um grande exemplo é o Robin (no caso atual, e da figura, o Tim Drake), parceiro adolescente do Batman.
Em suas histórias não são mostrados somente luta contra o crime e ele com o Batman p/ cima e p/ baixo, mas tb mostram um lado mais humano e a vida de um adolescente normal, com problemas em casa e na escola e com o relacionamento com seus pais.

Há tempos atrás tb o Ricardito (Speedy), atual Arsenal, que era parceiro do Arqueiro Verde. Que foi o 1º personagem de HQs a ter o envolvimento com drogas explorado.

Existem vários outros exemplos por aí. Basta procurar.

Outra importância p/ os sidekicks é que eles podem render outras histórias muito boas, como Titãs, grupo formado por sidekicks da DC que tão aí até hj, mesmo com seus altos e baixos, A Justiça Jovem, que apesar de não existir mais (se dissolveu p/ formar os Titãs de hj em dia, que tas sendo publicada pela Panini aqui no Brasil), tb renderam histórias divertidíssimas e os Renegados, que contam com Arsenal e Asa Noturna (Dick Grayson, o 1º Robin).


Como podem ter notado, só falei de uns poucos sidekicks e mesmo assim todos da DC. Isso aconteceu por dois motivos:
Um é que o uso desses personagens é mais explorado pela DC do que por outras editoras. A Marvel tb teve alguns sidekicks (e alguns tão aparecendo agora em forda da piada "Young Avangers").
O outro é que seira interessante eu não falar tudo e deixar assunto p/ vcs tb. :P

Enfim... comentem sobre o assunto, apontem seus sidekicks favoritos, o pq de gostarem deles e de sidekicks em geral, o pq de desgostarem, etc.
O tópico ta aí. Agora é com vcs.

P.S.: Sim, eu fiquei com preguiça de procurar figuras decentes. :P
 
Eu não conheço muitos sidekicks, porque a única HQ que eu lia e que havia um era Batman mesmo. Apesar que lembro que o Capitão América tinha seu sidekick, o Bucky, mas nunca li nada do Capitão onde o moleque estivesse presente.
Quanto ao Robin, eu acho ele bem legal, talvez por ser um jovem também, que passa pelos problemas que a maioria de nós enfrenta/enfretou, e isso, quando bem utilizado pelo roteirista, pode dar bons frutos. Outro ponto interessante, pleo menos no Robin, é que enquanto querendo ou não sabemos que Batman eternamente será Bruce Wayne (alguém pode até usar seu manto por um tempo, mas no fim das contas ele volta), o Robin é um personagem mais flexível quanto a isso. O 1º se tornou o Asa Noturna (personagem que eu acho bem bacana, inclusive), o 2º foi morto pelo Coringa, e agora temos o Tim, que é o 3º. Não sei o que o futuro reserva pra ele, mas não creio mesmo que ele fique sendo o passarinho do morcegão pra sempre. E acho que isso seria legal, que ele também se tornasse outro vigilante e que depois de um tempo viesse outro moleque ser o Robin (quem sabe até mesmo uma menina, como rolou em CdT 1?).
 
Na realidade o Tim deixara de ser o Robin, que tera o manto assumido por uma mulher

Na realidade, sobre o assunto, os melhores sidkicks são o Robin e foi o Ricardito.
Na Marvel que eu me lembre sempre foram ruins. O Bucky era ruim, fora os sidkicks comicos como o Garoto-Aranha. :eek:
 
Mas esse lance da Robin mulezinha acho que num pegou não.
Inclusive, o uniforme do Tim sofreu umas pequenas mudanças agora:

BatmanRobinAS.jpg


Num gostei do máscara, nem das botas de traveco e das luvas. Mas fazer a camisa p/ fora da calça e colocar um cinto que tenha realmente utilidade ficou legal.
 
Na realidade ela é afastada do manto do Robin pq não obedece ordens.

Ei esse é o novo uniforme do Tim?

Tava achando que seria a versão do Jim meLeeca pra o tal projeto All Star da DC.

Agora tenho que concordar que essa bota ta muito gay....
 
Putz.. foi confusão minha mesmo. Isso aí é a versão All Star mesmo.
Mas bem que podiam adotar o cinto e a camisa p/ fora na versão normal. Ia ficar bem mais cool.
 
Estranho essa dela ser afastada, digo, a nova Robin, visto que ela, como Salteadora, já tinha sido incorporada à "equipe" do Batman
 
Mas se vc for ver, a Caçadora tb faz parte do Batsquad, mas é a em que o Batman menos confia por ser totalmente insubordinada a ele.
Fora que agora o Tim foi adotado pelo Bruce legalmente e o lance dele ter deixado de ser Robin se dava ao fato dele ta tendo problemas em casa por causa disso.
Tem tb o fato do Tim ser muito mais carismático e o público gostar dele. Isso dificulta bastante que outro personagem assuma seu lugar e ele simplesmente desapareça.

Um grande exemplo é o Dick. Duvido muito que o Jason assumisse seu lugar se ele não tivesse virado o Asa.
 
Tópico sobre parceiros de herois e ninguém comentou ainda sobre Rick Jones? :disgusti:

e tipo, precisa ser mirim pra ser sidekick? tinha uns adultos como Falcão, Turbo e Microchip q sempre considerei...

Guilbor disse:
O Bucky era ruim, fora os sidkicks comicos como o Garoto-Aranha. :eek:
Ollie Osnick era muito sem noção. :mrgreen:

Gosto muito desse Robin atual, em minha opnião o Tim é um excelente personagem.

Mas na maioria, esses sidekicks mirins, quando junto com seus parceiros, só prestam pra entrar em apuros ou algo do tipo.. no conjunto da obra, acho que não são muitas as participações em que eles ajudam a salvar o dia ao inves de serem salvos.

Tem também a Kitty e a Jubileu, da epoca que andavam com o Logan.. e na DC foi bem legal a fase do Wally deixando de ser Kid Flash e assumindo o manto do Barry .

Os Novos Mutantes e Novos Guerreiros chegam a ser considerados grupos de sidekicks?

edit: ...e só constando, lembrei que alguns anos atras li um superalmanaque marvel em que o Homem-Aranha, Justiceiro entre outros enfrentavam um ciborgue que tinha sido sidekick do Cavaleiro da Lua.. mas não lembro o nome dele, talvez fosse Meia-noite ou algo assim.. na epoca gostei, comprei sem pensar duas vezes porque tinha o Falcão de Aço na capa. eram os anos noventa. :oops:
 
Na verdade, o conceito de sidekick é mais ou menso o de parceiro mirim mesmo.
Por exemplo, não da p/ considerar o Rapina sidekick do Columba só por eles serem parceiros e vice-versa.
Já a Kirry e a Jubileu poderiam ser consideradas sidekicks do Wolverine, pq elas serviam como parceiras mirins dele.

Outra coisa é sobere sua pergunta sobre grupos de sidekicks. Na verdade, acho que nem existe esse conceito, até pq esses grupos não são formados exclusivamente por sidekicks. No Titãs, por exemplo nós temos o Ciborgue, o Mutano e a Estelar, que não são sidekicks de ninguém.
Os sidekicks acabam nesses grupos pq são personagens conhecidos pelo público e tem carisma p/ carregar a revista junto com outros personagens menos expressivos dentro daquele universo.
Por isso que Novos Mutantes, X-Force, etc não são bem considerados grupos de sidekicks.
 
Não sei se eles aproximam mais o leitor do personagem, ou se é preciso personagens assim para uma estória ficar legal..

O problema é que eles são inevitáveis... tanto em termos editoriais, quanto em termos de "vida real". É batata surgir um "Bochecha" (Buddy dos Incriveis) que quer ser o parceiro do ídolo. Ou no caso do Tim, quando sem um Robin o Cavaleiro das Trevas perde controle.

Talvez em termos de vida real, o negócio é controle. É batata: mesmo o mais disciplinado ser humano, quando não quer escutar pessoas com idéias contrárias, não cresce. Se torna imaturo. O maior dos sábios se torna um idiota se não consegue se relacionar com o mundo.

E quanto à ser na verdade uma criança ou adolescente, tem a ver com maturidade também. A pessoa precisa crescer e amadurecer, para que o jovem aos seus cuidados não termine drogado ou morto. Tem de ser pai e mãe, mesmo quando na verdade tem medo de se tornar um pai ou uma mãe. O inconsciente dele o força a tomar essa responsabilidade, mesmo que conscientemente ele pense que é uma temeridade colocar uma criança neste mundo.
 
Primula disse:
Não sei se eles aproximam mais o leitor do personagem, ou se é preciso personagens assim para uma estória ficar legal..
Acho que acaba tendo um pouco dos dois.
Por exemplo: personagens como o Robin ou o Ricardito tem muito mais proximidade do público que um Superboy, mesmo com esse tendo uma vida adolescente "normal" tb.
Os outrso dois, mesmo sendo parceiros de grandes heróis fodões e tal, ainda são humanos e muitas merdas podem acontecer em sua vida. Agora vc pega um Superboy, que é praticamente invunerável e o que de tão ruim pode acontecer? Ele tropeçar numa kryptonita?

O problema é que eles são inevitáveis... tanto em termos editoriais, quanto em termos de "vida real". É batata surgir um "Bochecha" (Buddy dos Incriveis) que quer ser o parceiro do ídolo. Ou no caso do Tim, quando sem um Robin o Cavaleiro das Trevas perde controle.
Não sei bem se são inevitáveis não.
Acho que eles são "inevitáveis" pq, na DC, por exemplo, nós já acostumamos com eles e passamos a gostar deles. Agora vc pega a Marvel, que não teve quase nenhum sidekick. Eu ia achar muito estranho o Thor andando por aí com o um "Thorzinho".
Esse ponte de "inevitáveis" vai muito da política da editora.

Talvez em termos de vida real, o negócio é controle. É batata: mesmo o mais disciplinado ser humano, quando não quer escutar pessoas com idéias contrárias, não cresce. Se torna imaturo. O maior dos sábios se torna um idiota se não consegue se relacionar com o mundo.
Taí... o maior exemplo disso nas HQs é o Batman.
Por mais que ele seja o "cavaleiro das trevas solitário em sua amargura" e nege, tem o Batsquad inteiro ali p/ botar a cabeça dele no lugar.

E quanto à ser na verdade uma criança ou adolescente, tem a ver com maturidade também. A pessoa precisa crescer e amadurecer, para que o jovem aos seus cuidados não termine drogado ou morto. Tem de ser pai e mãe, mesmo quando na verdade tem medo de se tornar um pai ou uma mãe. O inconsciente dele o força a tomar essa responsabilidade, mesmo que conscientemente ele pense que é uma temeridade colocar uma criança neste mundo.
P/ mim essa é a melhor parte de ter sidekicks nas histórias é esse lado humano e fraternal que os personagens acabam tendo que enfrentar, mesmo em meio a raios, super-força, etc.

Heruost disse:
A hora que lançar eu leio, ué. Só uma pergunta: o que houve com o pai de verdade dele?
É morto pelo Capitão Bumerangue.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo